Publicado por Redação em Notícias, Capa, Editorial - 27/03/2019 às 14:09:08

EC de maio

Na Bíblia, encontramos várias passagens relacionadas à oração, inclusive como ela foi fundamental na vida de muitas pessoas. São vários os momentos que recorremos a Deus também pela oração. Não é à toa que encontramos recomendações para interceder por nossos irmãos e irmãs. O fato é que sempre temos alguém orando por  nós e também aqueles/as que exercem uma autoridade espiritual sobre nós. Tendo em vista o tema da cobertura espiritual ou autoridade espiritual no mês de abril, o Colégio Episcopal publicou uma orientação pastoral a respeito da cobertura espiritual. 

O texto aponta que o Bispo ou a Bispa da Região é a autoridade maior em termos eclesiásticos. Essa autoridade não possui apenas um caráter administrativo, mas também um carisma espiritual. “Quando um bispo ou bispa nomeia mulheres e homens para atuar como presbíteros/as, pastores/as, acadêmicos/as, missionários/as, diáconos/as ou evangelistas, a autoridade delegada a essas pessoas procede de Deus. O mesmo acontece na nomeação de superintendentes distritais. Os artigos 79 e 80, inciso VIII dos nossos Cânones, deixam clara a delegação de autoridade espiritual do ato. A forma como exercemos nossos ministérios é determinante para que se veja nele a autoridade espiritual de Deus, delegada à Igreja em seus processos, ou o poder humano, que subjuga e subverte esses princípios. Quando alguém os exerce de maneira equivocada, isso não inviabiliza a realidade de que a autoridade é um princípio espiritual a ser respeitado”, diz o documento. 

Publicamos o texto do Colégio Episcopal na íntegra nesta edição pela tamanha relevância para a Igreja. Chamamos atenção ainda para um dos princípios bíblicos que devemos orar por todos/as aqueles/as que exercem autoridade sobre nós.

 Que Deus nos ajude!
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

FAÇA O DOWNLOAD EM PDF

 

 

 

 

 


Tags: cobertura-espiritual, colegio-episcopal, expositor-cristao-2019,


Posts relacionados

Última Edição, Notícias, por José Geraldo Magalhães

21º Concílio Geral aprova proposta para sessão presencial

No início da sessão online do 21º Concílio Geral (CG) no período da tarde de hoje (11), foi lido por Algacyr Júnior da 8ª Região, as considerações da proposta da Cogeam e Colégio Episcopal para que a segunda e as demais sessões da reunião do 21º CG sejam realizados nos dias 3 a 10 de julho de 2022 e que os mandatos atualmente vigentes, sejam prorrogados até 31 de dezembro do mesmo ano.

Capa, Editorial, por Redação

EC de outubro: Por onde navegam nossas crianças?

No mês de setembro fui surpreendido por um texto em uma rede social de uma mãe alertando sobre os perigos da internet. Ela se referia à Boneca Momo. Um dia o filho dela de 5 anos perguntou: “A senhora também conhece a Boneca Momo, mamãe?”. No post, a mãe se dizia assustada porque a criança não acessava computador, mas pegava o celular de vez em quando para assistir a vídeos.