Publicado por Redação em Notícia, Artigo DNTC, Coluna DNTC - 17/01/2024 às 10:51:37

Cidadãs do Reino de Deus

Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. (Mateus 19:14)

 

Provérbio Africano: “É preciso uma aldeia inteira para cuidar de uma criança”.

 

O DNTC é o Departamento que busca realizar ações que cuidem das crianças como cidadãs do Reino de Deus, através da elaboração de materiais para capacitação de quem trabalha no Ministério com Crianças, nas igrejas locais, seja em Culto de adoração ao Senhor, “Culto Infantil” ou Igreja da Criança, Escola Bíblica de Férias, Escola Dominical, Vigília Nacional ou em projetos sociais e missionários. Também se faz presente nos periódicos da Igreja Metodista e elabora e divulga documentos que tenham por objetivo proteger a criança e conscientizar os responsáveis.

 

Atualmente, a equipe nacional é composta pela coordenadora nacional, Elaine Rosendal S. da Silva; nove coordenadores(as) regionais; quatro pessoas de apoio; e a assessora episcopal, Bispa Hideide Brito Torres.

 

As principais ações realizadas em 2023 foram: capacitações com a equipe/igreja locais que solicitaram, encontros online de estruturação de materiais, Caderno da EBF e vídeo do culto de encerramento, redação das revistas Bem Te Vi e live para professores de crianças da ED (com vários colaboradores e em parceria com o Departamento de Educação Cristã), Conferência MetôKids aberta ao público cristão de todo o Brasil (com palestras e workshops significativos, tendo como preletores irmãos(ãs) metodistas e de outras denominações), no canal do YouTube – Crianças DNTC (com variedades de materiais tanto para crianças como para quem ai ensinar e também auxílio às igrejas que têm uma equipe pequena, com músicas, arte, dinâmicas e minisséries), a Vigília Nacional, Espaço na Voz Missionária/ Expositor Cristão (crianças e responsáveis) e Campanha Eu Oro com meu Filhos (em parceria com o DRTC da 5ª Região). Destacamos que o Caderno da EBF é esperado, utilizado e elogiado por outras denominações cristãs.

 

O DNTC tem uma equipe de apoio atuante na produção de materiais e também que atualiza as redes sociais do departamento (YouTube Crianças DNTC, Instagram - DNTC – Crianças Metodistas - @criancasmetodistasnacional - e no site oficial da Igreja Metodista Brasil), trazendo materiais que auxiliam ministros(as) de crianças e também atividades para crianças, como as minisséries; temas de datas como Páscoa, Natal, Reforma Protestante, Coração Aquecido, Escola Dominical e outros tantos; além da divulgação de eventos. O DNTC também está presente no Projeto Sombra e Água Fresca, colaborando com o Comitê Pedagógico em capacitações e elaboração de materiais.

 

Todo trabalho realizado pela equipe é diretamente vinculado aos princípios bíblicos e segue o Tema Nacional da Igreja Metodista, dada a importância da conexidade na nossa igreja.  elaboração de cada material é feita em grupo e passa pela avaliação episcopal a fim de que seja um material, uma capacitação ou uma cartilha que expresse o cumprimento da missão.

 

Neste ano, muitos foram os desafios que passamos como equipe, desde a dificuldade financeira para a elaboração de materiais e encontros; o falecimento do irmão Celso, coordenador da 5ª Região; e o desafio de escrever quatro revistas para a Escola Dominical, em pouco tempo, sem experiência e sem recursos. Também destacamos a realização da Conferência MetôKids, que teve dificuldades financeiras e de incentivo à participação no evento.

 

Para 2024, o desafio é continuar sendo canal de bênção e capacitação para aqueles e aquelas que foram chamados(as) a ministrar aos corações das crianças e para as nossas crianças. Já estamos elaborando o Caderno da EBF 2024: Eu vim de Deus, como você. A base bíblica é Jó 33:6 NVI.

 

Já estamos de joelhos dobrados, intercedendo pelas crianças e pelos ministérios em todas as igrejas do país.

 

Equipe DNTC


 

           

                                               Bispa Hideide Brito Torres                                      Elaine Rosendal

                                           Assessora Episcopal do DNTC                       Coordenadora Nacional do DNTC

 


 

CULTO DE ENCERRAMENTO DA EBF - ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS

 


Posts relacionados

Notícia, por José Geraldo Magalhães Jr.

Câmara Nacional de Expansão Missionária se reúne em São Paulo

Representantes da Câmara Nacional de Expansão Missionária da Igreja Metodista está reunido na Sede Nacional da organização, em São Paulo, incluindo o Bispo João Carlos Lopes, assessor da câmara, e a pessoa de referência do grupo na área nacional, Pastor Paulo de Tarso. Durante a reunião, os membros da câmara tiveram 15 minutos cada um para compartilhar as ações missionárias nas respctivas regiões. Também terá uma vídeo conferência para falar sobre mapas e outros dados atualizados do metodismo e presença evangélica no Brasil. A reunião está prevista para terminar amanhã, dia 20.