Publicado por Redação em Notícias, Episcopal, Educação - 05/10/2018 às 16:10:53

Lideranças acolhem Planejamento Estratégico da Rede Metodista de Educação

2018-10-rede-417-800x568.jpg

Foto: Da esquerda para a direita, o presidente do Colégio Episcopal Bispo Luiz Vergílio, presidente do Consad, Valvecir Barreros, e diretor-geral, Robson Ramos Aguiar. | José Geraldo Magalhães

A decisão do 19º Concílio Geral (CG) sobre delegar ao Conselho Superior de Administração (Consad) a elaboração de um Plano Estratégico é clara. “Que o Consad elabore um Planejamento Estratégico que aprofunde o diagnóstico, estratégias e um Plano de Futuro para a Rede Metodista de Educação”, diz o extrato da Ata conciliar. Tal decisão levou a Cogeam, Consad, Colégio Episcopal e um/a representante de cada Região Eclesiástica e Missionária escolhidos/as pelas respectivas Coream’s a se reuniram nos dias 21 e 22 de setembro na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo/SP, para apresentação, discussão e acolhimento do diagnóstico e Planejamento Es­tratégico.

O Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente do Colégio Episcopal, destacou a importância de se cumprir essa decisão do Concílio Geral. “Estamos reunidos atendendo a uma decisão do CG que se pudesse pensar a Rede Metodista de educação em termos de planejamento estratégico para o saneamento das dívidas da instituição e, por outro lado, que se pensasse no futuro. Foi um encontro significativo com apoio de uma consultoria especializada e a participação das regiões representadas, Colégio Episcopal e do Consad”, ressaltou o Bispo Luiz.

Foto: Mesa do Colégio Episcopal esteve presidindo e conciliando as discussões durante a reunião. | José Geraldo Magalhães

Para o vice-presidente da Coor­denção Geral de Ação Missionária (Cogeam), Luiz Roberto Saparolli, o plano de ação faz parte de todas as mudanças que já aconteceram na Rede desde 2015. “Na verdade, o plano de ação começou quando fizemos a transição do diretor-geral. Estamos consolidando as mudanças administrativas e de gestão, apresentando para a igreja o que já temos feito. Hoje todas as universidades falam a mesma língua. Conseguimos unificar as instituições e mostrar que temos uma cara. Temos que resgatar nossa qualidade e confessionalidade”, disse Saparolli.

Viabilidade da Rede

O presidente do Consad, Valdecir Barreros, apontou que os indicadores do Planejamento Estratégico indicam que a Rede é viável. “Em nossas propostas temos uma direção que aponta essa viabilidade da Rede. Ainda temos nossas pendências; a situa­ção financeira não está equilibrada como gostaríamos, mas vamos chegar lá. Tanto que o Planejamento Estratégico aponta para essa realidade”, finalizou. 


Pr. José Geraldo Magalhães
Publicada originalmente no Jornal Expositor Cristão de outubro


Posts relacionados

Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Palavra Episcopal: Jesus e as mulheres - quebrando paradigmas

As mulheres têm papel importante na história bíblica. No Antigo e no Novo Testamentos encontramos servas misericordiosas; mães intercessoras; líderes poderosas; esposas influentes; contribuintes generosas; profetisas; diaconisas; apoiadoras fiéis; discípulas hospitaleiras; amigas de Jesus.

Discipulado, Opinião, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

A exigência de viver como discípulos e discípulas de Cristo

A igreja é uma comunidade de discípulos e discípulas de Cristo. Por conseguinte, podemos afirmar que não fomos chamados/as para apenas estarmos em um rol de membros e ocupar espaço em uma igreja (templo), porque sem o norte da verdadeira missão, “participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo”, perderemos o sentido da existência missionária da Igreja (corpo de Cristo).