O Calend?rio Lit?rgico, ou Ano Lit?rgico, n?o ? uma ideia, mas uma pessoa: Jesus Cristo e o Seu mist?rio realizado no tempo, que hoje a Igreja celebra sacramentalmente como mem?ria, presen?a e profecia (cf. Dicion?rio de Liturgia. S?o Paulo: Paulinas, 1992, p. 58).
O Ano Lit?rgico se baseia, portanto, na hist?ria da salva??o, cujo centro irradiador ? o mist?rio pascal e a uni?o em Cristo. Esse evento hist?rico ? celebrado como memorial lit?rgico, que atualiza a mensagem da salva??o e desafia a comunidade de f? na dire??o da consuma??o do Reino de Deus.
Os 4 grandes ciclos do calend?rio Crist?o
Ao longo dos s?culos, convencionou-se uma estrutura para o Ano Crist?o que se organiza em quatro grandes ciclos: Natal, Primeiro Tempo Comum, P?scoa e um Segundo Tempo Comum. Esses ciclos subdividem-se, por sua vez, em tempos espec?ficos. Nesta edi??o publicaremos apenas o Ciclo do Natal.
Ciclo do Natal
O Ciclo do Natal corresponde a quatro tempos lit?rgicos do calend?rio crist?o, a saber: Advento, Natal, Epifania e Batismo do Senhor. Esse ciclo tem in?cio quatro domingos antes do Natal e se estende at? o Batismo do Senhor.
a) Advento
O Advento ? o tempo que marca o in?cio do calend?rio lit?rgico crist?o. Sua origem ? documentada a partir do s?culo IV a.C. Semelhante ? prepara??o da P?scoa, expia??o de Cristo, o Advento surge como prepara??o para o nascimento de Jesus, o Natal. Advento, do latim adventus, significa “vinda”, “espera”. Trata-se de uma celebra??o cujo foco ? a expectativa da vinda do Messias, o Cristo prometido.
Nesse per?odo, celebra-se a espera do Messias e pode ser dividido em duas partes: os dois primeiros domingos enfatizam o Advento Escatol?gico; o terceiro e o quarto domingos, a Prepara??o do Natal de Cristo. Dessa forma, o Advento tem a dimens?o da expectativa da segunda vinda de Cristo, bem como a expectativa da chegada do Messias que concretiza o Reino, o “j?” e o “ainda n?o”, que significam viver ? espera do cumprimento das promessas e renovar a esperan?a no reino que vir?.
A espiritualidade do Advento ? marcada pela esperan?a e pelo aguardo do Messias prometido; a f? na concretiza??o da promessa; o amor que se demonstra com a chegada do Messias e a paz por Ele anunciada e plenificada.
b) Natal
O segundo tempo lit?rgico desse ciclo ? o Natal. Essa celebra??o teve sua origem em mea?dos do s?culo IV d.C., entretanto, sua aceita??o como festa crist? ocorreu no s?culo VI d.C. O Natal surgiu com a finalidade de afastar os fi?is da festa pag? do natalis solis invictus (“deus sol invenc?vel”) e passou a significar a chegada do Messias, o “sol da justi?a” (cf. Ml 4.2), j? anunciado e aguardado no Advento.
Natal, na acep??o da palavra, significa “nascimento”, entretanto, para as/os crist?s/aos, a partir do s?culo IV d.C., esse significado ? ainda mais profundo, pois, com o nascimento de Cristo, celebra-se “o Verbo que se fez carne e habitou entre n?s”, o Deus infinitamente rico se faz servo e habita entre os/as despossu?dos/as da terra. ? esse Verbo que atrai para Si toda a cria??o, a fim de reintegr?-la ao projeto salv?fico de Deus. A espiritualidade desse per?odo enfatiza a humanidade de Cristo e a salva??o que n?Ele ? absoluta.
c) Epifania
O terceiro tempo desse ciclo ? a Epifania, que surgiu no Oriente como festa da manifesta??o do Cristo encarnado. Somente a partir do s?culo IV d.C. passou para o Ocidente, a fim de rememorar a visita dos reis magos ao Messias que havia chegado. Epifania, do grego Thifimeia, significa ?manifesta??o?, ?apari??o?. Antes de tornar-se um termo utilizado pelos/as crist?os/?s, significava a chegada de um rei ou imperador. A partir de Cristo, tem a conota??o de manifesta??o do divino ao mundo, que no Antigo Testamento era expressa pelo termo ?teofania?.
