Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Notícias, Editorial | 19/02/2019 às 12:12:19


Expositor Cristão: o trabalho de metodistas na tragédia da Vale



Chegamos à terceira publicação do ano e mais uma vez destacamos questões relacionadas à missão e ao meio ambiente. No fechamento desta edição já se contabilizavam 177 pessoas mortas e 133 desaparecidos/as na tragédia da Vale, em Brumadinho/MG, que ocorreu no final de janeiro, sendo 103 funcionários/as terceirizados/as e moradores/as das comunidades atingidas e 30 funcionários/as da mineradora Vale. 

O que foi notícia no Brasil e exterior mais uma vez mobilizou a família metodista, que esteve no local onde aconteceu o rompimento da barragem de rejeitos na Mina Córrego do Feijão no dia 25 de janeiro. Muitos corpos ficaram soterrados na lama e não foram encontrados. Muitas pessoas se voluntariaram, ofereceram ajuda, abraçaram as famílias diante do caos.

De Belo Horizonte/MG, uma equipe de pastores e pastoras metodistas, psicanalistas e psicólogos/as foi até a cidade de Brumadinho para oferecer ajuda e solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos/as, além de levantar as prioridades e formas de atuação diante da catástrofe da Vale, que afetou vidas, famílias e a cidade.

Duas jovens de São Paulo também foram para o local da tragédia para, de alguma forma, ajudar quem precisava, além de um bombeiro, membro na Igreja Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, que interrompeu as férias no Chile para ajudar a resgatar corpos e sobreviventes em uma das maiores tragédias da mineradora. As experiências marcantes vivenciadas pela família metodista nos levaram a dar destaque na capa desta edição.

Trouxemos outras histórias da missão, por exemplo, a de uma senhora de 82 anos que faz sabão com óleo reciclado e costura cobertores com retalhos para serem doados por metodistas. Ela não vende nada. Doa para os/as moradores/as de rua. 

Espero que esta edição possa provocar algo em sua vida e em seu ministério. Fazer missão nem sempre significa ir para outro país, pois as pessoas que precisamos alcançar podem estar bem próximas de nós.

Que Deus nos ajude!

Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão

FAÇA O DOWNLOAD DO PDF GRATUITAMENTE!

 

 

Tags: meio-ambiente, vale, brumadinho, corregodofeijao, barragem, noticias, editorial