Publicado por Redação em Notícia - 06/06/2023 às 11:29:01

Projeto Casa na Luz

Iniciativa da Igreja Metodista apoia na construção de novas memórias e transforma história de mulheres e crianças imigrantes e refugiadas na região central de São Paulo.

 

O Projeto Casa na Luz, idealizado pelas Reverendas Eliad e Joana e localizado na região central de São Paulo, teve início no mês de abril de 20219, coordenado e fundado pela Revª. Eliad Dias dos Santos. Após estudo, pesquisa social inicial e de campo sobre a situação do público-alvo junto aos serviços de atendimento da região onde o projeto está localizado, viu-se e ouviu-se muitos relatos sobre a questão migratória e situação de refúgio e identificou-se ausência de espaços e equipamentos de fortalecimento das mulheres e suas crianças, visto que em 2019, segundo o Relatório Anual do Observatório de Migrações Internacionais, foi registrado o maior número de entradas de mulheres nas fronteiras brasileiras, ocasionando um crescimento significativo, comparado aos últimos anos.

Em 2019 as mulheres ocupavam apenas 29,5% dos trabalhos no mercado formal exercidos por migrantes.

Cotidianamente e, por muitas vezes, por obrigatoriedade, notou-se que as mulheres saíam pela manhã dos espaços de acolhimento (casas de acolhida, casas de passagem, etc) sem muitas perspectivas para o decorrer do dia, e muitas vezes com bebês de colo, andando pelas ruas do centro de São Paulo até que pudessem voltar a esses espaços.

Por isso, nosso olhar também atenta-se às mulheres para as questões de violências domésticas, exploração sexual e até mesmo quando condicionadas a um trabalho análogo ao regime de escravidão, sem terem seus direitos assegurados, uma vez que pessoas que já são invisíveis socialmente têm sua condição de vulnerabilidade acirrada e se tornam reféns da situação a que estão submetidas, e são impossibilitadas de denunciar – por medo de serem deportadas, pela falta de documentos regulares, por desconhecimento do idioma ou mesmo por falta de acesso aos meios que poderiam assegurar seus direitos.

Nesses quatro anos de projeto, foram feitas parcerias relevantes e executadas ações de extrema importância, ouvindo sempre as mulheres e suas necessidades, as auxiliando, instruindo e fornecendo capacitações e encaminhamentos de oportunidades de trabalho, sempre que possível.

Desde o início do projeto já foram atendidas mais de 150 mulheres e crianças refugiadas e migrantes em nosso espaço. O Projeto Casa na Luz recebe duas vezes ao ano, semestralmente, uma turma de 30 mulheres, totalizando 60 mulheres anualmente. Recebemos mulheres de várias nacionalidades, como Venezuela, Bolívia, Angola, Congo, Cuba, Líbia, Equador, Peru e Malawi, com idades de 18 a 59 anos, que encontram no Projeto um espaço de acolhimento, segurança, auxílio para elas e seus familiares, socialização, onde elas se sentem seguras tanto fisicamente como emocionalmente para serem acolhidas, ouvidas e ajudadas, compartilhando seus medos, desafios, dificuldades e fazendo laços de amizade e criando grupos de apoio entre as participantes.

Desde 2022, a Associação Metodista de Ação Social – AMAS CATEDRAL assumiu o Projeto Casa na Luz e a atual coordenadora é a missionária Thais de Paula Albuquerque, que começou no Projeto em 2020 como voluntária e é membro da Igreja Metodista Central de Diadema. Essa é a nossa missão: atender, acolher e apoiar essas mulheres e suas crianças em situação de migração ou refúgio, promovendo a sua autonomia, sua inserção na sociedade, a cidadania e a inclusão social, com base nos princípios metodistas da solidariedade cristã. Atuamos em várias áreas: acolhimento com atendimento individual e humanizado; capacitações em Direitos Humanos, Empregabilidade e outros; doações de cestas básicas, roupas, calçados, itens de higiene e utensílios domésticos; espaços de convivência e socialização; atividades de recreação para crianças; auxílio para fazer carteira de trabalho, currículo e encaminhamento para vaga de emprego; além de serviço social, com encaminhamento par apolíticas públicas e auxílio na documentação.

 

Thais de Paula Albuquerque

Coordenadora do Projeto Casa na Luz

 

[Texto publicado na revista Expositor Cristão da edição de Maio e adaptado pela redação]


Posts relacionados