Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Notícias, Metodismo, Educação, Atualidade | 17/10/2019 às 17:42:56


Escola Dominical lança e-book com o tema da criação


O Departamento Nacional de Escola Dominical lança e-book para promover espaços para reflexão sobre a criação de Deus, além de motivar os metodistas para um maior compromisso do ser humano com o cuidado e preservação do meio ambiente. O conteúdo foi publicado hoje (17) a tarde, na página na Sede Nacional da Igreja Metodista. Para receber o e-book, basta fazer um pequeno cadastro com o nome completo, igreja ou denominação a qual pertence e telefone. Leia abaixo à apresentação da Coordenadora editorial das Revistas Bem-Te-Vi.

CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O CADASTRO E FAZER O DOWNLOAD DO E-BOOK

APRESENTAÇÃO

Durante este ano, o cuidado com o meio ambiente tem sido tema central das ações que temos desenvolvido como comunidade de fé, o que nos levou a organizar este subsídio bíblico e pedagógico para educadores e educadoras de crianças e adolescentes. O objetivo deste e-book é promover espaços para reflexão sobre a criação de Deus, motivando um maior compromisso do ser humano com o cuidado e preservação do meio ambiente.

O capítulo 1 apresenta os referenciais bíblicos e teológicos que fundamentam a nossa profissão de fé em Deus, Criador da vida, Aquele que nos fez a sua imagem e semelhança e nos convida a sermos cuidadores e cuidadoras da Sua criação.

A metodologia proposta no capítulo 2 sugere que toda comunidade se envolva na organização e promoção de ações de cuidado e preservação da natureza, através dos 3Rs: reciclar, reduzir e reaproveitar.  O caminho percorrido para a implementação de novos hábitos de cuidado com o meio ambiente pode ser feito em parceria com a equipe pastoral, responsáveis pelo trabalho com as crianças e pré-adolescentes, ministérios de administração e ornamentação, e outros segmentos da igreja.

Algumas ações serão realizadas com a comunidade de fé, outras envolverão a comunidade em torno da igreja, outras realizadas somente com as crianças e pré-adolescentes, através das atividades propostas nos sete Encontros descritos no capítulo 3.

No capítulo 4 encontra-se algumas Histórias em Quadrinhos com os/as personagens Aventureiros em Missão. Um grupo de “crianças” que se juntam para fazer missão. As histórias apresentadas demonstram o comprometimento desta turminha no cuidado com a natureza e o desejo de preservarem a criação de Deus. As três últimas tirinhas foram extraídas da página da criança do Expositor Cristão (www.expositorcristao.com.br), e representam a primeira fase dos Aventureiros em Missão (criados em 2004). 

Em 2016 as personagens passaram por uma atualização, como pode-se ver nas três primeiras tirinhas. A intenção aqui é mostrar que desde sua criação a Rebeca, o Ian, o Luca, a Talita, o Zeca e a Açucena aventuram-se no cuidado com o meio ambiente, como um compromisso missionário.

Desejamos vida em abundância! Que Deus, o Criador da vida esteja a frente deste projeto.

Telma Cezar
Coordenadora editorial das Revistas Bem-Te-Vi

escoladominical@metodista.org.br


Tags: e-bok