Publicado por Redação em Notícias, Opinião, Episcopal - 08/08/2018 às 10:34:45

Cada metodista, um/a evangelista

“Cada Metodista, uma testemunha desse amor indescritível do nosso Deus. Cada Metodista, um/a evangelista”

Bispo João Carlos Lopes
Presidente da 6ª Região Eclesiástica

 

Uma das ênfases missionárias da Igreja Metodista Brasileira é a seguinte: “estimular o zelo evangelizador na vida de cada metodista, de cada igreja local”. Quero, então, começar essa reflexão com a seguinte pergunta: Qual é a prioridade na sua vida? Filhos/as? Cônjuge? Trabalho? A crise que você está passando? Um relacionamento? Um ministério específico? Qual a coisa mais importante da sua vida?

A Palavra de Deus tem uma resposta bem específica para essa pergunta. 1 Coríntios 15.1-4: “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.

O verso 3 tem várias traduções: “Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi” ou “Pois, em primeira mão vos transmiti o que recebi”, ou ainda, “Pois, o que vos transmiti como prioridade foi o que recebi”.

A resposta é: A prioridade na nossa vida é o EVANGELHO DE JESUS CRISTO!

No capítulo 15 Paulo faz os corintos lembrar-se do porquê o evangelho era a prioridade na vida deles (e na nossa também). O evangelho precisa ser prioridade na nossa vida hoje e todos os dias.

1. O evangelho é prioridade porque é a única provisão para a salvação do ser humano: Nos versos 3 e 4 o apóstolo Paulo resume a mensagem do evangelho. Esta é a coisa mais importante que nós podemos saber e entender na nossa vida: “Cristo Jesus morreu por nossos pecados”. Deus é santo! Deus é puro! Deus é perfeito em tudo o que faz e em tudo o que é! Ele não pode aprovar qualquer coisa impura ou pecaminosa. A verdade é que o nosso pecado estava em rota de colisão com a santidade de Deus. Precisávamos de uma missão de resgate. O evangelho é isto: Uma missão de resgate divino. “Cristo Jesus morreu pelos nossos pecados”. Deus enviou Jesus para nos resgatar antes da colisão.

Esse é o evangelho que foi pregado a nós e que somos enviados/as a pregar. Essa deve ser a coisa mais importante na vida. 

2. O evangelho nos impulsiona a compartilhá-lo com outras pessoas: Em 2 Coríntios 5.14-15 o apóstolo Paulo diz o seguinte: “pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. O apóstolo diz que o amor de Cristo “nos constrange”. A melhor tradução aqui seria “o amor de Cristo nos domina e nos impulsiona”.

A boa notícia do amor de Deus nos motiva a compartilhá-lo com outras pessoas. Veja o versículo 15: “ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. Este é o fundamento do projeto de Jesus: Homens e mulheres transformados/as pelo seu amor, sendo impulsionados/as a compartilhar esse amor com outros homens e mulheres. É esse movimento, e nenhum outro, que transforma os 11 discípulos de Mateus 28.16-20 na “multidão que ninguém poderia enumerar” de Apocalipse 7.9-12.

No primeiro texto, Jesus envia os 11 a fazer discípulos de todas as nações. No segundo texto, João vê uma multidão incontável de todas as tribos, povos, línguas e nações.
Isso só pode acontecer porque todos/as os/as que creram se envolveram no compartilhamento dessa mensagem transformadora.

Conclusão:
E, então, qual a prioridade na sua vida?
Antes de partir, Jesus parece ter deixado tão claro! A versão de cada um dos quatro evangelistas pode ser diferente, mas mantém a mesma ênfase essencial:

  • Indo, façam discípulos de todas as nações (Mateus);
  • Ide, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos);
  • Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra (Lucas);
  • Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós (João).

Essa foi a ordem para os primeiros 11 discípulos. Essa é a ordem para cada um e cada uma de nós, metodistas brasileiros/as, ainda hoje.

Cada Metodista, uma testemunha desse amor indescritível do nosso Deus. Cada Metodista, um/a evangelista.

Bispo João Carlos Lopes
Presidente da 6ª Região Eclesiástica

Publicado originalmente na edição de agosto de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso


Posts relacionados