Publicado por Redação em Notícia - 23/02/2024 às 09:41:02

Palavra Episcopal

Marcas distintivas do povo chamado metodista

Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva. Porque proclamarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus. Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto”. (Deuteronômio 32: 1-4)

 

“Preguem a nossa doutrina, inculquem a experiência, estimulem a prática, reforcem a disciplina. Se vocês pregarem somente a doutrina, o povo será antinomiano; se pregarem somente a experiência, ele será entusiasta; se pregarem somente a prática, fariseu; e se vocês pregarem tudo isso e não reforçarem a disciplina, o Metodismo será como um jardim cultivado, porém sem cercas, exposto à destruição de porcos selvagens”. (João Wesley)

 

De vez em quando, o nosso corpo pastoral tem sido abordado por alguns membros da sua respectiva igreja local acerca de algumas doutrinas especiais que caracterizam um metodista. Ainda alguns membros mais antigos têm entendido que a Igreja, com o passar dos anos, tem perdido a sua identidade. Talvez pode-se entender que essas arguições sejam decorrentes do não conhecimento, por parte desses membros, da existência dos documentos institucionais (Cânones, Cartas Pastorais do Colégio Episcopal, revistas da Escola Dominical, livros sobre a temática, dentre outros); ou sua própria ausência aos estudos bíblicos doutrinários e da Escola Dominical na Igreja local; ou ainda mais, pela nítida confusão que alguns fazem entre doutrinas e costumes, tão recorrente aos membros que vêm de outras denominações; além do também comum, mas equivocado, hábito que outros possuem de fazer comparativos com outras denominações, principalmente as pentecostais; do saudosismo de coisas que não são mais cabíveis neste tempo; e, por fim, pela não observância, por parte de alguns clérigos, de cumprir a recomendação do apóstolo Paulo a Timóteo: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”. (2 Timóteo 4:2)

 

A Igreja Metodista deve ser sempre entendida como uma comunidade: cristã, santa, bíblica, protestante e wesleyana. Ela tem a sua própria identidade, doutrina, costumes, história, maturidade e um legado de fé que não se permite agir como crianças “...agitadas de um lado para outro e levadas ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro...”. (Efésios 4:14). É nisto que cremos e é isto que defendemos ardorosamente.

 

A Igreja Metodista brasileira se caracteriza pelo: Regime Conciliar, Sistema Conexional e Governo Episcopal. Isso tem a ver com a sua unidade e a sua identidade. Esses aspectos a distinguem das demais denominações cristãs coirmãs, acolhendo os seus membros como uma única família composta por homens, mulheres, jovens, juvenis e crianças, todos tendo a sua importância, vez e voz, na mutualidade dos seus dons e ministérios.

 

O metodismo sempre teve um posicionamento equilibrado entre a fé e a vida na sociedade, a doutrina e prática da fé; fé e ciência; atos de piedade e obras de misericórdia; evangelização e serviço ao próximo; salvação pessoal e social; santidade pessoal e social; fé e obras; dentre outros.

 

A identidade da Igreja Metodista deve ser entendida dentro do conceito bíblico do Novo Testamento, seguindo a tradição dos apóstolos: uma comunidade de fé que, através da sua prática missionária, sinaliza o Reino de Deus.

 

O metodismo é fruto de um poderoso reavivamento espiritual que começou na Inglaterra, atingiu diversos países e chegou ao Brasil, oficialmente em 1867, a partir da visão missionária da Igreja Metodista Episcopal dos EUA. Ele, portanto, tem uma abençoada história, legado e propósito.

 

Em um dos textos da liturgia de Recepção de Novos Membros (Ritual de Celebrações e Cerimônias da Igreja Metodista, 2018) há uma afirmação muito significativa e esclarecedora acerca dos propósitos da Igreja. Assim está escrito: “A Igreja é de Deus, e será conservada até a consumação dos séculos, para a promoção do Seu Culto, pregação da Sua Palavra e devida ministração dos Sacramentos, para a manutenção da fraternidade cristã e edificação do Corpo, para o exercício do serviço ao próximo e a evangelização do mundo”. Em outras palavras, há uma definição muito clara sobre a razão de ser da Igreja: a Glória de Deus, a comunhão e edificação do Corpo, o amor através do serviço ao próximo e o anúncio do Evangelho para a salvação de vidas.

 

Somos a Corpo, a Noiva, a Igreja de Cristo, “Igreja do Deus Vivo, Coluna e Baluarte da Verdade”. (1 Timóteo 3:15)

 

Que à luz do ensino do apóstolo Pedro, quando disse: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3:15), respondamos com coragem e convicção quando formos inqueridos sobre a nossa fé em Jesus Cristo.

 

Que o Senhor da Igreja nos abençoe!

 

Bispo André Luiz de Carvalho Nunes

Presidente da REMNE – Região Missionária do Nordeste


Posts relacionados