Publicado por José Geraldo Magalhães em Capa, Editorial - 27/05/2020 às 11:47:54

Jornal EC junho 2020: uma Igreja Solidária

No ano em que a Igreja tem como tema nacional a Unidade, ela está vivendo um tempo de isolamento social, com templos fechados, sem poder celebrar com a comunidade, dar um abraço. No entanto, a Igreja não parou. Na edição passada abordamos o tema da Igreja Virtual. Nesta edição queremos compartilhar um pouco da solidariedade e da compaixão que, por sua vez, são duas palavras importantes para a genuína fé cristã. 

Solidariedade remete a “sólido, inteiro, pleno”, levando ao entendimento de comprometer-se com a necessidade do outro, demandando uma integridade pessoal superior. Por outro lado, compaixão tem o significado de “sentir com”, identificação com o sentimento alheio, seja sua alegria ou tristeza. A compaixão parece lidar mais com o interior, a vida espiritual, com o coração. E a solidariedade trabalha mais com as ações “sólidas”, concretas”, que deságuam num comportamento de ajuda e companheirismo prático. 

A crise que estamos vivendo no âmbito da saúde pública, provocada pela Covid-19, que já deixou quase 30 mil mortos/as e mais de 498 mil casos confirmados, segundo informações do Painel Coronavírus Brasil, tem repercutido muito no campo econômico, atingindo duramente muitas famílias que perderam o emprego ou viviam de pequenos comércios locais. 

Neste tempo de pandemia, a Igreja necessita, ainda mais, continuar a sua missão. É o que tem feito muitos/as metodistas espalhados pelo Brasil afora. O momento é de solidariedade e partilha. Este mês temos duas datas importantes a serem lembradas: o Dia do Expositor Cristão e o
dia do no Cenáculo. Trouxemos uma reportagem especial do no Cenáculo em parceria com a Rádio Trans Mundial.

Espero que esta edição desperte em você cada vez mais o ato solidário e de compaixão para que dias melhores possam surgir no horizonte nesses  tempos difíceis para todos/as nós.


Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

Faça o download para seu celular ou computador! Se estiver usando o celular, basta clicar no centro da imagem abaixo e depois na seta no canto superior esquerdo. Pelo computador é só clicar na seta.


Tags: covid-19, coronavirus, igreja-solidaria, capa


Posts relacionados

Capa, Editorial, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC de fevereiro 2020

Abrimos esta edição com a Palavra Episcopal sobre a Quaresma – tempo litúrgico que se inicia no dia 26 de fevereiro e se estende até o dia 9 de abril. Quaresma é tempo de mudança, conversão e para consagrar-se mais a Deus. 

Conscientização, Atualidade, Opinião, Editorial, Capa, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC outubro 2019

No mês considerado das crianças, destacamos, nesta edição, a última pesquisa do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos (MDH) tendo como foco a violência infantil. Foram 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo que 17.093 registros são referentes à violência sexual. Leia a reportagem completa em nosso site!

Notícias, Capa, Editorial, por Redação

EC de maio

Na Bíblia, encontramos várias passagens relacionadas à oração, inclusive como ela foi fundamental na vida de muitas pessoas. São vários os momentos que recorremos a Deus também pela oração. Não é à toa que encontramos recomendações para interceder por nossos irmãos e irmãs.

Atualidade, Igreja e Sociedade, Nacional, Episcopal, Metodismo, Opinião, Editorial, Capa, Notícia, Notícias, Conscientização, por José Geraldo Magalhães Jr.

Expositor Cristão: Febre amarela e os desafios da Igreja!

Estamos praticamente no início do ano. E mais uma vez fomos surpreendidos/as por temas que são repercutidos na sociedade. Ano passado foi a crise nas penitenciárias brasileiras. Este ano é a preocupação alarmante que a mídia vem sentindo sobre a febre amarela. Embora os veículos de comunicação estejam noticiando esse assunto desde novembro, foi em janeiro que as coisas começaram a ficar mais preocupante ao assistir pela televisão às filas intermináveis em busca da vacina.