Publicado por Redação em Notícia - 03/10/2023 às 12:09:01

Igreja em Missões

 

"Os metodistas sempre se caracterizaram pelo ardor missionário, que é fruto da santificação"

 

O mundo é minha paróquia”. Essa é uma das frases que norteiam o Metodismo em todo o mundo e expressam bem nossa missão. John Wesley tinha convicção de que a ação de Deus na vida do ser humano só encontra sentido se o mobilizar para a expansão dessa Graça recebida. O mundo é o nosso campo de missão!

Os metodistas sempre se caracterizaram pelo ardor missionário, que é fruto da santificação. A Igreja, em função do seu chamado divino, sempre é missionária. O fundamento da missão é a obra reconciliadora de Jesus. Por isso, devemos fazer com que o propósito de Deus de salvar o ser humano da separação eterna dEle e implantar os princípios do Seu Reino no mundo sejam as prioridades absolutas da igreja.

A Igreja Metodista sempre optou por uma eclesiologia com ênfase no Sacerdócio Universal de Todos os Crentes, e, por isso, reafirma a importância de uma Igreja configurada nos Dons, Ministérios e Frutos, entendendo que todas as pessoas são chamadas, vocacionadas e enviadas para a missão. Todos os membros da igreja, pelo fato de pertencerem ao povo de Deus, são ministros e ministras do Evangelho, para, sob a ação do Espírito Santo, cumprir a missão, em testemunho, serviço e evangelização.

No desafio da Missão, o discipulado estimula cada membro da Igreja Metodista a um envolvimento direto. O movimento wesleyano impõe uma prática do discipulado focada na salvação, na santificação e no serviço em nossa caminhada cristã. A missão e o discipulado nas origens do movimento metodista recriaram uma comunidade de fé.

O Plano para a Vida e Missão da Igreja Metodista afirma que há necessidade de conhecer o bairro, a cidade, o campo, o país, o continente, o mundo e os acontecimentos que os envolvem, por que e como ocorrem além das suas consequências. Isto inclui conhecer a maneira como as pessoas vivem e se organizam, são governadas e participam politicamente, e como isso pode ajudar ou atrapalhar a manifestação da vida abundante. A missão acontece quando a Igreja sai de si mesma, envolve-se com a comunidade e se torna instrumento da novidade do Reino de Deus.

Diante das necessidades da Missão, a Igreja Metodista é desafiada a fazer uma leitura de conjuntura e, igualmente, estar atenta aos sinais dos tempos, a fim de que a mensagem do Evangelho tenha ressonância prática no momento histórico que vivemos. 

Espera-se que os desafios e projetos missionários apresentados nessa edição possam gerar nas igrejas locais um testemunho vigoroso da Graça de Deus em termos de evangelização, testemunho e serviço, à semelhança de Jesus: “vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9.36).


Posts relacionados