Publicado em Notícias, Educação | 10/08/2018 às 08:58:44


Agência internacional trabalha no desenvolvimento de lideranças no Brasil

2018-08-fateo-117-800x568.jpg

Foto; Edifício Ômega da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, em São Bernardo do Campo/SP. | © Arquivo EC

O aperfeiçoamento da liderança na Igreja Metodista no Brasil e o fortalecimento de conexões e atividades práticas entre organizações nas áreas de língua portuguesa e espanhola da América Latina estão entre as principais metas do Centro Regional da Junta Geral de Educação Superior e Ministérios (GBHEM) para Liderança, Educação e Desenvolvimento (LEaD) no Brasil. O Pastor dr. Paulo Roberto Garcia, diretor-executivo do Centro LEaD no Brasil, disse acreditar que o centro é um elemento estratégico fundamental para atingir esses objetivos. Com sede em São Paulo, é um dos dez centros globais estabelecidos pela GBHEM para promover o trabalho contínuo da agência em todo o mundo, de apoiar a formação e o desenvolvimento de líderes para a igreja global.

“A área da América Latina e Caribe tem sua forma própria de refletir teologia, desenvolvimento missionário de igrejas e teologia prática”, disse Garcia, pastor metodista e professor de teologia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Para atingir seus objetivos, Garcia disse que o centro no Brasil trabalhará especificamente para priorizar a Associação Latino-Americana de Instituições Educacionais Metodistas (ALAIME) como um espaço de articulação e um ambiente de compartilhamento na América Latina, além de fortalecer a liderança em capelania no Brasil como parte do programa Global de Capelania da GBHEM; fortalecer a liderança em educação teológica, criando uma rede de compartilhamento de recursos de centros de formação teológicos na América Latina e nos Estados Unidos e apoiar as oportunidades de empoderamento da liderança clériga metodista nas comunidades de língua portuguesa. “A prioridade será aumentar as conexões entre a GBHEM e uma rede de organizações educacionais no Brasil que trabalha com mais de 30 mil crianças, jovens e jovens adultos/as”, disse Garcia. 

A rede consiste em universidades de pesquisa, universidades de ensino, escolas secundárias e instituições teológicas. “Um dos nossos primeiros projetos será fortalecer a presença dessas instituições no ALAIME e fortalecer os diálogos com a parceria latino-americana”, afirmou Garcia. “Para tornar tudo isso viável, já estamos em diálogo com a Rede Metodista de Educação, e nosso centro LEaD da GBHEM apoiará sua participação na Assembleia ALAIME, que será rea­lizada no Chile”.

Para implementar o programa da GBHEM sobre Capelania Global no contexto latino-americano, o centro planeja apoiar os incentivos às capacitações de lideranças para clérigos/as e leigos/as em ministérios do campus, incluindo o uso de recursos de ensino a distância e outras oportunidades, por meio da parceria com o centro de idioma espanhol LEaD com base na Argentina.
No Brasil, um projeto liderado pela Fateo e pelo programa da GBHEM com ministérios hispânicos/latinos oferece uma oportunidade para que candidatos/as metodistas ordenados/as ao ministério em todo o país passem um fim de semana refletindo sobre seu chamado baseado nas três ênfases de ouvir, discernir e responder. O próximo evento anual do Programa de Orientação Vocacional (POV), que é semelhante ao evento Exploração realizado nos Estados Unidos, será em setembro de 2018.

Os centros LEaD e seus/as diretores/as-executivos/as são parte integrante da estratégia de educação global da GBHEM, posicionando a agência para fornecer desenvolvimento de liderança, com recursos de educação e ministério em dez áreas geográficas apoiadas pela GBHEM. Os/as diretores/as-executivos/as residem nessas áreas e conhecem a igreja, as pessoas, a cultura e as línguas em seus respectivos contextos. Eles/as ajudam a GBHEM a manter contato com seus constituintes, aprender com eles/as e responder às suas necessidades de maneira mais eficaz. 

Sobre a GBHEM

Como agência de desenvolvimento de liderança da Igreja Metodista Unida, a missão da Junta Geral de Educação Superior e Ministério é capacitar os/as líderes leigos/as e clérigos/as Metodistas Unidos a descobrirem, reivindicarem e florescerem o chamado de Cristo em suas vidas, criando conexões e provendo recursos para ajudar no recrutamento, educação, desenvolvimento profissional e formação espiritual. Todos os/as presbíteros/as, diáconos/as e pastores/as licenciados/as se beneficiam de nossos programas de treinamento e candidatura. Muitos/as jovens adultos/as encontram ajuda para esclarecer sua vocação e o chamado de Deus em suas vidas através de nossos programas de liderança e discernimento. 

Fonte: Agência de Comunicação UMCCOM. Tradução: Sara de Paula 
Siga-nos no Twitter e no Facebook: @GBHEM. @GBHEM.programas de liderança e discernimento.
Publicado em www.umnews.org/es
Publicado originalmente na edição de agosto de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso


Tags: sem tags no momento!