Publicado por Redação em Notícias - 02/04/2018 às 11:17:11

O Homem que trocou o revólver pela Bíblia

Transformação humana a partir do que Deus fez e faz

Trazemos nesta edição o belo testemunho de nossa irmã Edna Guimarães, que relatou a história de seu marido, José Raimundo Guimarães (in memorian). Ele conheceu o evangelho dentro da penitenciária. Saiu da cadeia transformado e seguiu dando testemunho. Foi Pastor metodista depois de passar pela Faculdade de Teologia e formou-se em Direito posteriormente, prova de uma transformação completa e genuína do ser humano por meio da graça e do amor de Deus. 

Antes de 1960 conheci um jovem que já testemunhava o que Deus fez na sua vida, quando ainda se encontrava nas grades da Penitenciária Lemos de Brito, na Rua Frei Caneca, no Rio de Janeiro. Homens e mulheres obedecendo ao Ide de Jesus levavam a palavra de Deus a estes encarcerados. Todavia, neste grupo de incrédulos e alguns sedentos, surge José Raimundo Guimarães, que, deixando o agir de Deus na sua vida, tornou-se um homem transformado.

Muitas aspirações havia em seu coração, e alguns servos e servas que ali desenvolviam tão brilhante trabalho de evangelização, como Fausta Falcão, Brum da Silveira e Rev. Kenneth Traxler, missionário americano na ocasião e Pastor da Igreja Metodista em Pilares, acreditaram no que viram e investiram na realização dos sonhos deste jovem. 

Assim sendo, ao sair da prisão deu-se início a sua nova trajetória na carreira estudantil. Ingressou no Instituto Central do Povo (ICP), hoje Instituto Metodista de Ação Social, para reiniciar seus estudos na antiga quinta série. A seguir, as portas se abriram no Instituto Metodista Granbery, em Juiz de Fora/MG, e na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista para estudar Teologia. A sede do saber era grande, motivando-o a entrar em outras faculdades que originou a extensão de seu ministério como advogado e professor.

Em todos esses espaços testemunhou o poder de Deus, chamando a atenção da imprensa por meio das revistas Cruz de Malta nos anos 1960 e 1963, também o Expositor Cristão em dezembro de 1962, e a revista Fatos e Fotos, que também circulava na época. No entanto, havia uma revista de grande circulação no país chamada O Cruzeiro, que foi até o Granbery, em Juiz de Fora, em 28 de julho de 1962. O que chamou a atenção dos/as jornalistas da Revista O Cruzeiro na época foi uma reportagem sobre sua vida intitulada “Troquei o revólver por Deus”, na qual ele segurava a Bíblia em uma de suas mãos e o revólver na outra. A repercussão era nacional. Diante dos fatos, logo a televisão também se interessou em convidá-lo para falar sobre a sua transformação em diferentes programas e canais.
Seu testemunho era baseado em II Coríntios 5.17: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas antigas já passaram, eis que tudo se faz novo”.

Eu vi, eu acompanhei a sua trajetória por mais de 40 anos servindo a Igreja Metodista como pastor. Sou testemunha de toda essa história. José Raimundo Guimarães deixou grande legado. E eu, Edna da Silva Guimarães, sua esposa, minhas filhas Keila, Kênia e meu filho Kelmer, nos orgulhamos da sua vida e testemunho do que Deus faz.

Sejamos sensíveis ao agir de Deus na vida e na oportunidade que Deus tem para todo aquele e aquela que O conhece e crê.

Diante da realidade que vivemos hoje, sem dúvida tememos, porém, muitos/as, ao lerem esta história de vida, relembrarão este grande milagre que trilhou com ele no seu crescimento espiritual, tendo sido fiel até a morte, ocorrida no dia 31 de abril de 2004.

Como é bom estender as mãos e “trazer à memória o que nos dá esperança” (Lm 3.21).

Vale a pena repensar, agir e seguir em frente. 

Edna Guimarães | Viúva de José Raimundo Guimarães - Rio de Janeiro
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de abril.


Posts relacionados

Eventos, Metodismo, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Suzana Wesley, uma mães do coração aquecido

Duas datas do mês de maio – o Dia das Mães, no segundo domingo, e a experiência do “'”, de John Wesley, no dia 24 – nos trazem à memória o nome de Susana Wesley. Essa mulher foi mais do que mãe do fundador do metodismo: como você verá neste artigo do saudoso professor e pastor Duncan Reily.

Notícias, Internacional, Eventos, por Redação

Sede Nacional recebe liderança da Igreja Metodista britânica e membros da Christian Aid

A Sede Nacional da Igreja Metodista, localizada na cidade de São Paulo, recebeu hoje, 17, uma equipe de representantes da Igreja Metodista (IM) do Reino Unido, incluindo a presidente e vice-presidente da IM na Inglaterra, que estão no cargo há exatos nove dias.