Publicado por José Geraldo Magalhães em Atualidade, Capa - 01/02/2022 às 23:50:48

EC de fevereiro: ansiedade (Vol. 136 N. 2 2022)

Quando nos referimos à ansiedade, precisamos que ter em mente que ela é um sentimento ligado a preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia. De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina. Por essa razão que o próprio Jesus e o apóstolo Paulo recomendaram depositar em Deus toda a nossa confiança. Nem sempre é fácil assim, embora Jesus tenha nos recomendado não andarmos ansiosos/as.

São várias as pesquisas sobre o tema da ansiedade. Uma delas aponta a ansiedade ligada à depressão na gestação. Duas pesquisadoras da Universidade Metodista de São Paulo analisaram 41 artigos, nacionais e internacionais, publicados entre 2010 e 2016, em revistas renomadas de artigos científicos, para verificar os fatores de risco para ansiedade e depressão na gestação.

O Bispo João Carlos Lopes alertou na palavra episcopal enviada aos pastores e pastoras da 6ª Região Eclesiástica no início deste ano que sempre haverá situações na nossa vida que gostaríamos que fossem diferentes. Em 2022 não será diferente. 

A ansiedade é o mal deste século. Atinge homens e mulheres, jovens e velhos/as, doutores/as e analfabetos/as, religiosos/as e ateus/as. As pessoas andam com os nervos à flor da pele. São como um vulcão prestes a entrar em erupção. Essa é a opinião de mais um líder religioso ao afirmar que há pelo menos duas causas da ansiedade – ameaça e medo.

A ideia de trazer o tema nesta edição é fazer com que nossos/as leitores/as reflitam e se cuidem, pois a ansiedade, como mostram pesquisas que trouxemos na matéria de capa, pode causar a depressão, inclusive no pós-parto, que no Brasil atinge alarmantes 26% das mulheres após a gestação, agravando-se ainda mais com o isolamento social e o medo de contrair o novo coronavírus. Tema relevante que merece nossa atenção, como metodistas, Igreja e família pastoral.

Que Deus te abençoe!
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão


Posts relacionados

Capa, Editorial, por Redação

EC de agosto

Esta edição está marcada por atos de ajuda e solidariedade de metodistas que abençoaram sete parceiros ministeriais em todo o Brasil.

Capa, Editorial, por Redação

EC novembro 2019

No dia 20 de novembro temos uma data importante a ser lembrada – o Dia da Consciência Negra. Por trás da data, há muita história a ser contada, mas nem sempre o passado foi superado. No dia 13 de maio de 1888, foi sancionada pela Princesa Isabel a Lei Áurea, que proíbe a escravização de pessoas em todo o território brasileiro.