Publicado por Redação em Episcopal - 04/12/2017 às 11:02:03

O significado do Natal

“O verdadeiro Natal é o Deus conosco, o Deus Maravilhoso, é a graça divina, é o amor que veio do céu para reinar em nosso coração”

Bispo Fábio Cosme da Silva
Presidente da Região Missionária da Amazônia (REMA)


O nascimento do Messias


Desinstalar é mexer com a estrutura estabelecida. O Messias tem esse papel de promover mudanças, partindo do pressuposto que o nascimento do Filho de Deus acontece numa estrebaria e é colocado numa manjedoura, ou seja, num cocho, onde era colocado o alimento para os animais. Aqui já acontece o processo de desinstalar a ostentação, a religiosidade e a indiferença espiritual da nação de Israel com Deus. O Messias nasce num lugar impróprio, porém cheio de graça e glória. Esse não seria o lugar para receber a manifestação do Filho de Deus no mundo. Com o seu nascimento, o Messias dá o tom de uma grande revolução! A partir daí, a humanidade iria ver, sentir, ouvir e provar do amor extraordinário de Deus. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória como do unigênito do Pai” (João 1.14).

Não houve lugar para Ele, senão na estrebaria

Você levaria a sua esposa grávida para dar à luz num curral? Existe uma explicação lógica de que a cidade era minúscula, muitas famílias convergiram para lá em obediência à ordem do imperador para fazer o recenseamento. Hoje não é diferente. Muitos/as estão ocupados/as com os seus projetos, estudo, trabalho, desejos, prazeres, e na agenda pós-moderna não tem lugar para o Messias, o Cristo, o Ungido, o Filho de Deus.

O Messias, o Deus conosco veio habitar entre os homens

O Cristo é o Deus de perto, do relacionamento, da comunhão que chama todas as pessoas para o convívio com o Pai Celestial. Na contramão de uma sociedade metálica, fria, materialista e egoísta está Jesus nos chamando para vivermos um novo estilo de vida, trazendo uma proposta de comunhão, de estarmos mais próximos dEle. Diante desse quadro surge a pergunta: o Messias está reinando em nosso coração? “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (Deus conosco)” (Mateus 1.23).

O Messias nasce como o Deus maravilhoso

As maravilhas de Deus são manifestadas ao mundo no poder da graça salvífica de Cristo. “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tito 2.11). O Messias é a graça maravilhosa que veio do céu derrubando as paredes do preconceito, do ódio, da injustiça que causava separação entre o homem e Deus. A graça de Cristo chama homens e mulheres para o arrependimento, para serem libertos/as do pecado e viver no reino do seu amor.

O Messias nasce como príncipe da paz

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6). A paz tem sido um tema pregado e desejado pelas nações! A paz é uma dádiva do Reino do Messias, e essa paz excede todo entendimento humano, pois somente o Espírito de Deus pode encher os corações vazios, mentes perturbadas carentes do amor de Cristo. Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14.27). O verdadeiro Natal é o Deus conosco, o Deus Maravilhoso, é a graça divina, é o amor que veio do céu para reinar em nosso coração. Isso é que é Natal! Celebre o Natal com sua Igreja, seus/as familiares, amigos/as e vizinhos/as, mas com espírito fraterno de alegria, paz e amor do Messias.

 

Palavra Episcopal
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de dezembro/2017


Posts relacionados

Episcopal, por José Geraldo Magalhães Jr.

Nacional, Episcopal, Notícia, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Colégio Episcopal Homenageia Simei Monteiro em primeira reunião do ano

Iniciou na tarde de terça-feira a reunião plena do Colégio Episcopal da Igreja Metodista nas dependências da Sede Nacional da instituição, em São Paulo.