Publicado por Redação em Reflexão, Opinião - 28/09/2016 às 13:04:51

Celebraremos 500 anos da Reforma em 2017

2016_10_reforma_protestante

Em 2017, comemora-se os 500 anos da Reforma Protestante. Será um marco para o protestantismo. O Expositor Cristão já publicou várias reflexões sobre a Reforma, mas nesta edição iremos publicar parte de um artigo do pastor metodista e historiador, Rev. Duncan Alexandre Reily, falecido em 2004. Reily escreveu sobre a influência do metodismo na Reforma Social da Inglaterra no Século 18. O artigo completo você encontra no site da Sede Nacional em www.metodista.org.br.

A Influência do Metodismo na Reforma Social da Inglaterra no Século 18
Rev. Duncan Alexander Reily (1924 – 2004)

Inegável é a ligação entre o Cristianismo do Novo Testamento e a ação social. Jesus uniu os grandes princípios do Velho Testamento num consórcio glorioso: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás a teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.37-39). Nenhum homem poderá, impunemente, separar o que Jesus Cristo uniu. São Tiago, o apóstolo prático do Novo Testamento, considera as obras de caridade como a prova de fé viva em Cristo Jesus. Diz ele: “A fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tiago 2.17).

Baseando-se nestes ensinos cristalinos do Novo Testamento e na sua própria experiência cristã, João Wesley teve a convicção de que a verdadeira fé em Cristo resulta inevitavelmente em boas obras. Para ele, portanto, a chave da reforma social era a conversão dos indivíduos. Um/a pecador/a, tendo achado paz com Deus, viverá, em consequência, em paz com o seu próximo; amando a Deus, o/a pecador/a redimido/a amará e servirá a seu/a irmão/ã. Conforme diz Maldwyn Edwards, “Ele achava que o indivíduo era responsável pelo bem-estar social, e não o Estado. Era o dever e privilégio do rico ajudar o pobre, do entendido esclarecer o ignorante, do santo buscar o pecador. Ele colocava a sua inteira confiança no esforço pessoal e individual”.

Nisto Wesley era filho do seu século, porque quase todos os reformadores sociais daquela época pensavam da mesma maneira. É admirável o quanto Wesley conseguiu fazer diretamente. Ele empregou muito tempo e energia na Escola Kingswood e em outras instituições de ensino. Atacou vigorosamente a escravatura, escrevendo a sua obra de grande influência “Pensamentos sobre a Escravidão” no ano de 1774. As suas obras filantrópicas em prol dos/as pobres e enfermos/as eram variadíssimas. Desejamos traçar a sua influência nestas coisas; mas a sua influência indireta, que foi maior ainda, não é fácil determinar. O Movimento Evangélico dentro da Igreja Anglicana foi grandemente influenciado pelo Reavivamento Wesleyano. Certos/as líderes Evangélicos/as estiveram intimamente ligados/as com os/as Wesleyanos/as; muitos/as outros/as receberam influência do movimento Metodista, mas não tão direta. Assim os/as Metodistas tiveram a sua parte no despertamento dos/as ministros/as anglicanos/as a seus deveres sociais.

Leia o texto completo no site nacional da Igreja Metodista do Brasil.


Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de outubro de 2016
Acesse e faça download gratuito

Posts relacionados

Conscientização, Atualidade, Opinião, Editorial, Capa, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC outubro 2019

No mês considerado das crianças, destacamos, nesta edição, a última pesquisa do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos (MDH) tendo como foco a violência infantil. Foram 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo que 17.093 registros são referentes à violência sexual. Leia a reportagem completa em nosso site!

Notícias, Capa, Editorial, Opinião, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC setembro 2019

Nesta edição, destacamos os 90 anos da revista Voz Missionária – um marco na literatura cristã. Na matéria de capa você vai saber como ela surgiu em um período de grande depressão econômica mundial, cujo início foi marcado pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. No entanto, para as mulheres metodistas foi um momento especial.