Esse tempo celebra a manifesta??o de Cristo aos seres humanos no momento em que os reis do Oriente seguiram a estrela em busca daquele que viria a ser o Salvador por excel?ncia. A Epifania ? para o Natal o que o Pentecostes ? para a P?scoa, isto ?, desenvolvimento e perman?ncia do ato de Cristo em favor da humanidade. A espiritualidade desse per?odo ? caracterizada pela manifesta??o e apari??o de Cristo ao mundo. ? o Cristo prometido que se torna uma realidade na vida de mulheres e homens que procuram a paz, a justi?a e o amor.
d) Batismo do Senhor
O Batismo do Senhor ? celebrado no primeiro domingo ap?s a Epifania e representa o in?cio da miss?o de Jesus no mundo. Esse tempo ? parte da manifesta??o de Jesus aos seres humanos, por isso, trata-se de uma continuidade da Epifania. Diferenciando-se pelo fato de que, na Epifania, ? o ser humano (representado pelos magos) que vai a Cristo, ao passo que, no Batismo do Senhor, ? Deus (por meio de Jesus Cristo) que vem at? o ser humano, a fim de cumprir Sua miss?o. Por isso, a espiritualidade desse dia ? marcada pela miss?o iniciada por Jesus em prol dos/as menos favorecidos/as e dos/as injusti?ados/as. Com o Batismo do Senhor termina o Ciclo do Natal, dando-se in?cio ao Tempo Comum ou Tempo ap?s Epifania.
Sugerimos os seguintes s?mbolos para ambienta??o lit?rgica durante o Ciclo do Natal:
S?mbolos para o Advento
Coroa do Advento: simboliza a realeza de Cristo;
Velas: simbolizam a chegada de Cristo como luz do mundo;
Luzes: s?mbolo da luz que ilumina as trevas, o pr?prio Cristo.
S?mbolos para o Natal
Anjos: simbolizam aqueles/as que anunciam o nascimento de Jesus;
Crian?as: simbolizam a festa da chegada do menino Jesus;
Sinos: simbolizam o an?ncio festivo da chegada do Messias;
Pres?pio: simboliza o local do nascimento de Cristo.
S?mbolos para a Epifania e Batismo do Senhor
Coroa dos Magos: simboliza a procura pelo Cristo prometido;
Estrela: simboliza a luz que aparece no horizonte para a chegada de um novo tempo;
M?os: s?mbolo da for?a de Deus e Sua provid?ncia a toda a cria??o;
Presentes: al?m do presente maior dado ? humanidade, Cristo, simbolizam tamb?m os presentes dados pelos magos.
Cores
No Advento, usa-se o roxo, o lil?s e o rosa. O roxo significa contri??o, da? a matiza??o das cores no sentido de ir clareando conforme a chegada do Natal. O rosa, geralmente, ? usado no quarto domingo do Advento, que simboliza a alegria.
Para o Natal, utilizam-se as cores: branco e/ou amarelo, s?mbolos da divindade, da luz, da gl?ria, da alegria e da vit?ria que o nascimento de Cristo representa para a humanidade.
Escrito por Rev. Luiz Carlos Ramos com coautoria do Rev. Luciano Jos? de Lima (in memorian) e da Revda. Suely Xavier dos Santos
Publicado originalmente no Jornal Expositor Crist?o impresso de dezembro
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