Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Discipulado - 04/11/2019 às 14:36:27

Famílias pastorais reúnem-se no interior de São Paulo

Mantendo uma tradição ininterrupta por mais de 30 anos, o distrito do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, realizou mais uma edição do retiro anual de famílias pastorais. O encontro foi nos dias 11 a 13 de outubro com mais de 90% do corpo pastoral do distrito presente na cidade de Jacareí/SP, no Oikos Center, de propriedade da Cruzada Mundial de Literatura com sede na cidade de São José dos Campos.

O tema proposto teve como base 1 Timóteo 4.16, que diz: “cuida de ti mesmo e da tua casa”. O Bispo José Carlos Peres e a esposa, Maria da Penha Gonçalves Peres, também estiveram presentes. O bispo abriu o encontro ministrando à luz do Salmo 128 e ressaltou a importância do cuidado com a nossa vida e família no dia a dia do ministério de cada um/a. O retiro contou com uma programação flexível que permitiu aos/às participantes momentos de comunhão, edificação e muito lazer.

Ao final de cada palestra havia no auditório uma mesa com doces variados, inclusive alguns que remetiam aos tempos de infância, e cada participante podia experimentar à vontade.

O lazer mereceu destaque tendo em vista que a estrutura disponível oferecia ofurô aquecido, piscina, quadra e campo de futebol. As redes de descanso também ficaram disponíveis para quem preferiu.
Além da palavra episcopal, também contamos com a ministração do Pastor Miguel Ângelo Fiorini, da Catedral Metodista de São Paulo e SD do Distrito Central. Ele conta como é participar desse momento tão precioso na vida das famílias pastorais. “Participar deste encontro para nós é uma bênção e nos remete ao nosso começo. No ano de 1996 iniciava-se nossa vida ministerial como pastor titular da igreja Betânia e depois da igreja em Pindamonhangaba. Foram 11 anos de convívio com famílias pastorais e pessoas que nos marcaram muito. Queremos deixar registrada a importância do Pastor Hélcio Mariotto e sua esposa, dona Maria, em nosso começo ministerial. São exemplos de caráter, amor, dedicação e espiritualidade. Para nós, que passamos pela experiência de pastorear no Vale do Paraíba, sabemos o quanto é importante este retiro. É tempo precioso e terapêutico. Tempo de rever amigos/as e fazer novas amizades. Tempo de vivência, experiência e unidade.

Outra pastora que ministrou no encontro foi Nancy Miúdo, nomeada para a Igreja Metodista Central em Taubaté/SP. “Participar do retiro das famílias pastorais nos proporcionou experiências enriquecedoras, além da oportunidade de nos aproximarmos, um pouco mais, da ‘Família Vale’. Foi um tempo de comunhão, aprendizado, descanso e refrigério”, destacou a Pastora Nancy. 

A pastora compartilhou com o grupo lições importantes extraídas do texto de Êxodo 17.8-16 sobre o cuidar de si, que, segundo ela, “requer de nós um acerto com eventuais pendências do passado, possibilitando o resgate da imagem e semelhança corrompidas; uma autoavaliação, reafirmação da identidade e convicção do chamado, certeza de estar no lugar certo, no tempo oportuno e fazendo a vontade do Senhor”, finalizou.

Já a Pastora Andréia Anália Eugênio, nomeada para a Igreja Metodista em Jacareí/SP, destacou outros pontos que considera importante. “O fato de ser solteira não impede de aproveitar muito todos os momentos. Nossos retiros são regados de muita descontração, amizade e troca de experiências entre os pastores/as e seus/as familiares. Desde minha primeira nomeação no Vale, em 2002, até agora tenho participado e trazido para minha vida muitas amizades e companheirismo”, disse a pastora.

 A pastora foi a convidada para ministrar no encerramento do encontro, onde dirigiu uma dinâmica, na qual algumas pessoas colocaram-se no lugar do/a amigo/a, experimentando empatia ao lerem e oferecerem ajuda para um problema apresentado e orando pela situação. A aplicação na palavra foi através do Salmo 23, em que vemos o grande cuidado do Deus Pastor, manifestado em nossa vida e o poder do derramar da sua unção sobre todos/as nós, gerando as forças necessárias para o caminhar da existência segundo seus propósitos.

“Os momentos de descontração ficaram por conta da maravilhosa alimentação, boas risadas, o “Falta um”, que propicia muitas revelações esportivas, a piscina, que é a maior atração para as crianças… Enfim, um tempo muito relaxante e terapêutico! 

Espero que esses encontros continuem acontecendo e abençoando muito nossa vida e nossas famílias”, finalizou a Pastora Andréia.

Os vários momentos de louvor e adoração foram conduzidos pelo Pastor Thiago Marques e a esposa, Paula Carias, da Igreja Metodista em Caraguatatuba. “Louvamos a Deus por esta prática em nosso distrito! Tivemos um fim de semana muito abençoado de renovo, descanso e comunhão entre as famílias pastorais! Um tempo precioso para reforçar o valor do cuidado com a família, que é prioridade em nosso rebanho e que também nos auxilia no desenvolvimento do ministério”, disse o Pastor Thiago.

O retiro anual é um momento muito esperado pelos/as pastores/as e familiares. É uma oportunidade de rever amigos/as, conversar, ser ministrado/a, relembrar experiências de retiros anteriores e descansar desfrutando do contato com a natureza e tempo de qualidade com a família. 

/// Colaborou:
Alexander Christian R. Antunes 
Pastor da I.M. em São José dos Campos e SD do Vale do Paraíba

Publicado originalmente na edição de NOVEMBRO de 2019 do jornal Expositor Cristão 

*Reprodução parcial ou integral deste conteúdo autorizado desde que seja citado a fonte conforme abaixo:

[Nome do repórter], Expositor Cristão (Edição novembro de 2019)


Tags: discipulado


Posts relacionados

Discipulado, Liderança, Metodismo, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Encontro nacional de discipulado e missões será em 2020

A Câmara Nacional de Discipulado (CND) da Igreja Metodista reuniu-se nos dias 28 a 30 de agosto nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo.

Notícias, Metodismo, Nacional, Discipulado, por José Geraldo Magalhães

Câmara Nacional de Discipulado se reúne em São Paulo

Está reunido nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, a Câmara Nacional de Discipulado da instituição.

Notícias, Liderança, Discipulado, por José Geraldo Magalhães Jr.

Projeto Jumemi chega à 13ª edição

O 13º Projeto Juvenis Metodistas em Missão (Jumemi - JMM), realizado pela Federação Metodista de Juvenis da Primeira Região Eclesiástica, aconteceu entre os dias 9 e 21 de janeiro, no Distrito de Santa Cruz, sob a liderança e coordenação dos pastores Djalma Lima e Jeanfranco Martins. 

Metodismo, Discipulado, Banner, por José Geraldo Magalhães