Publicado por Redação em Notícias - 02/04/2018 às 14:27:59

Imersão no discipulado

2018-04-imersao-618-800x568.jpg

Entenda por que algumas regiões estão realizando esse encontro

“É um desafio enorme, mas o planejamento para implantação do discipulado não pode ser devagar nem acelerado demais. Tem que ser gradativo”, disse o Bipo Fábio Cosme da Silva, assessor da Câmara Nacional de Discipulado quando esteve em reunião com a Câmara no mês de março, na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. 

O discipulado tem sido a tônica da Igreja Metodista há vários anos, mas intensificou um pouco mais desde o 19º Concílio Geral (CG) realizado em Brasília/DF, em 2011, e posteriormente no 20º CG, ocorrido em 2016, na cidade de Teresópolis/RJ. O Colégio Episcopal tem trabalhado na direção das decisões conciliares e, para isso, conta com a Câmara Nacional de Discipulado, que se reúne constantemente para planejar ações a serem implementadas nas Regiões Eclesiásticas e Missionárias.

O presidente da Região Missionária da Amazônia, Bispo Fábio Cosme da Silva, foi designado pelo Colégio Episcopal para assessorar a Câmara. Na última reunião, em março, o Bispo Fábio visitou a redação do Expositor Cristão e, durante a entrevista, explicou o que é Imersão no Discipulado: “Na verdade, é uma capacitação regional que acontece nos Distritos, e cada Câmara Regional de Discipulado se reúne para ver como a capacitação vai acontecer”.

O material utilizado nesses encontros, segundo o Bispo Fábio, são os manuais de discipulado produzidos pelas regiões e área nacional. “Procuramos nos reunir com a liderança regional para estudar com os clérigos/as e leigos/as sobre o Manual do Discipulado. No caso da Rema, tenho uma equipe de pastores/as que estão me dando suporte. Temos utilizado o material editado pela área nacional e aplicado em nossa realidade”, destacou o bispo.

O bispo ressaltou ainda a importância de estar próximo aos/às pastores/as das igrejas locais. “O/a pastor/a é o/a parceiro/a do/a bispo/a na igreja local. Temos que investir nessas vidas para que a liderança local também possa receber esse treinamento, ou seja, precisamos refletir sobre o amor, a paixão, a missão, ser ensinável e termos a capacidade de aprender uns/as com os/as outros/as. É nessa perspectiva que acontece a Imersão no Discipulado”, afirmou.

Na conversa com o EC, disponível em vídeo no canal do Expositor Cristão no YouTube e no site www.expositorcristao.com.br, o bispo salienta que cada bispo/a tem liberdade e iniciativa de investir na região e nos/as pastores/as e já anuncia que vem novidades por aí. “Queremos ter em 2019 um Congresso Nacional de Discipulado juntamente com os bispos, as bispas e toda a Igreja”, concluiu.

A Região Missionária da Amazônia (Rema) vai realizar a segunda edição do encontro. De acordo com o Bispo Fábio Cosme da Silva, o primeiro encontro teve como público-alvo os/as pastores/as e as Coordenações Locais de Ação Missionária (Clam). A segunda edição será voltada apenas para os/as pastores/as da Rema.

Ações regionais

A Pastora Carla Alves Rosa, membro da Câmara Nacional de Discipulado, destacou que na 7ª RE tem acontecido momentos preciosos com a liderança regional. “Em nossa região nós temos feito café com discipulado com nosso Bispo Mano. Ele tem compartilhado o que Deus tem lhe inspirado. Tem sido um tempo muito valioso, além disso, temos a oportunidade de participar do retiro com novos/as pastores/as dentro da visão do discipulado”, disse.

Segundo a pastora, vários materiais sobre discipulado estão sendo incluídos nos cursos na Escola de Missões e no Instituto Paulo Lockmann para ajudar as lideranças locais e os pastores/as a viver a paixão por vidas e discipulado. 

Na 1ª RE, não muito diferente da 7ª RE, o Pastor Maxmiliano Miler destaca a intensidade dos encontros de discipulado. “Nosso Bispo Paulo Rangel tem recebido pela parte de Deus a visão de começar o discipulado com os/as SDs. Dividimos em quatro grupos e passamos o dia todo com nosso bispo, além das células, o bispo tem nos encorajado a entender a dinâmica do discipulado”, destacou o pastor. Os retiros com pastores e pastoras com até cinco anos de ministério também são realizados na 1ª RE. 

A estratégia desenvolvida na 6ª RE tem sido diferente. Quem explica é o coordenador regional de discipulado, Pastor Eliel Cordeiro Silvestre. “Estamos trabalhando há algum tempo com o discipulado. Temos tido o apoio do Bispo João Carlos Lopes e hoje, em 2018, temos o tripé na 6ª RE, que é o Pastoreio de Cinco, Discipulado e Dons e Ministérios. Acabamos de lançar um material para apoiar os/as pastores/as. Vamos iniciar um treinamento em cada distrito para trabalhar o contexto de cada Igreja”, afirmou o pastor. 

Na 5ª RE, o Pastor Ubiratan Silva explica que os trabalhos desenvolvidos na região estão de acordo com as orientações nacionais. “Temos desenvolvido o discipulado na perspectiva nacional, que é Salvação, Santidade e Serviço. Uma das ações que temos praticado é a Imersão no discipulado, onde reunimos pastores, pastoras e líderes da região para passarmos o princípio do discipulado. Entendemos que discipulado é mais que um modelo, um programa, mas acontece basicamente por meio do relacionamento e da compreensão em torno da unidade”, enfatizou o Pastor Ubiratan. 

Pr. José Geraldo Magalhães
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de abril


Posts relacionados

Notícias, Última Edição, por Redação

Transmissão de sessão online do 21ºCG é suspensa por decisão da maioria

O conclave está sendo transmitido online pelo canal no youtube da Igreja Metodista e a cobertura está sendo realizada pelo jornal Expositor Cristão. Contando com a equipe de infraestrutura e técnica da Universidade Metodista de São Paulo, apoio da 3ª Região e comunicação da área nacional, são 16 pessoas que estão dando suporte para que o evento seja transmitido e noticiado da melhor forma possível. Agora a tarde, a transmissão foi suspensa por decisão da mesa.

Vídeo, Atualidade, Metodismo, Notícia, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Tragédia da Vale: Bombeiro envia vídeo de agradecimento para adolescente da IM em Palmas que escreveu carta em ato de solidariedade

Há pouco mais de 200 dias da tragédia da Vale, em Brumadinho, que mobilizou metodistas de todo o país em atos de solidariedade, os resultados continuam chegando.

Notícia, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Igreja Metodista disponibiliza liturgia para celebrar o Dia Internacional da Mulher

alar de mulher é falar de fortalezas, fragilidades, limites, avanços e vulnerabilidades. E é em meio a todos esses dilemas da vida humana e da sociedade, que as mulheres existem e resistem e, de forma especial, são capazes de unir suas forças para adorar, denunciar o pecado, reclamar o direito, cuidar, amparar, sustentar e transformar