Publicado em Notícias, Metodismo, Eventos | 05/12/2017 às 14:53:59


Encontros regionais incentivam ação social e comunhão das Federações Metodistas


Congresso Essência e Relevância reuniu jovens da 6ª RE

Confira como foram alguns dos eventos de mulheres, homens, jovens e juvenis. 

Na última edição do Jornal Expositor Cristão você acompanhou como foram alguns dos encontros regionais das Federações Metodistas. Mais eventos aconteceram durante os meses de outubro e novembro. Muitos deles destacaram o trabalho missionário e social, que fazem parte da identidade metodista.

Mulheres

No 38º Congresso Regional de Mulheres da 1ª Região Ecle­siástica (RE), que aconteceu entre os dias 2 e 4 de novembro, uma mobilização em parceria com a Secretaria de Ação Social alcançou vidas de mulheres em reclusão. A Sociedade de Mulheres da Igreja Metodista na 1ª RE tem sido uma grande parceira na evangelização de encarceradas por meio de doações de material de higiene pessoal. “No Congresso Regional, grande quantidade deste material foi arrecadado, demonstrando o amor e fidelidade para com a causa do reino de Deus”, explicou o pastor Edvandro Machado, pessoa de referência da Secretaria. 


Mulheres metodistas da 1ª RE mobilizadas para montar kits para mulheres encarceradas. 

Denize Ornelas, vice-presidente da Confederação Metodista de Mulheres (CMM), destaca que, além dos produtos de higiene, são inseridos nos kits materiais evangelísticos, como o devocionário no Cenáculo. “Até a Secretaria de Segurança conhece o trabalho das mulheres metodistas nesse sentido. Anualmente chegamos a mil e quinhentos, dois mil kits ou até mais”, afirmou Denize. 


Mesa eleita na Federação Metodista de Mulheres da 6ª RE acompanhada do Bispo João Carlos Lopes, presidente da Região.

O tema “Mulheres marcadas por Deus alcançam vidas” foi trabalhado pelas Federações. Essa temática tem sido trabalhada por elas há três anos, junto com o projeto “Mais uma para Jesus”. A presidente da CMM, Ivana Garcia Aguiar, explicou que a ideia é incentivar mulheres a alcançarem vidas no cotidiano. “Foi interessante porque em cada congresso a temática foi feita de maneiras diferentes, mas no final, conforme conversávamos com as mulheres, percebíamos que todas nós temos o mesmo sentimento: dar importância”, afirmou. 


Igreja Metodista em Vila Formosa na caminhada Quinta Feira Uso Preto


Segundo a presidente, além de se mobilizarem para promover arrecadação para Ação Social, algumas Federações incluíram em suas programações a marcha pelo fim da violência contra a mulher, com a campanha Quinta-Feira Uso Preto. “Nós tivemos passeatas no Congresso da 3ª RE, em Serra Negra/SP, e no Congresso da REMNE, onde foi feita a caminhada na Orla de João Pessoa/PB. Foi muito impactante”, contou. 

Homens


Entre os dias 13 e 15 de outubro, na 2ª Região Eclesiástica, os homens destacaram a celebração dos 150 anos de metodismo permanente no Brasil, durante o 52º Encontro da Federação, compartilhando a missão nas terras brasileiras em ordem cronológica, com destaque para os periódicos da organização, como o Jornal Expositor Cristão. A campanha “Plante uma árvore”, promovida pela área nacional da Igreja, foi incluída na celebração com a distribuição de 15 mudas para os/as presentes. “Tivemos a grata presença do irmão Abdnêgo Eugenio, representando a Confederação de Homens Metodistas do Brasil e a Confederação de Homens Metodistas da América Latina e Caribe, destacando o trabalho de ambas”, contou o presidente da Federação, Samuel Santos Lopes. 


