Publicado em Capa, Editorial, Episcopal | 25/01/2019 às 15:57:04


ec de fevereiro: educação ambiental e a igreja

Na primeira edição do ano, reforçamos o tema da Igreja Metodista a ser trabalhado em 2019 – Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente. No entanto, há muita teoria e pouca prática. O missionário Ailton Machado, brasileiro que atua no Seminário Teológico Metodista em Moçambique há pouco mais de um ano, aponta que as iniciativas praticadas na África servem como exemplo para serem praticadas no Brasil.

Nesta edição, apontamos a importância da conscientização da Igreja sobre Educação Ambiental. Consultamos teóricos, livros, a Política Nacional de Educação Ambiental, além da experiência compartilhada pelo missionário brasileiro que está em Moçambique e um artigo que traz três ações práticas sobre a importância da água na missão. As discussões sobre Educação Ambiental sempre vêm à tona justamente por existir poucas ações se comparadas às possíveis de serem realizadas. Fica o desafio de discutir e conscientizar sobre o tema nas igrejas locais nos espaços da Escola Dominical, em reuniões das sociedades de juvenis, jovens, homens e mulheres, além dos sermões dominicais. Dessa forma, é possível elaborar ações práticas para cuidar do Meio Ambiente; o trabalho pode ser iniciado ao eliminar os copos de plástico muito utilizados nas igrejas. Ações que envolvem a comunidade também podem ser realizadas em conjunto, por exemplo, a coleta de óleos de cozinha que já foram utilizados. Esse material reciclado pode ser reutilizado na fabricação de sabão. São várias as possibilidades para cuidar da Criação de Deus.


Destacamos ainda nesta edição a tese de uma metodista que foi premiada, a igreja que ajudou 200 alunos/as ao pagar a dívida de famílias para que eles/as pudessem ter uma refeição diária, além do lanche no intervalo das aulas, e o edital publicado pelo Conselho Mundial de Igrejas para o cargo de secretário/a-geral. Temos ainda uma entrevista exclusiva com o novo vice-reitor da Faculdade de Teologia (Fateo) da Igreja Metodista, Pastor Jonadab Domingues de Almeida. A  cerimônia de posse ocorreu no início de dezembro na reunião do Conselho Diretor da Fateo. O Pastor Jonadab
sente-se vocacionado para o ministério pastoral desde criança. Aos poucos e com orientação de várias lideranças metodistas, ele foi discernindo a vocação.

Que Deus te abençoe,
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe 

 

FAÇA DOWNLOAD DA VERSÃO EM PDF GRATUITAMENTE

Leia abaixo a versão digital

 

 

Leia também a edição de janeiro: Discípulas e discípulos: cuidam do meio ambiente

Confira a Pastoral do Meio Ambiente da Igreja Metodista


Tags: sem tags no momento!