Publicado por Redação em Capa, Editorial - 21/10/2019 às 09:35:10

EC novembro 2019

No dia 20 de novembro temos uma data importante a ser lembrada – o Dia da Consciência Negra. Por trás da data, há muita história a ser contada, mas nem sempre o passado foi superado. No dia 13 de maio de 1888, foi sancionada pela Princesa Isabel a Lei Áurea, que proíbe a escravização de pessoas em todo o território brasileiro. O Brasil foi o último grande país ocidental a eliminar a escravidão e, como aconteceu na maioria dos outros países, não se criou um sistema de políticas públicas para inserir os/as escravos/as libertos/as e seus/as descendentes na sociedade, garantindo a essa população escravagista os direitos humanos, saúde, alimentação e moradia, além do estudo formal para a conquista de posições no mercado de trabalho.

O racismo no Brasil ainda é muito forte, basta olhar a pesquisa no Atlas da Violência 2019, o qual aponta que 75% dos homicídios no Brasil são de pessoas negras. Um pastor metodista e integrante do Movimento Negro Evangélico em Salvador/BA acredita que há uma dizimação da população negra no país. Segundo seu depoimento na entrevista publicada na página 10, “Está em andamento um extermínio da juventude negra no Brasil”. Isso é comprovado na Pesquisa do Ipea, de onde trouxemos esses dados.

Para nos aprofundar no assunto, também trouxemos na Palavra Episcopal deste mês a reflexão do Bispo Luiz Vergílio, que faz um resgate histórico das raízes libertárias do evangelho. O artigo de um historiador em culturas da África traz perguntas intrigantes sobre o papel da Igreja nesse contexto da Consciência Negra. Fechamos a edição sobre o tema na página da criança com a história contada pela Rebeca dos Aventureiros em Missão. Afinal, as crianças precisam aprender desde pequenas que somos todos/as iguais.

Que Deus o/a abençoe nessa leitura!

Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão

Para fazer o download em pdf clique na seta abaixo no canto superior


Tags: ec-novembro, capa, dia-da-consciencia-negra


Posts relacionados

Notícias, Capa, Editorial, Opinião, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC setembro 2019

Nesta edição, destacamos os 90 anos da revista Voz Missionária – um marco na literatura cristã. Na matéria de capa você vai saber como ela surgiu em um período de grande depressão econômica mundial, cujo início foi marcado pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. No entanto, para as mulheres metodistas foi um momento especial. 

Notícias, Capa, Editorial, por Redação

EC de maio

Na Bíblia, encontramos várias passagens relacionadas à oração, inclusive como ela foi fundamental na vida de muitas pessoas. São vários os momentos que recorremos a Deus também pela oração. Não é à toa que encontramos recomendações para interceder por nossos irmãos e irmãs.