Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Notícias, Nacional, Internacional, Política, Atualidade - 03/09/2019 às 11:38:20

Amazônia: Nasa diz que o mês de agosto teve o maior índice de queimadas desde 2010

Várias ações estão sendo feitas nas igrejas locais para ajudar na preservação do meio ambiente

 

Imagem de satélite registrada na segunda-feira (19) e divulgada dia  23 de agosto pela Nasa mostra foco de queimada em Novo Progresso (PA) — Foto: Nasa

No ano em que a Igreja Metodista escolheu como tema do ano "Discípulas e discípulos nos caminhos da missão: cuidam do meio ambiente", a agência espacial americana (Nasa), disse que 2019 é o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira desde 2010. Segundo texto publicado no dia 23 de agosto, e divulgado em sua conta no Twitter, é "perceptível o aumento de focos de queimadas grandes, intensas e persistentes ao longo das principais rodovias no centro da Amazônia do Brasil".

A floresta amazônica atualmente está ameaçada pelos constantes desmatamentos ilegais, afetando diretamente a fauna e a flora da região, causando desequilíbrios e crises ambientais a nível global.

"Nota-se que as detecções de queimadas nos estados brasileiros do Pará e do Amazonas se concentram em faixas ao longo das rodovias BR-163 e BR-230", diz a Nasa.

O mapa abaixo, divulgado pela NASA, mostra os focos de queimadas detectados pelos satélites Terra e Aqua, e apresentados em laranja. Os pontos em branco são cidades, os pontos cinzas representam o Cerrado, e as florestas são as áreas em preto.

Vários focos de queimadas detectados pelos sensores Modis da Nasa entre 15 e 22 de agosto de 2019 — Foto Nasa

Como a Nasa mede as queimadas?

  • Desde 2002, a ferramenta principal de detecção da Nasa são os instrumentos do Modis, o Espectroradiômetro de Resolução Moderada de Imagens. Trata-se de um equipamento capaz de medir o comprimento e a onda de luz instalado nos satélites Terra e Aqua;
  • Desde 2003, esses sensores fazem observações diárias ao redor do planeta de anomalias térmicas, que geralmente representam incêndios;
  • Esses dados são processados e representados em um mapa de detecção pelo Firms, o Sistema de Informação sobre Incêndios para a Gestão de Recursos, criado por um programa de ciências aplicadas da Nasa em parceria com a Universidade de Maryland;

Segundo a Nasa, o sistema Firms oferece informação quase em tempo real para pesquisadores e gestores de recursos naturais.

Ações da Igreja - Várias ações estão sendo feitas nas igrejas locais para ajudar na preservação do meio ambiente, desde o plantio de árvores (página 07) em praças públicas, Desafio Zero, estudos nas escolas dominicais e pequenos grupos de discipulado, e matérias gerais sobre o tema. Uma Campanha Nacional – Em Oração, promovida pela área nacional da instituição que engloba vários pedidos de intercessão, dentre eles, o pedido de oração do bispo presidente da Região Missionária da Amazônia, Fábio Cosme da Silva, pela Amazônia, também estão em andamento. 

Na semana da Amazônia, dia que é comemorado no dia 5 de setembro, a bispa Hideide Brito Torres, enviou uma oração baseada nos Salmos 129 e 104 que nos faz refletir sobre a importância do cuidado com a criação de Deus. Essa oração pode ser utilizada nas celebrações nas igrejas locais. Na oração, a bispa relembra na oração, os destastres naturais cometidos pelo homem poluindo rios e nascentes, o desmatamento de florestas, construção de barragens e colocando agrotóxicos na terra e alimentos, são alguns exemplos.

Veja algumas ações da Igreja Metodista em vídeo!

Plástico: uma Igreja que cuida do planeta

Consumo e reutilização

Lixinho reciclável no banheiro

Coleta seletiva

Plante uma árvore

A data – 5 de setembro, Dia da Amazônia, foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. O dia escolhido faz referência a 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).

Na verdade, não há muitos motivos para comemoração e sim para preocupação, principalmente no que diz respeito às notícias das queimadas criminosas que estão sendo notícias em vários portais nacionais e internacionais.

WWF-Brasil - A organização da sociedade civil brasileira (WWF-Brasil), de natureza não-governamental e constituída como associação civil sem fins lucrativos, trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza possam viver juntas.

A ONG listou alguns dos temas atuais mais prioritários e urgentes, entre ameaças, desafios e oportunidades, que afetam ou contribuem com a preservação da Amazônia e de seus habitantes. Veja a lista AQUI e o trabalho que o WWF-Brasil tem feito para reduzir o impacto em cada um deles.

Com informações Nasa e G1


Ações governamentais

Governadores da Amazônia Oriental pedem apoio do governo federal a projetos

Eles buscam formas de combater o desmatamento e as queimadas, além de ações para alavancar a economia da região

Nove ministros se reuniram nesta segunda-feira com os governadores Helder Barbalho, do Pará; Mauro Carlesse, do Tocantins; Waldez Góes, do Amapá; e Mauro Mendes, de Mato Grosso e com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão. Os estados fazem parte da chamada Amazônia Oriental. O encontro aconteceu em Belém, da capital paraense. Os governadores apresentaram projetos, por estado, que precisam de apoio federal, para questões como o combate ao desmatamento e as queimadas, além de ações para alavancar a economia da região.

Helder Barbalho, anfitrião do encontro, afirmou que, além de encontrar as soluções para sair da crise enfrentada pelo aumento dos focos de incêndio, o momento deve buscar a construção de um plano de desenvolvimento que permita que as discussões não sejam apenas relativas aos problemas da Amazônia. O Governador paraense destacou a importância de fortalecer o monitoramento e a fiscalização para ações imediatas, mas apresentou outras reivindicações

Outra questão abordada pelos governadores foi a garantia da execução dos recursos do Fundo Amazônia. Sobre o tema, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, afirmou que o governo brasileiro mantém as tratativas com os países financiadores.

O Ministro da Defesa Fernando Azevedo afirmou que quatro países já ofereceram apoio logístico para o combate às queimadas. Entre os ministros que também viajaram para Belém, estão o titular da Secretaria Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, e da Agricultura, Tereza Cristina.

Nesta terça-feira a agenda da comitiva ministerial será em Manaus, com governadores do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, estados da chamada Amazônia Ocidental.


Tags: amazonia, nasa, meio-ambiente, atualidade


Posts relacionados

Notícias, Metodismo, Liderança, por José Geraldo Magalhães Jr.

Encontro em Juiz de Fora reúne pastores aposentados da 4ª Região

Uma caravana de 16 pessoas de Belo Horizonte, entre pastores/as aposentados/as e cônjuges, foi acolhida na igreja Metodista “Vitória dos Fiéis”, no bairro de Lourdes, pastoreada pelo Rev. Celso Souza de Moraes, que juntamente com o Rev. Messias Valverde e irmãos e irmãs metodistas mobilizaram os/as aposentados/as de Juiz de Fora e região para esta celebração.

Notícias, Nacional, Capacitação, Internacional, Vídeo, por José Geraldo Magalhães Jr.

Inicia o Seminário de Capacitação da CMMALC

Iniciou na tarde dessa sexta-feira, dia 12 de abril, o Seminário de Capacitação da Confederação Metodista de Mulheres da América Latina e Caribe ou a CMMALC. Cerca de 70 mulheres estã presentes no Edifício Ômega, da Faculdade de Teologia, aqui em São Bernardo do Campo.