Publicado por José Geraldo Magalhães em Capa, Igreja e Sociedade - 05/05/2022

EC maio: família projeto de Deus!

Maio, o mês da família! A pandemia trouxe muitos desafios para a vida conjugal e familiar, por exemplo, incertezas, medos, intensidade de emoções, redefinição de responsabilidades dentro do lar, acúmulo de funções com trabalho e escola coexistindo dentro de casa e uma imersão na convivência pessoal e familiar, que não fora vivida antes. Nesses cenários, a família tem que se moldar aos novos desafios da casa. 

Alguns casais descobriram uma nova forma de viver a vida, com mais intimidade, uma conexão conjugal maior, ajuda mútua, novos hobbies e novas formas de diversão, o que traz mais leveza para o relacionamento. Mas outros, talvez por já estarem enfrentando alguma crise no casamento, colocaram em xeque a própria sobrevivência da relação durante e após a pandemia.

Procuramos ouvir alguns/as especialistas em terapias com casais, pastores/as metodistas e psicólogos/as, para tentar traçar um caminho rumo a um relacionamento feliz e, principalmente, saudável. Será que há necessidade de    acompanhamento pastoral ou terapeuta para superar os desafios da vida conjugal? 

Compreender as novas dinâmicas sociais e os desafios que emergem em nosso tempo é uma condição fundamental para a Igreja ser relevante hoje no cumprimento da missão. A maioria das comunidades já acolhe famílias que não se enquadram no modelo clássico: pais, mães e filhos/as. Casos assim devem crescer com o passar dos anos, exigindo cada vez mais preparo do corpo pastoral e dos membros, que devem trabalhar com sensatez e prudência em prol do reino de Deus.

Por essas razões, é cada vez mais importante criar ministérios específicos na igreja local voltados para a família. Capacitar pessoas e promover espaços de reflexão e ministração sobre educação de filhos/as, namoro, casamento, finanças, cuidado com a terceira idade e outros temas. A Igreja deve ser um espaço terapêutico e educativo para a família. Ao investir em famílias fortes, são geradas Igrejas fortes que fazem a diferença na sociedade.

Que Deus te abençoe!

Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão

FAÇA O DOWNLOAD EM PDF AQUI!

 


Posts relacionados