Mesa eleita no Congresso Regional de Homens da 3ª RE

O presidente da Confederação Metodista de Homens (CMH), Marcus Silva, esteve em quase todos os encontros e compartilhou que em cada uma das regiões houve uma grande festa trabalhando o tema do departamento: alcançam e influenciam as cidades. Ele destacou como tem abraçado a missão de reunir os homens metodistas e incentivar os grupos societários locais. “Nosso primeiro desafio foi reunir o grupo, e nós temos vivido um período de frutificação. Tivemos congresso que variaram de 80 a 140 homens participando. Reunimos homens que estavam empenhados e envolvidos”, confirmou o presidente. 

Na terceira Região Eclesiástica, a Federação de Homens se reuniu na cidade de Arujá/SP entre os dias 20 e 22 de outubro. A diretoria, com a presidência de Max Pierre, organizou seu 41º Congresso. Quem representou o presidente da Região, Bispo José Carlos Peres, foi o assessor episcopal responsável pela parte espiritual da Federação de Homens, Pastor Henrique Leal. 

A diretoria da CMH compartilhou que seu objetivo agora é para que os homens organizados possam fazer diferença nas igrejas locais, distritos e regiões. “Nós, evangélicos/as, somos um terço da população do Brasil, e não temos visto essa parte da população influenciar as cidades. Nosso empenho agora é que os homens vivam de uma maneira que a gente possa ver que a Igreja Metodista faz diferença dentro da nossa sociedade e que os homens fazem a diferença dentro da Igreja Metodista”, afirmou o presidente da CMH, Marcus Silva.

Jovens e Juvenis

A UNIMEP recebeu um dos maiores encontros Regionais, que reuniu Jovens e Juvenis da 5ª Região Eclesiástica com o tema “Reformai”. A celebração aconteceu na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), no ano em que se comemora os 500 anos da Reforma Protestante. O IX Grande Encontro Metodista reuniu mais de 800 inscritos/as e contou com a presença do Bispo Adonias Pereira do Lago, presidente da região, como um dos preletores, além de ministros de louvor, como Fred Arrais e Samuel Mizrahy. A presidente dos Juvenis, Nathália Cristina da Silva, falou sobre a escolha de um dos palestrantes, Daniel Araujo, que interpreta o personagem Paxtorzão em seu canal do YouTube. “A Federação de Juvenis indicou o Paxtorzão por ele ter uma maneira bacana de falar com os/as juvenis, de ser engraçado e ao mesmo tempo falar sério”, disse a presidente. A mocidade metodista da 5ª Região pôde ainda celebrar a Ceia ministrada pelo Bispo Adonias. “A Ceia é sempre especial, e a comunhão desse momento com o Bispo foi muito marcante, mas o mais interessante foi o individual. Teve um peso entender a importância e responsabilidade desse momento para a mocidade”, afirmou Nathália.


IX Grande encontro Metodista de Jovens e Juvenis da 5ª RE

A celebração da Ceia também foi destaque no encontro de Juvenis da 8ª Região Eclesiástica entre os dias 12 e 15 de outubro, no Colégio Sesi do Jardim Planalto em Goiânia/GO. Assim como na Juvenília Metodista (Juname) deste ano, o evento trabalhou as oficinas com base em séries de sucesso na televisão, como Game of Thrones e Once upon a time. A palavra final no culto de encerramento foi dada pela Bispa Hideide Brito Torres, presidente da Região, que associou todas as séries trabalhadas com o tema de sua pregação. Durante todo o evento, os/as juvenis contaram com a “Sala do Sobrenatural”, onde os/as participantes podiam receber orações nas tardes livres.


Momento de Santa Ceia no Evento Regional Reformai de Jovens e Juvenis da 5ª RE

Já na 6ª Região Eclesiástica, o Congresso Regional de Jovens, com o título “Essência e Relevância”, aconteceu entre os dias 2 e 5 de novembro, na região metropolitana de Curitiba. “Com certeza ninguém voltou para casa da mesma forma que chegou. Agora temos novos desafios, um deles é levar essa essência e relevância para onde quer que os nossos pés andarem. Que Jesus seja nossa inspiração sempre”, publicou o site da Federação de Jovens da 6ª Região Eclesiástica. 

Sara de Paula
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de dezembro/2017 

 


Tags: sem tags no momento!