Publicado por Redação em Episcopal, Notícias, Reflexão - 02/02/2018 às 14:58:53

Saúde é bênção, cuide dela!

"Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma" (3 João 1.2)

Bispo José Carlos Peres
Presidente da 3ª Região Eclesiástica


"Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma" (3 João 1.2)

Ser alguém saudável e gozar de saúde plena é uma bênção. Com saúde podemos desfrutar melhor a vida, podemos também trabalhar com mais vigor na obra de Deus. Por isso, é muito importante cuidar do corpo, e não somente da alma e do espírito. 

Ao escrever ao Presbítero Gaio, João expressa o desejo de vê-lo bem em todas as coisas e inclui a questão da saúde. Entretanto, para ter uma boa saúde, é necessário se cuidar. Ter uma vida regrada e saudável na juventude proporciona um envelhecimento com qualidade de vida.

Há diversas campanhas promovidas pelos órgãos governamentais na área da saúde incentivando as pessoas a fazerem prevenções, dentre elas, o outubro rosa para as mulheres, para que façam exames de mama, e para os homens, o novembro azul, para que façam exames de próstata. A intenção é detectar o quanto antes o possível desenvolvimento de câncer para o devido tratamento.

Também encontramos incentivos para que a população em geral se mexa, que ande de bicicleta, que ande a pé, que corra, que pratique esporte de qualquer natureza. Só não pode ficar parado. Assim, diversas doenças poderão ser evitadas.

Exercícios físicos, boa alimentação e evitar vícios, como tabagismo e bebidas alcoólicas, aliados ao trabalho preventivo, possibilitam detectar enfermidades, facilitando o seu tratamento.

A saúde é importantíssima, mas ela sem Jesus, para a eternidade, não vale nada. Mas com Jesus, até mesmo quem estiver debilitado/a em sua saúde pode trabalhar pela causa do Evangelho. Há relatos na Palavra de Deus de pessoas que se envolveram na obra mesmo com sacrifício de sua saúde e do seu bem-estar (1Timóteo 5.23). Champlin*, em seu comentário sobre o texto, diz que possivelmente o espinho na carne, que o Apóstolo Paulo faz menção em 2 Coríntios 12.7, tratava-se de uma enfermidade ou de uma debilidade física. Estar com Deus sendo a Ele obediente faz toda a diferença. Ainda que não tenhamos saúde perfeita, Deus pode nos levar a alcançar vidas para o Seu Reino.

Algumas atitudes que devem ser cultivadas em nosso dia a dia para que a saúde seja perfeita:

  • Respirar muito ar puro – o ar puro melhora a oxigenação do sangue e nos permite que descansemos bem. Ar puro é tudo de bom!
  • Andar à luz do Sol – um banho de sol de 30 minutos diário ajuda o corpo a criar sua própria vitamina D. Ela ajuda o sangue a produzir cálcio e fósforo, que fortalecem e reparam a massa óssea.
  • Fazer exercício físico – a) ajuda a normalizar a pressão sanguínea; b) o exercício, em caso de tensão física e emocional, é a melhor opção para cura, para aliviar preocupações e estresses; c) ele energiza e oxigena o cérebro e as células nervosas; d) o corpo se mantém saudável pela realização de exercícios apropriados e faz a mente ficar mais criativa e eficiente; e) ele dá mais energia ao corpo, evita a fadiga física e a emocional; f) proporciona bem-estar.
  • Beber muita água, pois o corpo necessita de dois litros de água, em média, por dia para efetuar todas as suas funções, como a circulação sanguínea, o transporte de nutrientes e a digestão.
  • Alimentar-se bem e de forma correta. Preferir alimentos menos gordurosos e comer muitas frutas e verduras evitam uma porção de doenças.
  • Por fim, evitar hábitos que possam prejudicar sua saúde, como a ingestão de bebidas alcoólicas (metodistas não bebem), o tabagismo e drogas de forma geral.
  • Visite o médico regularmente e faça toda a prevenção possível. Ter saúde é uma bênção, por isso cuide bem da sua. A vida é um dom precioso que Deus nos deu e Ele quer que tenhamos saúde.

As coisas que tratamos aqui são velhas conhecidas, porém não são levadas a sério por muitos irmãos e irmãs. Nosso desejo é que você tenha saúde perfeita, que viva bem ao lado dos/as seus/as familiares queridos/as e que vá bem em todas as coisas.

Que Deus esteja com você e lhe dê muita paz e saúde, mas cuide dela! 

*Champlin - comentário bíblico na obra do Dr. Russell Norman Champlin

Publicado originalmente no Jornal EC de fevereiro de 2018. Acesse aqui.


Posts relacionados

Artigo, Reflexão, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Atualidade, Igreja e Sociedade, Nacional, Episcopal, Metodismo, Opinião, Editorial, Capa, Notícia, Notícias, Conscientização, por José Geraldo Magalhães Jr.

Expositor Cristão: Febre amarela e os desafios da Igreja!

Estamos praticamente no início do ano. E mais uma vez fomos surpreendidos/as por temas que são repercutidos na sociedade. Ano passado foi a crise nas penitenciárias brasileiras. Este ano é a preocupação alarmante que a mídia vem sentindo sobre a febre amarela. Embora os veículos de comunicação estejam noticiando esse assunto desde novembro, foi em janeiro que as coisas começaram a ficar mais preocupante ao assistir pela televisão às filas intermináveis em busca da vacina.