Publicado por Redação em Notícia, Política, Igreja e Sociedade, Nacional - 16/09/2016 às 13:42:02

Secretário do CMI se preocupa com Igrejas brasileiras

2016_09_representantes_conferenciaevangelica
(CMI) - "O notável desenvolvimento para superar a pobreza no Brasil tem sido uma inspiração para muitos e é extremamente importante que a justiça para os pobres continue na agenda para a liderança do Brasil", disse o Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Tveit esteve em São Paulo, Brasil, entre os dias 7 e 9 de setembro, participando da Conferência Mundial Pentecostal e conhecendo líderes da igreja local.

O Senado brasileiro depôs a presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto, pondo fim a um processo de impeachment que polarizou o maior país da América Latina em meio a um escândalo de corrupção e crise econômica.


Em 8 de setembro, Tveit reuniu os líderes das cinco igrejas membros do CMI no Brasil, para ouvir suas avaliações sobre a crise em curso e o papel das igrejas.


"As necessidades dos pobres, a opção preferencial pelos pobres, deve ser sempre uma preocupação da igreja", disse ele. "O respeito pelos direitos humanos, e o cuidado das minorias em particular, será um teste para o Brasil neste momento."


O secretário geral do CMI também comentou que a crise política do país também tem "dimensões morais e espirituais".


"Há uma falta de confiança relacionada com a corrupção, mas é muito mais amplo do que isso. Os desafios em termos de confiança para o sistema democrático, uma política que garanta uma fatia do poder entre o povo da grande nação do Brasil e, particularmente, como capacitar todos, incluindo os mais necessitados, para influenciar a direção desta política ", disse ele.

Para Tveit, igrejas membros do CMI oferecem forte compromisso comum com valores que podem servir toda a sociedade, mesmo que as próprias igrejas não representem uma maioria em números."Muitos no Sul global, mas também no Norte, tem procurado ao Brasil para o compromisso no desenvolvimento", disse ele.


A reunião em 8 de Setembro foi assistido pelo Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa e Bishop Stanley Moraes, da Igreja Metodista no Brasil; Rev. Dr. Nestor Friedrich, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, secretário geral do CMI; Bispo Flavio Irala, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e presidente do Conselho Nacional das Igrejas do Brasil; Rev. Aureo Oliveira, da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil; Rev. Wertson Brasil, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil; e Dr. Marcelo Schneider, diretor de comunicação do CMI.


Leia mais sobre o encontro que aconteceu durante a 24° Conferência Mundial Pentecostal.


Publicado originalmente no site do Conselho Mundial de Igrejas (CMI)


Posts relacionados

Notícias, Notícia, Igreja e Sociedade, Atualidade, Conscientização, Missão, por José Geraldo Magalhães Jr.

Presidenta da Diaconia assina Termo de Convênio do Projeto Algodão em Sergipe

A Presidenta da Diaconia, Pastora Joana D'Arc Meireles, assinou hoje pela manhã, 12, no Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado no município de Nossa Senhora da Glória, Alto Sertão Sergipano

Atualidade, Igreja e Sociedade, Nacional, Episcopal, Metodismo, Opinião, Editorial, Capa, Notícia, Notícias, Conscientização, por José Geraldo Magalhães Jr.

Expositor Cristão: Febre amarela e os desafios da Igreja!

Estamos praticamente no início do ano. E mais uma vez fomos surpreendidos/as por temas que são repercutidos na sociedade. Ano passado foi a crise nas penitenciárias brasileiras. Este ano é a preocupação alarmante que a mídia vem sentindo sobre a febre amarela. Embora os veículos de comunicação estejam noticiando esse assunto desde novembro, foi em janeiro que as coisas começaram a ficar mais preocupante ao assistir pela televisão às filas intermináveis em busca da vacina.