Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em CIEMAL, Internacional, Notícias | 30/09/2019 às 11:15:26

Treinamento Missionário transcultural do CIEMAL acontece pela sexta vez

Amanda Calabrez | Correspondente do EC | Panamá

Fotos Amanda Calabrez

O encontro aconteceu na cidade do Panamá e reuniu representantes de 19 países 

Entre os dias 2 e 6 de setembro, o treinamento missionário transcultural do CIEMAL (Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe) reuniu 48 pessoas na cidade do Panamá, no Panamá. Entre bispos, pastores/as e lideranças leigas, 19 países foram representados, sendo eles, Bahamas, Panamá, Brasil, Trinidad Tobago, Antígua, Guiana Inglesa, Peru, Honduras, El Salvador, Inglaterra, Estados Unidos, Índia, Ghana, Jamaica, México, Porto Rico, Costa Rica, Haiti e Barbuda. 

Esse treinamento, promovido pelo CIEMAL, visa cumprir seus objetivos de “Mobilizar, treinar e conectar”. Neste ano o treinamento teve como tema: conectando os chamados na busca de uma cultura de generosidade, baseado na igreja da Macedônia (2 Coríntios 8).

O Pastor Luciano Pereira da Silva, secretário-geral do CIEMAL, compartilhou a expe­riência vivenciada em Costa Rica. “Quando começamos, em 2013, em Alajuela – Costa Rica, me perguntaram qual seria nosso plano de trabalho, respondemos naquela época: mobilizar igrejas e as lideranças para a missão, treinar e capacitar irmãos e irmãs com o objetivo de conectá-los/as com o avanço da missão na América Latina, Caribe e em todo o mundo. Hoje, passados seis anos, realizamos seis treinamentos missionários. Estamos começando a ver a concretização do projeto que Deus colocou em nosso coração! Começamos a efetivar conexões com o fim de colaborar para o avanço da missão de Deus”, disse o secretário-geral. 

A sexta edição do encontro teve também um momento de apresentação dos projetos missionários que o CIEMAL tem conectado em todo o mundo. Um desses projetos é o de envio de um obreiro para começar um movimento de evangelização e discipulado em New Castle – Inglaterra.  Para este propósito foi selecionado o Pastor da 4ª Região Eclesiástica, Fábio Vilela, que também deu seu depoimento sobre o treinamento. 

“Foi um tempo muito especial por tudo aquilo que pude ouvir e receber. Todas as ministrações foram voltadas para a missão de Deus. Percebi que paradigmas foram quebrados em minha mente e em meu coração. Dessa forma, eu vou poder me entregar e me doar mais para aquilo que o Senhor tem me chamado; para fazer como Igreja na sua missão aqui na terra”, disse o Pastor Fábio.

Depoimentos
Um dos momentos importantes do encontro é o relacionamento com pessoas de outros países. A troca de experiências missionárias,  ajudou as pessoas a perceberem que é possível fazer missão em outros lugares, como o Pr. Fábio. “Outro presente de Deus foram todos os contatos que pudemos fazer. Foi a partir desse tempo junto ao CIEMAL que surgiu a oportunidade de estar servindo junto à Igreja Metodista inglesa, na cidade de New Castle. Então, a partir do próximo ano eu estarei plantando uma igreja em outro país. Sou grato a Deus pelo CIEMAL e oro para que esse projeto permaneça e possa abrir muitas portas para aquilo que o Senhor deseja fazer nessa geração”, finalizou o Pr. Fábio.

Breno Rachid, líder do ministério Nação da Cruz, que envia missionários/as aos países muçulmanos, disse ter sido muito importante participar desse treinamento missionário, por poder compartilhar com diversos países o que tem acontecido no Oriente Médio. Já o Dr. Ravi David, que é metodista indiano, contou que é sempre muito gratificante ver tantas pessoas reunidas para aprender mais de Deus, focadas na missão. “Eu faço parte da Igreja Metodista na Índia e é muito bom ver como Deus tem usado o metodismo na América Latina e Caribe para ser uma igreja missionária. Nós estamos aqui aprendendo através do Senhor o que significa sermos generosos para servi-lo e para cumprir o propósito onde Ele nos colocou. Minha oração é para que essas conexões estabelecidas aqui continuem a crescer forte e os frutos virão para o Reino de Deus”, enfatizou David.

Palestrantes
O encontro contou com uma equipe de preletores/as de diferentes partes do mundo: Bispo Adonias Pereira do  Lago (Brasil – 5ª Região), Missionário Kingspride (Gana), Pr. Carlos César (Brasil – 6ª Região), Breno Rachid (Nação da Cruz – Brasil – 6ª Região), Bispo Felipe Ruís (México), Dr. Ravi David (Índia), Felipe Morgan (Panamá), Missionário Bud Simon (TMS Global EUA), Amanda Calabrez (Brasil – 5ª Região), Pra. Lizzette Gabriel Montalvo  (Porto Rico) e Pr. Luciano Pereira da Silva (Brasil/Panamá, CIEMAL).
Para ter acesso a mais informações sobre o encontro, além de se informar sobre as oportunidades missionárias que o CIEMAL tem conectado em todo o mundo, acesse o site: ciemal.net.

Outros treinamentos
 Em fevereiro deste ano, o Expositor Cristão publicou uma matéria sobre o treinamento missionário para a juventude chilena, realizado pela agência “Misión de Fe”, em parceria com Agência Malta (Confederação Metodista de Jovens), CIEMAL e liderança nacional de jovens do Chile. O encontro aconteceu nos dias 24 a 30 de janeiro em Buin, região metropolitana de Santiago. Houve a participação de 15 chilenos/as de várias re­giões do país e 3 brasileiros/as. A semana de treinamento contou com as aulas, com momentos de partilha, de ministrações e louvor e, também, com momentos culturais típicos do país. Os temas ministrados foram Base Bíblia da Missão, Vocação, Tendências Missionárias, A missão de Deus, Profissionais em Missão, Administrando o Tempo, Liderança, Mobilização Missionária, Missão e Imigração, Missão na Europa, Discipulado e Missão e Comunicação Transcultural. 

Publicado originalmente na edição de outubro de 2019 do jornal Expositor Cristão 

*Reprodução parcial ou integral deste conteúdo autorizado desde que seja citado a fonte conforme abaixo:

[Nome do repórter], Expositor Cristão (Edição outubro de 2019)


Tags: ciemal, internacional,