ec_out_2016-1

Outubro, mês das crianças! Jesus sempre as priorizou. A Igreja Metodista, em seus documentos, aprendeu com Susana Wesley, mãe de John, que essa deve ser sempre a prioridade de uma Igreja comprometida com o Reino de Deus. Nesta edição, destacamos a importância delas na vida da Igreja e sua atuação em um contexto globalizado que tem causado uma transformação profunda no Brasil. O missionário da Junta de Ministérios Globais dos Estados Unidos, Gordon Greathouse, aponta que a “rápida mudança social traz à Igreja Metodista uma nova oportunidade de alcançar crianças e adolescentes, mas isso exige um novo entendimento e compromisso”.

Gordon explica que antes da globalização a maioria dos/ as brasileiros/as vivia em uma cultura rural e provinciana. A maioria das cidades tinha uma Igreja Católica e às vezes uma protestante. A maioria das crianças pobres não frequentava a escola, pois ficava em casa para ajudar os pais ou a família. A cultura local e o cristianismo formavam a visão de mundo e os valores populares. A Igreja Metodista, em nível nacional, atualmente tem um projeto social voltado para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade – o Sombra e Água Fresca (SAF); claro que outras frentes e projetos são desenvolvidos nas comunidades locais, mas, em âmbito nacional, o SAF chega a atender quase 3 mil crianças em todo o país.

2016_08_saf_olimpiadas4O que a Igreja tem feito e como pode avançar ainda mais nesse sentido? A Palavra Episcopal do Bispo José Carlos Peres também nos ajuda na reflexão sobre as crianças e a responsabilidade da Igreja. Na edição de outubro também trazemos até você, caro/a leitor/a, os números do Balanço Financeiro da área nacional. Entendemos ser importante essa divulgação, pois mostra a transparência da Igreja Metodista com seus membros. Você vai encontrar também o depoimento de metodistas que prestigiaram os Jogos Paralímpicos Rio 2016, aliás, temos um goleiro tetracampeão da modalidade Futebol de Cinco que conquistou a medalha de ouro. Luan Lacerda é membro da Congregação Metodista no Bessa, em João Pessoa.

Quer saber o que vai mudar na Igreja Metodista em 2017? As decisões das 9ª e 10ª sessões do 20º Concílio Geral foram publicadas nesta edição também. E para finalizar este editorial, o Expositor Cristão está como finalista do Prêmio Areté novamente, mas não deu tempo da matéria entrar nesta edição. A gente conta como foi na próxima! Que Deus te abençoe e guarde!

Pr. José Geraldo Magalhães Editor-chefe

FAÇA DOWNLOAD DA EDIÇÃO EM .PDF.

Leia a versão digital completa. Você também pode fazer download para seu celular, tablet ou computador.

Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de outubro de 2016
Acesse e faça download gratuito

Comentários