Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Direitos Humanos | 30/09/2019 às 11:42:50

Projeto Vaca Mecânica foi inaugurado na cidade de Além Paraíba, em Minas

Pr. Wesley Nascimento | Além Paraíba/MG

Desde o ano de 2004, quando a Igreja Metodista iniciou o Projeto Missionário Festa do Milho, em Além Paraíba/MG, já sonhávamos em implantar um Projeto Social no Bairro do Goiabal, que é fruto do trabalho conjunto da Igreja Metodista, grupos societários e Visão Mundial. Há 41 anos, houve uma enchente em nossa cidade e muitas pessoas ficaram desabrigadas. Naquela ocasião, os/as metodistas da cidade viabilizaram, em parceria com a Visão Mundial, a construção das primeiras dez casas do bairro.

Realmente a comunidade do Goiabal tem uma empatia e um respeito muito grande pelo povo do coração aquecido. Em 2007 recebemos a visita dos/as missionários/as da Igreja Metodista Unida do Norte da Georgia, dos Estados Unidos da América, Eric Owen e Santa Owen. Ao compartilhar o objetivo da construção do novo templo e implantação de uma pequena Usina de Leite de Soja, com brevidade foram levantados recursos nos Estados Unidos e, no ano de 2008, nosso novo templo fora inaugurado, tendo capacidade para acomodar cerca de 230 pessoas assentadas. 

No ano passado, voltamos a sonhar com a Vaca Mecânica e recebemos o aporte financeiro do Norte da Georgia para aquisição dos primeiros equipamentos. A Igreja Metodista em Além Paraíba e a sociedade em geral financiaram a preparação do antigo templo para abrigar as máquinas e o estoque de insumos para suprimento da Usina.

Dos dias 10 de maio a 2 de junho deste ano, estivemos com uma equipe de quatro pessoas aqui da Igreja Metodista Central de Além Paraíba, visitando a Igreja Metodista Littleover em Derby, na Inglaterra. Tivemos a graça de recebermos uma doação para a compra do restante dos equipamentos. Finalmente, no dia 31 de agosto, recebemos a família pastoral da Igreja Metodista Littleover aqui em nossa Igreja; estiveram conosco o Rev. Dr. Gary David Watt, sua esposa, Luzia Watt, e sua filha, Isabella Watt. Nessa oportunidade, tivemos o culto de inauguração do projeto. Realmente foi uma noite maravilhosa, em que vimos a manifestação da Graça de Deus. Em tempos de adversidade, crise financeira em nosso país e de forma específica nas pequenas cidades, nossa Igreja investiu praticamente R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) neste Projeto denominado Fábrica de Sonhos – Semeando Vidas. As primeiras 20 famílias foram cadastradas para receberem a doação de leite semanal, porém nosso alvo é atender cerca de 150 famílias até o ano de 2020.

Além da doação do leite de soja para as famílias carentes, temos o Projeto GERAR, através do qual as mães, por intermédio de uma minicoope­rativa, utilizarão o bagaço da soja, que é altamente nutritivo para fabricação de pães, barras de cereais, tortas, bolos, carne de soja etc., a fim de gerar renda para o sustento familiar. Este Projeto tem como objetivo a construção de uma cozinha industrial para capacitação de jovens, como padeiros/as, confeiteiros/as e cozinheiros/as profissionais. Cremos, como metodistas, que: “A missão acontece quando a Igreja sai de si mesma, envolve-se com a comunidade e se torna instrumento da novidade do reino de Deus” (Plano para Vida e Missão da Igreja).

Lembrando que no ano passado vencemos o Concurso do no Cenáculo – encontro diário com Deus, e na oportunidade ganhamos 200 assinaturas do no Cenáculo por um ano. A venda destas assinaturas também tem patrocinado o nosso projeto que visa à construção do Reino de Deus em nossa cidade.  

/// Serviço
Deseja abençoar o Projeto Vaca Mecânica Fábrica de Sonhos 
E-mail: secretariametodistaap@hotmail.com. 
Telefone (32) 34625423 

Para doações
Banco Bradesco
Agência 1870-8 
Conta Corrente 13541-0 
CNPJ 03.832.239/0067-42 
Associação da Igreja Metodista.

Publicado originalmente na edição de outubro de 2019 do jornal Expositor Cristão 

*Reprodução parcial ou integral deste conteúdo autorizado desde que seja citado a fonte conforme abaixo:

[Nome do repórter], Expositor Cristão (Edição outubro de 2019)


Tags: sem tags no momento!