Publicado por Sara de Paula em Notícias, Notícia, Igreja e Sociedade | 04/12/2017 às 16:57:26


Igreja Metodista em Mafra apoia campanha beneficente


A campanha “Uma pequena atitude vale muito”, com sede em Mafra/SC, está no seu quinto ano, com mais de 100 cadeiras de rodas doadas, por meio da venda de lacres de latinhas e materiais recicláveis. A iniciativa é realizada desde o ano de 2012 pelo membro da Igreja Metodista em Mafra, João Aurélio Zimmermann, quando ele mesmo começou a juntar lacres para uma campanha de São Paulo. 

Segundo ele, na época, as pessoas da região o ajudaram na arrecadação de lacres e, percebendo o coração solidário da cidade, resolveu criar a sua própria campanha. “O pessoal acabou ajudando bastante, e as cadeiras acabavam não vindo para cá, então vi a possibilidade de eu mesmo arrecadar, vender os lacres e comprar as cadeiras”, conta.

No início, o foco da campanha era somente buscar doações de lacres de latinhas de alumínio, mas, para ajudar na arrecadação financeira, João, com apoio da Madeireira Três Estados, da qual é gestor, passou a receber doações de quaisquer materiais recicláveis, além de doações em dinheiro. “Hoje os lacres representam 41% do total arrecadado; o resto vem do lucro da venda de alguns produtos, bazares e recicláveis em geral”, disse. 

De acordo com o idealizador da ação, a campanha está crescendo e vem buscando atender à necessidade de muitas pes­soas, inclusive crianças especiais, por isso, a fila de espera para receber as cadeiras – podendo ser cadeiras de rodas normais ou especiais e até mesmo andadores – é de aproximadamente seis meses. Até hoje, 107 cadeiras foram doadas, sendo 19 especiais, além de 2 andadores, beneficiando pessoas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e, principalmente, Santa Catarina e Paraná.
A atitude de João e de seus/as colaboradores/as vem ganhando cada dia mais adeptos/as e parceiros/as. Recentemente, recebeu o apoio da Igreja Metodista na cidade, através do pastor Gilson Michelato e seus membros. Para Gilson, a campanha corresponde à missão da Igreja, que tem como um dos objetivos demonstrar o amor de Deus através de ações como essa. “É muito importante o engajamento de nossas igrejas nesse projeto, pois é uma campanha que visa dar um novo significado à vida de pessoas que não dispõem de recursos para ter mobilidade pessoal”, disse.

Gilson propõe que as demais igrejas da denominação metodista abracem a campanha que arrecada lacres de latas para comprar cadeiras de rodas para deficientes físicos. “Podemos, também, fazer uma campanha de recicláveis em nossas igrejas locais e comercializá-los, remetendo o valor para o projeto. Com essas contribuições poderemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, sugere.

Em sua página no Facebook, a campanha recebe apoio e respostas para suas ações diariamente. Este é o caso de Priscila Bueno, que escreveu parabenizando os/as responsáveis pelas doa­ções. “Que atitude nobre! São dessas pessoas que o mundo precisa! Que cada vez mais possam ser abençoadas e que tudo que hoje fazem possam colher em um futuro”. Já para Karin Keny Carlins, não tem coisa mais importante do que o sorriso daqueles/as que são beneficiados/as pela iniciativa. “Parabéns por esse gesto tão lindo! Que Deus abençoe todas essas pessoas que fazem parte da Pequena Atitude e que fazem o sorriso dessas maravilhosas pessoas especiais”, escreveu.

Como ajudar?

Em média, cerca de 90 kg de lacres equivalem a uma cadeira de rodas, que é doada a pes­soas físicas ou entidades assistenciais. Para participar, basta juntar os lacres e materiais recicláveis e enviá-los à Madeireira Três Estados, situada na Rua Capitão João Braz, 466, Mafra/SC, CEP 89300-000, telefone: (47) 3642-3455.

Outro posto de coleta é a Igreja Metodista em Mafra, localizada na Rua Nicolau Bley Neto, 188, Centro, Mafra/SC, CEP 89300-000, telefone: (47) 3642-6409. Se você deseja levar a campanha para sua igreja, empresa ou comércio, também é possível tornar-se um posto de coleta. Basta entrar em contato com a Madeireira ou com a Igreja Metodista em Mafra. 


Anna Elisa Souza 
Membro da Igreja Metodista em Mafra
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de dezembro/2017 


Tags: sem tags no momento!