Publicado por Isabelle de Freitas em Notícia, Nacional, Missão | 28/11/2018 às 16:01:23


Integridade e missão pautam o Encontrão Nacional de Jovens 2018


A presença de agências missionárias desafiou os/as metodistas a voltarem mobilizados/as para a missão em suas regiões e sociedades locais

 

Mais de 400 jovens reuniram-se nos dias 15 a 17 de novembro na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) sob o tema Integridade, assunto que norteou a Igreja Metodista no ano de 2018. O encontro acolheu a apresentação dos relatórios da Confederação Metodista de Jovens e da Agência Malta, braço missionário do grupo. O Plano de Ação, que conduzirá a juventude nos próximos quatro anos, foi amplamente discutido pelos/as 82 delegados/ as que representavam as Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja. Entre outros assuntos, o documento levanta preocupações com a comunicação e capacitação da juventude e pede a inserção de ações que visem à preservação do meio ambiente nas atividades promovidas pela Confederação em março, o mês da juventude metodista.

Os/as participantes do Encontrão foram motivados/as a pensar com seriedade no serviço que querem desenvolver na missão, e para isso puderam escolher entre 11 oficinas que ofereciam capacitação em diferentes áreas.

Jéssica Cavalcanti Ferreira, da Igreja Metodista do Jabaquara, participou da oficina oferecida pela Agência Malta e saiu esclarecida sobre o exercício da missão. “Eu já tinha bastante interesse no assunto, mas quando temos pessoas que vivem isso há mais tempo e com pensamentos mais estruturados sobre o assunto, é interessante porque amplia nossa visão, nossa maneira de pensar e nossos horizontes, então você começa a ver opções para atuar na missão”, compartilhou.

O assessor da Confederação Metodista de Jovens, Bispo Adonias Pereira do Lago, foi um dos oficineiros. Ele enfatizou a interação com os/as participantes na oficina, que teve foco na reforma. “Foi bem participativo, pudemos extrair o que eles/ as lembravam e conheciam do cenário da reforma”, disse. O bispo explicou como o assunto de sua oficina foi pertinente ao tema da Igreja. “Não tem como não falar da integridade, especialmente nesses temas. Parte da integridade que queremos viver é ser íntegro/a com as escrituras sagradas, ser íntegro/a para com a nossa história, não deturpando nem a Bíblia, nem a história, e isso faz parte do caráter íntegro que a Igreja precisa ter”, concluiu o bispo.

Missões e desafios

Quem também ofereceu uma oficina durante o encontro foi a organização Missão Portas Abertas, que aproxima a igreja brasileira da realidade de cristãos/ãs perseguidos/as. O missionário Fábio, que se identifica apenas com o primeiro nome para manter a identidade em sigilo por atuar nas missões em países onde há perseguição religiosa, falou sobre a receptividade dos/as metodistas acerca do tema. “É um privilégio a Portas Abertas ser convidada para estar aqui com uma juventude tão ativa como essa”, contou. “A oficina, ao sair do ambiente do púlpito de modo que possamos dialogar, conversar, falando a respeito de uma missão como a nossa, é algo muito rico”, afirmou.

Quem também tratou dessa temática foi a equipe da Missão Steiger Brasil, referência para jovens artistas que desejam ser relevantes. Já o espaço da Agência Malta provocou os/as participantes com uma pergunta: o que o/a impede de viver a Missão?

William Júnior, atual presidente da Confederação, compartilhou que o desafio da organização foi assumido por jovens que presidem as confederações e que trabalharam juntos nos últimos anos o despertamento, a capacitação e o envio missionário da juventude. “É tão bom vermos, nesses três dias, jovens sendo capacitados/as e com esse ardor missionário, querendo ir para a missão, querendo ser bênção na sua igreja local”, compartilhou. O presidente eleito, Mário Robson, da 6ª Região Eclesiástica, entende que a juventude unida consegue fazer muito pela Igreja. “Nós temos muita gente boa espalhada pelo Brasil, temos talento em todo o Brasil, e a ideia é juntar essas pessoas para trabalhar”, garantiu. Sua vice, Liliane Gomes, da Região Missionária do Nordeste, acompanha esse objetivo. “Não tem como existir um evangelho que não seja pensando no outro. Não tem como dizer que é metodista, que é cristão/ã, sem pensar no outro”, defendeu.

A equipe de comunicação, formada por 12 jovens que trabalharam, inclusive, nas madrugadas do encontro, disponibilizou transmissões ao vivo, fotos, vídeos e outras peças produzidas com alto nível de qualidade. Você confere os links para esses conteúdos em nosso site.

 

OFICINAS ENCONTRÃO NACIONAL 2018

  • Integridade e Identidade Metodista, ministrada pelo Pastor Guilherme Emílio;
  • Missão, ministrada por missionários/as da Agência Malta;
  • Postura e Integridade nas Redes Sociais e Tecnologias, ministrada por Fabiano Pereira;
  • Negociando a fé: as 7 Solas da Reforma/ sola fé, ministrada pelo assessor da Confederação Metodista de Jovens, o Bispo Adonias Pereira do Lago;
  • Integridade nos relacionamentos, ministrada pela Pastora Ana Carolina (Carol), da Catedral Metodista de São Paulo;
  • Liderança – Integridade de um Líder, ministrada por Hebert Nogueira;
  • Adoração e Música, ministrada pelo coordenador do Departamento Nacional de Música e Arte da Igreja Metodista, Nelson Junker;
  • Os desafios do jovem cristão nas universidades e mercado de trabalho, ministrada pelo reitor da UMESP, Prof. Dr. Paulo Borges Dias Nogueira;
  • Postura do jovem nos ambientes da cidade, ministrada por Felipe dos Anjos;
  • Juventude Empreendedora na vida profissional, ministrada pelo Prof. Dr. Michael Stoica, do Kansas (EUA);
  • Missão Portas Abertas, ministrada pelo Missionário Fábio.

 

 

ELEITOS/AS PARA A DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Mário Robson – IM Central de Londrina/PR - 6ª Região Eclesiástica

Vice-presidente: Liliane Gomes – IM Central de Natal/RN - Região Missionária do Nordeste (REMNE)

Secretária de atas: Cândida Luiza Lima – IM Central de Governador Valadares/MG - 4ª Região Eclesiástica

Tesoureiro: Rafael Neves – IM de Carapicuíba/SP – 3ª Região Eclesiástica

Comunicação: Ábner Steffen – IM Central em Chapecó/SC – 6ª Região Eclesiástica

 

Publicado originalmente na edição de dezembro de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso.

 

 

 

 


Tags: sem tags no momento!