Publicado por José Geraldo Magalhães em Capa, Editorial - 27/05/2020 às 11:47:54

Jornal EC junho 2020: uma Igreja Solidária

No ano em que a Igreja tem como tema nacional a Unidade, ela está vivendo um tempo de isolamento social, com templos fechados, sem poder celebrar com a comunidade, dar um abraço. No entanto, a Igreja não parou. Na edição passada abordamos o tema da Igreja Virtual. Nesta edição queremos compartilhar um pouco da solidariedade e da compaixão que, por sua vez, são duas palavras importantes para a genuína fé cristã. 

Solidariedade remete a “sólido, inteiro, pleno”, levando ao entendimento de comprometer-se com a necessidade do outro, demandando uma integridade pessoal superior. Por outro lado, compaixão tem o significado de “sentir com”, identificação com o sentimento alheio, seja sua alegria ou tristeza. A compaixão parece lidar mais com o interior, a vida espiritual, com o coração. E a solidariedade trabalha mais com as ações “sólidas”, concretas”, que deságuam num comportamento de ajuda e companheirismo prático. 

A crise que estamos vivendo no âmbito da saúde pública, provocada pela Covid-19, que já deixou quase 30 mil mortos/as e mais de 498 mil casos confirmados, segundo informações do Painel Coronavírus Brasil, tem repercutido muito no campo econômico, atingindo duramente muitas famílias que perderam o emprego ou viviam de pequenos comércios locais. 

Neste tempo de pandemia, a Igreja necessita, ainda mais, continuar a sua missão. É o que tem feito muitos/as metodistas espalhados pelo Brasil afora. O momento é de solidariedade e partilha. Este mês temos duas datas importantes a serem lembradas: o Dia do Expositor Cristão e o
dia do no Cenáculo. Trouxemos uma reportagem especial do no Cenáculo em parceria com a Rádio Trans Mundial.

Espero que esta edição desperte em você cada vez mais o ato solidário e de compaixão para que dias melhores possam surgir no horizonte nesses  tempos difíceis para todos/as nós.


Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

Faça o download para seu celular ou computador! Se estiver usando o celular, basta clicar no centro da imagem abaixo e depois na seta no canto superior esquerdo. Pelo computador é só clicar na seta.


Tags: covid-19, coronavirus, igreja-solidaria, capa


Posts relacionados

Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC abril aborda tema da Páscoa

Uma das datas mais significativas do calendário cristão é celebrada na chamada Semana Santa – a Páscoa. Lamentavelmente, há dois anos não temos celebrado como gostaríamos devido à pandemia da Covid-19..

Capa, Editorial, Opinião, Metodismo, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC agosto 2019

Quando se fala em missão, lembra-se das palavras de Jesus no texto mais conheci- do como o Ide. Embora a palavra missões, ou missão, não se encontre na Bíblia, ela está no coração de cada metodista.

Capa, Editorial, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC de julho 2019: no Cenáculo completa 80 anos de publicação no Brasil

Consideramos esta edição histórica por se tratar da cobertura dos 80 anos do no Cenáculo em terras brasileiras. A programação começou a ser planejada em dezembro do ano passado, envolvendo várias lideranças clérigas e leigas da Igreja Metodista para que o mês de junho, no dia Nacional do no Cenáculo, ficasse na memória de muitas pessoas.