Publicado por Redação em Igreja e Sociedade - 29/04/2016 às 15:37:29

Igrejas Metodistas socorrem vítimas de alagamentos no RJ e SP

2016_04_araruama_bombeiros

Fortes chuvas atingiram parte dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo no começo de março. As famílias perderam móveis, mantimentos e enfrentaram situações alarmantes, como falta de abrigo e de água potável. A Missão Integral (veja mais na matéria de capa desta edição) defende o respeito pela vida humana, sugerindo que cristãos/ãs ofereçam paz em situações de calamidade.

Rio de Janeiro


Segundo a Defesa Civil Municipal, somente em Maricá foram 1.163 pessoas desabrigadas. Muitas delas voltaram para casa sem móveis ou mantimentos. O pastor local do município, Izaías Santos, explica que, primeiro, os membros arrecadaram alimentos, água e roupas. Em seguida, buscaram doações de móveis. O pastor também conta como recebeu apoio de voluntários/as. “Já estávamos comprometidos/as em ajudar, porém não tínhamos recursos. No final do culto, um grupo apareceu trazendo mantimentos, cobertores e móveis. Isso mexeu bastante conosco”.
Em uma semana foram entregues 30 cestas básicas, cortes de carne, mantimentos, pilhas de roupas e um caminhão de móveis. O dinheiro de doações foi investido em caminhões-pipas e limpeza de poços artesianos. Mas ainda há muito trabalho a se fazer, principalmente no que se refere ao atendimento psicológico e espiritual.

O projeto de recuperação de dependentes químicos da igreja conta com o Dr. Leandro Bastos como psicólogo voluntário. Apesar de o profissional ser membro da Igreja Fonte de Água Viva, de Niterói, colabora com um trabalho totalmente voluntário na Metodista em Maricá. Agora o Dr. Leandro abre espaço também para atender vítimas da tragédia.

O pastor Bruno Fernandes, superintendente distrital da Igreja Metodista em Ararua­ma, ficou surpreso com a grande quantidade de respostas recebidas antes mesmo de se manifestarem pedindo ajuda. As Metodistas da região de Araruama, Silva Jardim e Saquarema criaram um comitê para oferecer atendimento emergencial às vítimas.

Na região de Araruama, os membros prepararam “quentinhas” para a comunidade. “Foram cerca de 35 refeições distribuídas no primeiro dia, e o trabalho continuou. Tentamos levar uma resposta social, e logicamente uma mensagem de amor e esperança”, conta o Pastor Bruno.

Em Silva Jardim, o pastor Hélio e a pastora Cláudia acolheram 12 pessoas em sua própria casa. O Conselho de Pastores Evangélicos do Munícipio de Araruama (COPEMA) foi essencial para a articulação das ações promovidas pelas instituições evangélicas. “Eles/as têm muita força na região, e conseguiram ajudar de forma geral”, conta o pastor.

São Paulo


2016_04_franciscomorato_alagamentoNo estado de São Paulo, as chuvas também não deram trégua. A Igreja Metodista em Francisco Morato perdeu parte do muro ao redor do templo no deslizamento de terra. Os membros já ajudam pessoas em situação de rua oferecendo mantimentos, roupas e alimentação em todas as noites de sábado. “Agora estamos arrecadando colchões e mais mantimentos para ajudar também as vítimas de alagamento. No sábado (12) já levamos um carro cheio de roupas para distribuir”, conta Ezequiel de Azevedo, pastor local.

Em Itaquaquecetuba, a Igreja Metodista atua no bairro de Monte Belo. No dia 17, o prefeito Mamoru Nakashima enviou seu assessor e alguns/as vereadores/as para discutirem um plano de ação social mais efetivo na cidade. “Estamos recolhendo doações e entregando para a prefeitura distribuir. A minha visão é que a igreja não pode realizar um trabalho apenas paliativo, mas integral”, conta o pastor Demosthenes dos Santos, ao destacar a importância desse trabalho mencionando o verso de Provérbios 31.9: “Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados", finalizou.

Proposta de criação do EMAH Brasil


O pastor Edvandro Machado, secretário executivo de Ação Social da 1ª Região, enviou uma mensagem às demais Regiões Eclesiás­ticas pedindo ajuda de todo o país para ações rea­lizadas na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Ele compartilha sua preocupação com o Estado, pois relembra que essa não é a primeira situação de catástrofe na região.

Segundo o pastor, o plano da secretaria regional é criar a Equipe Metodista de Ajuda Humanitária (EMAH) inspirando-se no sistema que já existe no Chile. “Hoje o governo não reconhece a ação da igreja nessas situa­ções, até mesmo porque um trabalho atabalhoado às vezes atrapalha os órgãos oficiais, por isso temos a intenção de nos organizar nesse sentido e atuar com protocolos internacionais”.

O secretário acredita que as igrejas ainda não encarnam a missão como deveriam. “Missão sem ser integral não é missão”, afirma Edvandro, que ainda menciona o texto de 1 João 3.18, onde se lê: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”, finalizou.

Escrito por: Sara de Paula

Posts relacionados

Áudio, Multimídia, Igreja e Sociedade, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Confira o Giro de Notícias Especial sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Este ano, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o tema estabelecido pela ONU será Poluição do Ar. O Expositor Cristão na edição impressa de junho, já abordou sobre o assunto. Na edição especial do Giro de Notícias do Expositor Cristão, temos uma mensagem especial da coordenadora da Pastoral do Agricultor e Meio Ambiente da 2ª Região Eclesiástica, Pastora Namir Gleber Ferreira.

Notícias, Notícia, Igreja e Sociedade, Atualidade, Conscientização, Missão, por José Geraldo Magalhães Jr.

Presidenta da Diaconia assina Termo de Convênio do Projeto Algodão em Sergipe

A Presidenta da Diaconia, Pastora Joana D'Arc Meireles, assinou hoje pela manhã, 12, no Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado no município de Nossa Senhora da Glória, Alto Sertão Sergipano

Igreja e Sociedade, por José Geraldo Magalhães Jr.

Crianças da Metodistas de Goianá, MG, cultivam horta comunitária

A professora de Escola Dominical em Goianá/MG, Pollyanna Souza, está realizando na igreja o projeto com as crianças que visam à conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente.