Publicado em Editorial | 24/09/2018 às 08:15:50


EC de outubro: Por onde navegam nossas crianças?

No mês de setembro fui surpreendido por um texto em uma rede social de uma mãe alertando sobre os perigos da internet. Ela se referia à Boneca Momo. Um dia o filho dela de 5 anos perguntou: “A senhora também conhece a Boneca Momo, mamãe?”. No post, a mãe se dizia assustada porque a criança não acessava computador, mas pegava o celular de vez em quando para assistir a vídeos.

Comecei a me aprofundar no assunto até encontrar pesquisas recentes que apontam que mais da metade (56%) das crianças entre 8 e 12 anos está exposta a ameaças digitais, como vício em videogames, ciberbullying e comportamento sexual on-line, em um cenário considerado como “pandemia de risco cibernético”. Os dados são do relatório de impacto DQ 2018, realizado pelo Instituto DQ em parceira com o Fórum Econômico Mundial. Foi avaliado o comportamento de 34 mil crianças em idade escolar de 29 países sobre segurança infantil on-line e cidadania digital. O Brasil não foi incluído no estudo, mas nos traz um alerta, tendo em vista que o país está entre aqueles que mais acessam redes sociais.

O relatório apontou também que mais da metade das crianças pesquisadas acessa a internet de seus dispositivos móveis – a maioria (60%) recebe o primeiro celular ao atingir os dez anos e 85% delas têm alguma rede social, mesmo que a idade permitida para utilizar as plataformas seja a partir de 13 anos. 

Está aí a importância de falar sobre ao assunto, seja em casa, nos espaços da igreja, por exemplo, Escola Dominical, pequenos grupos e pregações. É importante dialogar com as crianças. Pouco tempo atrás, tínhamos o desafio da Baleia Azul, em que um indivíduo criminoso incitava as crianças em 50 desafios. No início, era algo simples e leve, depois os desafios ficavam mais perigosos até o incentivo ao suicido. 

A matéria de capa desta vez é um alerta. O texto nos traz dicas de prevenção e cuidados que devemos ter com nossas crianças.
Nesta edição trazemos também como foi a reunião do Conselho Superior de Administração (Consad), mesa do Colégio Episcopal, Coordenação Geral de Ação Missionária e representantes regionais para discussão do Plano Estratégico da Rede.

Deus te abençoe!

Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe 

 

Faça o download da versão em PDF gratuitamente
 

 

 

 


Tags: sem tags no momento!