Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Conscientização, Atualidade, Opinião, Editorial, Capa, Notícias - 19/09/2019 às 11:03:52

EC outubro 2019

No mês considerado das crianças, destacamos, nesta edição, a última pesquisa do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos (MDH) tendo como foco a violência infantil. Foram 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo que 17.093 registros são referentes à violência sexual. Os dados integram o Balanço Anual de 2018 e foram confirmados pela ministra do MDH, Damares Alves.
Com relatos cada vez mais frequentes, é necessário colocar novamente em pauta o tema da violência infantil, pois ele se torna importante para um processo de conscientização, havendo a urgência de discutir, debater e dialogar nas igrejas locais as formas para combater a violência infantil. 

Se voltarmos ao passado, quando o povo hebreu saiu do Egito, as crianças e mulheres não eram contadas entre os homens. A partida de Israel, narrada na Bíblia de Jerusalém, em Êxodo 12.37, destaca o seguinte: “Os filhos de Israel partiram de Ramsés em direção a Sucot, cerca de seiscentos mil homens a pé – somente homens, sem contar suas famílias (mulheres e crianças)”. 

Um dos documentos da Igreja Metodista, a Pastoral da Criança, reconhece isso ao abordar o tema da criança na era medieval: “Pelo menos até o século XII, não retrata, de forma alguma, a vida infantil. Quando o fizer, as crianças serão representadas como adultos em escala reduzida. Na verdade, a explicação para essa lacuna é indicada pelo historiador francês Philippe Ariès: ‘Não havia lugar para a infância nesse mundo’”; na era moderna: “As crianças começam a sair do anonimato”, e desde a época de John Wesley, do século XVIII para cá, “Deus começa a sua obra com as crianças”, diz o documento. 

Ouvimos pessoas de referências que trabalham com crianças na Igreja Metodista e preparamos um artigo na página 10, no qual abordamos também esse assunto. Espero que essa reportagem possa levar a liderança à reflexão e a criar ações de conscientização nos espaços públicos e privados de nossa sociedade.

Que Deus o/a abençoe nessa leitura!

Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão

FAÇA O DOWNLOAD AQUI GRATUITAMENTE OU NA SETA NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO ABAIXO


Tags: ec-outubro-2019, criancas-e-adolescentes, saf,


Posts relacionados

Notícias, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães Jr.

Um Voz que encanta: revista completa 90 anos de circulação no Brasil

No ano de 1929, houve uma grande depressão econômica mundial, cujo início foi marcado pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Quando caminhamos com Deus, Ele nos manda olhar para o céu e contar as estrelas. Para as mulheres metodistas foi um momento especial: em 18 de setembro nasceu, na cidade de São Paulo, a revista Voz Missionária.