Publicado por Redação em Notícia, Nacional, Igreja e Sociedade - 28/11/2018 às 16:13:01

Teologia Prática é tema central da Semana de Estudos Teológicos 2018

Com o objetivo de oferecer um espaço de reflexão e partilha de pesquisas e vivências que abordem os alicerces do fazer teológico no cotidiano, a Semana de Estudos Teológicos 2018 foi realizada entre os dias 22 e 24 de outubro. O evento, organizado pela Coordenadora Prof.ª Blanches de Paula, contou com conferências, oficinas, mesas-redondas e minicurso sobre diversos temas, como: violência de gênero e étnico-racial, justiça social, práxis pastoral e ação social, mídias e violência e práxis na pastoral carcerária.

Pensar em teologia prática é pensar na teologia dentro da igreja, do contexto social em que está inserida, portanto uma teologia contextual. É uma reflexão crítica sobre a prática religiosa no cotidiano, com fim de transformar o contexto a partir da prática do Evangelho.

A programação, que contou com professores/as pesquisadores/as que abordaram os fundamentos teóricos e também com pastores/as que compartilharam suas experiências reais do fazer teológico, permitiu ao público presente refletir sobre teologia prática a partir de todo viés que a envolve.

Para a aluna Marilza Elena Travessa, que cursa Teologia na modalidade EAD e veio do polo São José do Rio Preto/SP, “os conteúdos foram de uma profundidade tão grande, criatividade e conteúdos fortíssimos, mudou muito a minha visão da prática teológica. A vivência daqueles/as pastores/as em campo me virou do avesso. Eu fui tocada no meu mais profundo ser. Fiquei muito emocionada e ainda estou ruminando tudo o que eu vi e ouvi”.

 

/// Com informações Fateo

Publicado originalmente na edição de dezembro de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso.


Posts relacionados

Atualidade, Metodismo, Notícia, por José Geraldo Magalhães

21º Concílio Geral bate à porta e traz esperança ao povo metodista

Todas as vezes que se fala em Concílio Geral (CG) se pensa em debates, discussões intermináveis, decisões importantes que precisam ser colocadas em pauta, missão da Igreja, e por vezes muitos assuntos acabam ficando para o Colégio Episcopal e/ou a Cogeam decidirem futuramente.