Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Atualidade, Capacitação, Metodismo, Notícias - 01/07/2019 às 14:39:54

Metodistas participam de Encontro na Faculdade de Teologia

“Mulheres nos caminhos da missão e o compromisso com a criação” foi o tema das discussões do Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres Metodistas de 2019, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de junho, nas dependências da Faculdade de Teologia.

Mais de 90 mulheres estiveram no encontro em seus três dias de programação. Juntas, elas dialogaram sobre a responsabilidade com a criação, os olhares necessários e as ações práticas para o cuidado com a criação. Seguindo o teor central abordado pela Igreja Metodista no Brasil, o compromisso com o meio ambiente foi tratado nos seis painéis com diferentes ênfases: bíblica, wesleyana, social e missionária.

O encontro nacional acontece anualmente como um momento de partilha e reflexão, onde as líderes das sociedades de mulheres metodistas de todas as regiões do Brasil compartilham seus desafios, aprendem umas com as outras e estabelecem novas metas para suas respectivas regiões eclesiásticas.

O evento iniciou com a celebração de abertura e o painel I ministrado pela Pastora Giselma de Souza Almeida Matos da 1ªRE, que introduziu o tema. A noite deste primeiro dia seguiu com dinâmicas de integração e cooperação. O segundo dia foi cheio de aprendizados, pela manhã houve devocional, os painéis II e III ministrados pela Pastora Suely Xavier e pelo Pastor Rui Josgrilberg, respectivamente. Já à tarde a Profª Sandra Duarte ministrou o painel IV e a Pastora Thays Cesar da 3ªRE ministrou a oficina de artesanato com recicláveis no painel V. O segundo dia de programação encerrou com a apresentação de uma peça de teatro na Noite Cultural. Já no terceiro e último dia, concentrado no período da manhã, realizou-se o painel VI ministrado pela Pastora Margarida Ribeira, Coordenadora do Centro Otília Chaves, e pela Presidente da Confederação Metodista de Mulheres, Ivana Garcia, e também ocorreu o Culto de Encerramento e celebração da Santa Ceia comunitária.

Além da capacitação, este tempo de encontro é quando mulheres do Sul e do Norte, do Nordeste e do Centro, dos quatro cantos do país, das oito regiões eclesiásticas mais duas regiões missionárias da Igreja Metodista no Brasil se reúnem, vivendo esta experiência de comunhão com muita disposição e alegria. 

/// Com informações: metodista.br

Publicado originalmente na edição impressa do jornal Expositor Cristão de Julho


Posts relacionados

Atualidade, por José Geraldo Magalhães

Unimep e Igreja Metodista disponibilizam espaços dos Campi Taquaral e Santa Bárbara d'Oeste para ações de combate ao Covidi-19

Espaços distintos dos campi Taquaral (Piracicaba) e Santa Bárbara d´Oeste da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep foram disponibilizados pela Reitoria da universidade e pela Igreja Metodista às prefeituras de Piracicaba e Santa Bárbara d´Oeste para ações de combate ao Covid-19.

Notícias, Metodismo, Eventos, por José Geraldo Magalhães Jr.

Oitava Região Eclesiástica pronta para os desafios do próximo biênio

O terceiro Concílio da 8ª Região Eclesiástica aconteceu entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro em Anápolis/GO. Nele foram eleitos delegados ao Concílio Geral, membros das comissões e nomes da lista quádrupla daqueles e daquela que concorrerão ao episcopado.

Artigo, Reflexão, Episcopal, Opinião, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Palavra Episcopal EC outubro: Duas mães e um rei justo: quem temos sido nessa história?

O texto mencionado acima revela algumas realidades humanas que nos fazem refletir, bem como devem nos fazer reagir positivamente com santa indignação e amorosa compaixão. Temos três personagens em destaque nesta narrativa. O rei justo que existe para promover justiça e paz. A mãe que perde o filho por acidente ou descuido e a mãe que poderia ter perdido o filho por roubo.