Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Discipulado | 04/11/2019 às 14:36:27


Famílias pastorais reúnem-se no interior de São Paulo


Mantendo uma tradição ininterrupta por mais de 30 anos, o distrito do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, realizou mais uma edição do retiro anual de famílias pastorais. O encontro foi nos dias 11 a 13 de outubro com mais de 90% do corpo pastoral do distrito presente na cidade de Jacareí/SP, no Oikos Center, de propriedade da Cruzada Mundial de Literatura com sede na cidade de São José dos Campos.

O tema proposto teve como base 1 Timóteo 4.16, que diz: “cuida de ti mesmo e da tua casa”. O Bispo José Carlos Peres e a esposa, Maria da Penha Gonçalves Peres, também estiveram presentes. O bispo abriu o encontro ministrando à luz do Salmo 128 e ressaltou a importância do cuidado com a nossa vida e família no dia a dia do ministério de cada um/a. O retiro contou com uma programação flexível que permitiu aos/às participantes momentos de comunhão, edificação e muito lazer.

Ao final de cada palestra havia no auditório uma mesa com doces variados, inclusive alguns que remetiam aos tempos de infância, e cada participante podia experimentar à vontade.

O lazer mereceu destaque tendo em vista que a estrutura disponível oferecia ofurô aquecido, piscina, quadra e campo de futebol. As redes de descanso também ficaram disponíveis para quem preferiu.
Além da palavra episcopal, também contamos com a ministração do Pastor Miguel Ângelo Fiorini, da Catedral Metodista de São Paulo e SD do Distrito Central. Ele conta como é participar desse momento tão precioso na vida das famílias pastorais. “Participar deste encontro para nós é uma bênção e nos remete ao nosso começo. No ano de 1996 iniciava-se nossa vida ministerial como pastor titular da igreja Betânia e depois da igreja em Pindamonhangaba. Foram 11 anos de convívio com famílias pastorais e pessoas que nos marcaram muito. Queremos deixar registrada a importância do Pastor Hélcio Mariotto e sua esposa, dona Maria, em nosso começo ministerial. São exemplos de caráter, amor, dedicação e espiritualidade. Para nós, que passamos pela experiência de pastorear no Vale do Paraíba, sabemos o quanto é importante este retiro. É tempo precioso e terapêutico. Tempo de rever amigos/as e fazer novas amizades. Tempo de vivência, experiência e unidade.

Outra pastora que ministrou no encontro foi Nancy Miúdo, nomeada para a Igreja Metodista Central em Taubaté/SP. “Participar do retiro das famílias pastorais nos proporcionou experiências enriquecedoras, além da oportunidade de nos aproximarmos, um pouco mais, da ‘Família Vale’. Foi um tempo de comunhão, aprendizado, descanso e refrigério”, destacou a Pastora Nancy. 

A pastora compartilhou com o grupo lições importantes extraídas do texto de Êxodo 17.8-16 sobre o cuidar de si, que, segundo ela, “requer de nós um acerto com eventuais pendências do passado, possibilitando o resgate da imagem e semelhança corrompidas; uma autoavaliação, reafirmação da identidade e convicção do chamado, certeza de estar no lugar certo, no tempo oportuno e fazendo a vontade do Senhor”, finalizou.

Já a Pastora Andréia Anália Eugênio, nomeada para a Igreja Metodista em Jacareí/SP, destacou outros pontos que considera importante. “O fato de ser solteira não impede de aproveitar muito todos os momentos. Nossos retiros são regados de muita descontração, amizade e troca de experiências entre os pastores/as e seus/as familiares. Desde minha primeira nomeação no Vale, em 2002, até agora tenho participado e trazido para minha vida muitas amizades e companheirismo”, disse a pastora.

 A pastora foi a convidada para ministrar no encerramento do encontro, onde dirigiu uma dinâmica, na qual algumas pessoas colocaram-se no lugar do/a amigo/a, experimentando empatia ao lerem e oferecerem ajuda para um problema apresentado e orando pela situação. A aplicação na palavra foi através do Salmo 23, em que vemos o grande cuidado do Deus Pastor, manifestado em nossa vida e o poder do derramar da sua unção sobre todos/as nós, gerando as forças necessárias para o caminhar da existência segundo seus propósitos.

“Os momentos de descontração ficaram por conta da maravilhosa alimentação, boas risadas, o “Falta um”, que propicia muitas revelações esportivas, a piscina, que é a maior atração para as crianças… Enfim, um tempo muito relaxante e terapêutico! 

Espero que esses encontros continuem acontecendo e abençoando muito nossa vida e nossas famílias”, finalizou a Pastora Andréia.

Os vários momentos de louvor e adoração foram conduzidos pelo Pastor Thiago Marques e a esposa, Paula Carias, da Igreja Metodista em Caraguatatuba. “Louvamos a Deus por esta prática em nosso distrito! Tivemos um fim de semana muito abençoado de renovo, descanso e comunhão entre as famílias pastorais! Um tempo precioso para reforçar o valor do cuidado com a família, que é prioridade em nosso rebanho e que também nos auxilia no desenvolvimento do ministério”, disse o Pastor Thiago.

O retiro anual é um momento muito esperado pelos/as pastores/as e familiares. É uma oportunidade de rever amigos/as, conversar, ser ministrado/a, relembrar experiências de retiros anteriores e descansar desfrutando do contato com a natureza e tempo de qualidade com a família. 

/// Colaborou:
Alexander Christian R. Antunes 
Pastor da I.M. em São José dos Campos e SD do Vale do Paraíba

Publicado originalmente na edição de NOVEMBRO de 2019 do jornal Expositor Cristão 

*Reprodução parcial ou integral deste conteúdo autorizado desde que seja citado a fonte conforme abaixo:

[Nome do repórter], Expositor Cristão (Edição novembro de 2019)


Tags: discipulado