Publicado por Sara de Paula em Notícias, Educação | 30/08/2018 às 08:10:12


Professor Dr. Gustavo Jacques Dias Alvim falece aos 81 anos


2018-09-jacques-716-800x568.jpg

Faleceu no dia 15 de agosto o metodista Prof. Dr. Gustavo Jacques Dias Alvim, membro da Catedral Metodista de Piracicaba, no interior de São Paulo. Alvim estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Unimed Piracicaba, onde havia se submetido a uma cirurgia dois dias antes do óbito. 

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista emitiu uma nota de pesar (veja na página 3) pelo falecimento do Dr. Gustavo. “O advogado, jornalista e ex-reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Prof. Dr. Gustavo Alvim, contribuiu grandemente com a Igreja Metodista nas áreas educacionais e com a missão da Igreja nos níveis local, regional e nacional, deixando um legado e testemunho importantes para todo o povo metodista”, registra o documento. O Bispo Adonias Pereira do Lago, presidente da 5ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, participou do Ofício Fúnebre, que aconteceu na Igreja Metodista Central em Piracicaba.

Gustavo Alvim era jornalista e fundou o Jornal A Província, de Piracicaba. O veículo publicou uma matéria compartilhando sua trajetória e destacou a fala do metodista Clóvis Pinto de Castro, também ex-reitor da Unimep: “Gustavo Alvim foi uma das pessoas mais fiéis à Igreja Metodista que conheci. Viveu com grandeza de espírito. Parte deixando uma bela obra”, escreveu.

No último Concílio Geral da Igreja Metodista, em 2016, o Dr. Gustavo participou ativamente da Comissão de Legislação, área que já havia presidido no Concílio de 2011, e contribuiu para organização e revisão dos Cânones 2012 e 2017. No Concílio Geral anterior, em 2006, o professor foi indicado pelo Colégio Episcopal para fazer parte da assessoria responsável por preparar o conclave.

Seu ministério se estende à Educação Metodista, onde atuou, entre outras atividades, como reitor na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) de 2003 a 2006 e novamente de 2012 a 2016. Entre julho e setembro de 2015, o Dr. Gustavo Alvim também dirigiu a Rede Metodista de Educação, antes de o atual diretor-geral, Professor Robson Ramos de Aguiar, assumir o cargo. Ele passou a exercer a função de vice-diretor-geral das Instituições Educacionais Metodistas na época.

O Professor Alvim participou ainda da Coordenação Regional de Ação Missionária (COREAM) da 5ª Região Eclesiástica e colaborou com a redação de matérias e artigos para o Jornal Expositor Cristão, veículo oficial da Igreja Metodista. 

Legado

Nascido em 27 de setembro de 1936, em Vera Cruz/RS, o prof. Gustavo Jacques Dias Alvim foi estudar em Piracicaba no ano de 1948. Em 1964, aos 27 anos, tornou-se diretor dos cursos superiores que compunham a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administração de Empresas (ECA), implantados no Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP). Posteriormente, tornou-se diretor da Faculdade de Direito (de 1970 a 1972). Trabalhou como vice-reitor administrativo da Unimep nas gestões: 1991/1994, 1995/1998 e 1999/2002, como reitor, de 2003 a 2006, e como vice-diretor-geral do IEP, de 1991 a 2006. Em março de 2011, assumiu novamente o cargo de vice-reitor da Unimep, no qual permaneceu até novembro de 2012. Em 2013, foi novamente empossado reitor da Unimep, cargo que exerceu até outubro de 2016.

Gustavo Alvim possuía distintas graduações: graduação em bacharelado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1959), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1962), graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco (1975) e graduação em Comunicação Social habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (1988). Diplomou-se também pela Escola de Propaganda de São Paulo (1962). Também é mestre em Educação pela Unimep (1992), doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e cursou especialização em Administração Universitária no Instituto de Gestão e Liderança Universitária, com sede no Canadá (1991).

Outras Atividades

Ex-funcionário do Banco do Brasil, trabalhou no Grupo Dedini, Mausa, Eqtanol, Indústrias Romi, Dedini-Mausa da Venezuela, em cargos de direção administrativa e jurídica. Na área educacional, foi professor, diretor de faculdade, vice-reitor e reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, vice-presidente do Conselho Diretor do IEP, secretário executivo do Conselho Geral das IMEs.

Foi presidente da Academia Piracicabana de Letras, membro do Instituto Histórico e Geo­gráfico de Piracicaba, da Academia Ferroviária de Letras e do Panathlon Clube. Pertenceu ao Diretório do “Rold Methodist Council”, ao Conselho do Clube de Escritores de Piracicaba, à extinta Sociedade Hípica de Piracicaba e ao Conselho Deliberativo do Lar dos Velhinhos de Piracicaba.

Presidiu o Rotary Club de Piracicaba Vila Rezende, o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, a Associação Desportiva Unimep, o Conselho Deliberativo do Clube de Campo de Piracicaba. Foi diretor da Federação Paulista de Basquetebol, do EC Rezende e do Bela Vista Nauti Clube.

Como vereador, foi presidente da Câmara Municipal de Piracicaba. Foi homenageado com as medalhas “Bicentenário de Piracicaba” e “Prudente de Moraes”, com os títulos de Cidadão Piracicabano e o de Ético na Educação. Um dos fundadores do jornal A Província, criou distintos periódicos, tendo publicado dois livros e mais de 700 artigos, reportagens, contos, poesias e crônicas na imprensa escrita. 

Redação EC
Publicado originalmente na edição de setembro de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso


Tags: sem tags no momento!