Publicado por Redação em Editorial, Capa, Notícias - 21/03/2018 às 13:46:14

Jornal EC de abril

Você já deve ter ouvido falar da história do povo de Israel, que saiu do Egito em peregrinação rumo à Canaã. Esse povo era liderado por Moisés no Antigo Testamento. Essa história, contada no livro de Êxodo, remonta a vários séculos atrás. A saída, direcionada por Deus, é sempre para buscar algo novo. É normal as pessoas migrarem de uma cidade ou país para outro em busca de novas oportunidades.

Em 2014, presenciamos os/as haitianos/as que chegavam ao Acre e de lá embarcavam para São Paulo, Paraná e outros estados em busca de novas oportunidades por causa do terremoto que assolou o Haiti em 2011. Há quase um ano, o Expositor Cristão abordou o tema de imigrantes e refugiados/as para alertar a Igreja sobre essa realidade tão presente em nosso país.

A bola da vez agora são os/as venezuelanos/as, que chegam a Roraima por causa da crise na Venezuela. A Igreja Metodista em Boa Vista despertou para esse chamado de cuidar dos/as imigrantes e tem realizado um excelente trabalho junto às crianças e famílias que estão em abrigos e praças.

O coordenador da Pastoral de Direitos Humanos da Igreja Metodista esteve em Pacaraima/RR para ver essa realidade de perto. Em seu relato, ele destaca que o quadro é assustador. São homens, mulheres, jovens e crianças em fuga pela busca de melhores condições de vida.

Em São Paulo, irmãos e irmãs têm se mobilizado para ajudar uma mãe que conseguiu trazer somente a filha de oito anos. O filho, Wesley Marck Nel, 14, continua na Venezuela morando com a avó. Essa luta já faz mais de quatro anos, mas a mãe, Maria, tem fé em Deus de que tudo dará certo em breve.

Diante dessas realidades, a Igreja Metodista se sensibiliza, mais uma vez, com os/as imigrantes e refugiados/as em nosso país. Também se sensibilizou diante de crimes cometidos em diversas cidades brasileiras, principalmente aquele que chamou a atenção da mídia internacional, o caso da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro no mês de março. Fato que levou a Pastoral de Direitos Humanos da Igreja Metodista a se manifestar sobre o assunto.

Esta foi uma edição difícil de fazer porque em algumas matérias foi necessário trazer a triste realidade de muitas pessoas, mas, sobretudo, o trabalho comovente da Igreja Metodista que segue nos caminhos da integridade, de alguma forma, tem renovado a esperança dessas vidas. 

Que Deus nos ajude! 
Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A EDIÇÃO EM .PDF

 

 

 

 

 


Posts relacionados

Notícias, Última Edição, por Redação

Aprovação do regimento da sessão online

Ainda pela manhã de hoje, 11, a agenda e o regimento do Conclave foram colocados para esclarecimentos e votação. Houve 246 votos a favor, 5 reprovações e 2 abstenções para o regimento do Conclave, portanto, regimento aprovado.

Notícias, Opinião, Metodismo, Educação, Atualidade, por José Geraldo Magalhães Jr.

A responsável e gratificante missão de ensinar

Esdras foi enviado a Jerusalém para estar com os/as judeus/as que retornaram da Babilônia. Fazia parte de sua missão ensinar a lei de Deus aos/às que não a conheciam (7.25), missão difícil e de muita responsabilidade. Por isso Esdras estabeleceu para si um propósito: “Buscar a Lei do Senhor, cumpri-la e ensiná-la”, nessa ordem!