Publicado por José Geraldo em Notícia | 29/01/2019 às 12:18:31


Dia Mundial de Oração intercederá pela Eslovênia


“Venham porque tudo está preparado”

A celebração do Dia Mundial de Oração (DMO) 2019 acontecerá no dia 1º de março. A organização já liberou no site oficial os materiais para apoiar e divulgar o movimento entre as mulheres do Brasil e do mundo. A Diretoria Nacional do Dia Mundial de Oração conta atualmente com a metodista Sonia do Nascimento Palmeira atuando como 2ª tesoureira. No comitê internacional também há presença metodista, a diretora executiva Rosangela Oliveira.


 O movimento que aproxima mulheres de várias raças, culturas e tradições seleciona todos os anos um país pelo qual todas as pessoas envolvidas no projeto devem orar. Em 2019, a Eslovênia foi selecionada como alvo da intercessão. O material também é preparado especialmente pelas mulheres do país escolhido, e as organizadoras selecionaram o tema “Venham porque tudo está preparado”. 
Para promover o evento em sua igreja local em qualquer parte do mundo, você pode acessar os materiais disponíveis para download no site oficial da campanha. Entre as peças já disponibilizadas estão as informações principais do DMO 2019, o cartaz oficial em formato digital e para impressão, livreto e outras artes e textos que pretendem trazer os motivos de oração dessa edição. 
Outro propósito do movimento é de arrecadar doações para os projetos sociais de cada país, selecionados em cada edição. No relatório apresentado em 2018, três projetos no Brasil foram beneficiados com R$ 20.000,00 cada um. Eles fazem parte das seguintes entidades: Associação Beneficente Pella Bethânia em Taquari/RS, Associação Movimento de Ajuda Ecumênica (MAE) em Campo Verde/MT e Associação Beneficente Escola Para Vida em Ariquemes/RO.


Em 2019 outras instituições sociais serão beneficiadas com a verba: Associação Criança em Primeiro Lugar, em Blumenau/SC; o Centro de Convivência, em Pelotas/RS; e o Projeto Davi, em Novo Machado, também na região Sul do país. As doações já podem ser feitas por meio de depósito bancário, mas é necessário avisar a organização por telefone ou e-mail que a doação foi realizada. Confira a conta para depósito nesta página.

A República da Eslovênia
É um país da Europa Central com uma superfície de 20.273 quilômetros quadrados e 2 milhões de habitantes. A montanha mais alta é o Triglav, com 2.864 metros. Liubliana é a capital e tem cerca de 280.000 habitantes. A língua oficial é o esloveno e sua moeda corrente é o euro. O país proclamou sua independência em 27 de junho de 1991.

Economia 
Na zona rural há pequenas plantações familiares e criação de gado. Apesar das medidas com base na política agrária, as áreas utilizadas para a agricultura continuam a diminuir devido à negligência, ao crescimento das áreas urbanas e à infraestrutura de transportes. Quase dois terços da população trabalham na área de serviços, enquanto o terço restante é empregado na indústria e na construção. As principais atividades são: fabricação de veículos, equipamentos elétricos e eletrônicos, máquinas, produtos de madeira, indústria farmacêutica e produção de matérias-primas. 

Educação 
Por lei, todas as pessoas devem ter acesso à educação, que é livre para todos os níveis de ensino, depois do jardim de infância. O ensino primário tornou-se obrigatório a partir do século XVIII. Essa exigência é aplicada a todas as crianças entre 6 e 15 anos de idade. No país há 452 escolas primárias mantidas pelo governo, 5 escolas particulares e 28 para pessoas com necessidades especiais. Para jovens maiores de 15 anos, há 211 programas de educação. É facultada a escolha entre a educação geral e a profissionalizante, ou cursos técnicos especializados em programas de educação. O país tem 5 universidades e 40 instituições de ensino superior. 

Religião
A Eslovênia foi influenciada por diversas seitas e religiões, trazidas por diferentes povos e culturas. À Reforma Luterana seguiu-se a Contrarreforma. A contribuição significativa da Reforma para a prática de culto moldou a identidade eslovena, com a impressão dos primeiros livros e da Escritura Sagrada no idioma do país. Durante o regime comunista, após a Segunda Guerra Mundial, as convicções religiosas tornaram-se enfraquecidas. A prisão e a perseguição restringiam o acesso ao trabalho dos/as crentes, que eram discriminados/as. Após a independência da Eslovênia, em 1991, as instituições religiosas recuperaram seu papel social. O censo de 2002 revelou que os quatro grupos religiosos mais fortes no país são: os/as católicos/as romanos/as (60%), os/as ortodoxos/as e islamitas (cada um com 2,5%) e os/as luteranos/as (com aproximadamente 1%). A população restante não apresenta convicção religiosa. 

Dmo. O que é?
É um movimento que reúne mulheres cristãs de muitas tradições, em todo o mundo, para observar um dia comum de oração por ano. Em muitos países esse contato tem continuidade em reuniões de oração e trabalho. A ação é realizada em mais de 170 países e regiões e é um movimento simbolizado por uma celebração anual, sempre na primeira sexta-feira de março. 

Sua origem remonta ao século XIX, quando mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá iniciaram, através da oração, uma variedade de atividades de cooperação e apoio à participação de mulheres em obra missionária nacional e estrangeira. Apesar da forte resistência dos grupos missionários, compostos exclusivamente de homens, em 1861 e nos anos seguintes, as mulheres fundaram grupos femininos numerosos e eficientes, para a obra missionária estrangeira e nacional, mediante as quais puderam trabalhar diretamente com e para mulheres e crianças.

O papel da oração na obra missionária: Desde 1812 as mulheres motivaram umas às outras a participar em oração pessoal e assumir a liderança na oração comunitária e por missões. Em 1897 as mulheres de seis denominações formaram um comitê único para um dia de oração, pelas missões nacionais e, em 1912, convocaram um dia de oração pelas missões estrangeiras. Essas mulheres tiveram a visão da unidade cristã.

Para saber os detalhes completos sobre o DMO acesse nosso site: www.expositorcristao.com.br. 

Conta para depósito das ofertas do DMO-2019
Banco Bradesco
Agência: 1553-9
Conta Corrente: 22378-6
Favorecido: Dia Mundial de Oração

Ao depositar a oferta DMO-2018, favor informar à tesoureira por e-mail: dirce.schitkoski@gmail.com ou pelo telefone (42) 3233-3742.
Prazo para envio das ofertas: até 30 de junho de 2019.

Redação EC

Publicado na edição de fevereiro de 2019 do Jornal Expositor Cristão impresso. 


Tags: dmo2019, dmo,