Publicado por José Geraldo Magalhães em Atualidade, Capa - 01/02/2022 às 23:50:48

EC de fevereiro: ansiedade (Vol. 136 N. 2 2022)

Quando nos referimos à ansiedade, precisamos que ter em mente que ela é um sentimento ligado a preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia. De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina. Por essa razão que o próprio Jesus e o apóstolo Paulo recomendaram depositar em Deus toda a nossa confiança. Nem sempre é fácil assim, embora Jesus tenha nos recomendado não andarmos ansiosos/as.

São várias as pesquisas sobre o tema da ansiedade. Uma delas aponta a ansiedade ligada à depressão na gestação. Duas pesquisadoras da Universidade Metodista de São Paulo analisaram 41 artigos, nacionais e internacionais, publicados entre 2010 e 2016, em revistas renomadas de artigos científicos, para verificar os fatores de risco para ansiedade e depressão na gestação.

O Bispo João Carlos Lopes alertou na palavra episcopal enviada aos pastores e pastoras da 6ª Região Eclesiástica no início deste ano que sempre haverá situações na nossa vida que gostaríamos que fossem diferentes. Em 2022 não será diferente. 

A ansiedade é o mal deste século. Atinge homens e mulheres, jovens e velhos/as, doutores/as e analfabetos/as, religiosos/as e ateus/as. As pessoas andam com os nervos à flor da pele. São como um vulcão prestes a entrar em erupção. Essa é a opinião de mais um líder religioso ao afirmar que há pelo menos duas causas da ansiedade – ameaça e medo.

A ideia de trazer o tema nesta edição é fazer com que nossos/as leitores/as reflitam e se cuidem, pois a ansiedade, como mostram pesquisas que trouxemos na matéria de capa, pode causar a depressão, inclusive no pós-parto, que no Brasil atinge alarmantes 26% das mulheres após a gestação, agravando-se ainda mais com o isolamento social e o medo de contrair o novo coronavírus. Tema relevante que merece nossa atenção, como metodistas, Igreja e família pastoral.

Que Deus te abençoe!
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão


Posts relacionados

Atualidade, Metodismo, Notícia, por José Geraldo Magalhães

21º Concílio Geral bate à porta e traz esperança ao povo metodista

Todas as vezes que se fala em Concílio Geral (CG) se pensa em debates, discussões intermináveis, decisões importantes que precisam ser colocadas em pauta, missão da Igreja, e por vezes muitos assuntos acabam ficando para o Colégio Episcopal e/ou a Cogeam decidirem futuramente.

Atualidade, Editorial, Capa, por José Geraldo Magalhães

EC de setembro: Igreja no lixão

São mais de cem voluntários e voluntárias que deixam suas denominações e vão, em nome de Jesus, fazer missão. São membros de várias igrejas, entre elas, a Metodista, a Segunda Igreja Batista e Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Um verdadeiro testemunho cristão que mereceu a capa desta edição.

Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC março aborda tema sobre os desafios da juventude metodista

Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós”. Essas foram as palavras de João escritas em uma de suas cartas. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Juventude, faz exatamente um ano que a Igreja Metodista, assim como todo o país, enfrenta tempos difíceis devido à pandemia do novo coronavírus

Capa, Editorial, por Redação

EC de outubro: Por onde navegam nossas crianças?

No mês de setembro fui surpreendido por um texto em uma rede social de uma mãe alertando sobre os perigos da internet. Ela se referia à Boneca Momo. Um dia o filho dela de 5 anos perguntou: “A senhora também conhece a Boneca Momo, mamãe?”. No post, a mãe se dizia assustada porque a criança não acessava computador, mas pegava o celular de vez em quando para assistir a vídeos.