
Ao escrever essa reflex?o, lembrei-me de um jovem rapaz, que nos momentos iniciais de sua convers?o carregava consigo muitas d?vidas e profunda curiosidade para entender os princ?pios desta nova vida que se propunha seguir. Sua sede de conhecimento foi gradativamente saciada pelos ensinamentos adquiridos na Escola Dominical e por leituras que completaram seus questionamentos acerca de Jesus Cristo, por exemplo: sacrif?cio, reden??o e temas como salva??o, c?u, morte, inferno, vida eterna, pecado, perd?o e tantos outros assuntos relacionados ao Evangelho.
A Igreja que somos hoje ? fruto de uma continuada retransmiss?o de ensinamentos que desde sua origem caracterizam o modo de ser crist?o. ? claro que n?o devemos ser ing?nuos/as e pensar que esses ensinamentos se mant?m inalterados desde o primeiro s?culo da era crist?. As orienta?es e ensinamentos propostos como instrumento de forma??o daqueles/as que eram acrescentados/as ao Evangelho passaram por transforma?es significativas ao longo dos s?culos. Os conceitos de nossa cultura p?s-moderna influenciam cada vez mais o modo de ser e de viver o Evangelho, dando vaz?o para que modelos e recursos de muito sucesso na forma??o de grandes corpora?es sejam enxertados nas Igrejas e transformados em modelo de crescimento.
O que nos mant?m firmes e nos caracteriza como igreja crist? s?o as nossas bases doutrin?rias, herdadas de um movimento que priorizava o ensino e a instru??o. Para a comunidade crist? do primeiro s?culo, a educa??o deveria ser exercida como um modelo, como uma qualidade que homens, mulheres e jovens deveriam estar aptos a desenvolver em sinal de sua maturidade crist?. Um bom exemplo s?o as recomenda?es de Paulo a Tito (Tt 2.1-7).
Em um artigo produzido sobre a Educa??o na Igreja Primitiva, o bispo Josu? Adam Lazier reitera: ?O ensino foi fundamental na prepara??o dos novos membros para o batismo. Foi fundamental tamb?m para a transmiss?o da tradi??o crist?, que se constitu?a das palavras, ensinos e atos de Jesus Cristo. Para a compreens?o de muitas coisas que Jesus disse e ensinou, o uso do Antigo Testamento foi necess?rio e determinante. Isso d? evid?ncia de que algum m?todo de ensino foi usado e de que a educa??o crist? na igreja foi observada com bastante rigor?.
Os ensinamentos dos Ap?stolos, que no primeiro s?culo se desenvolveram como marca da identidade crist?, se transformaram em uma compila??o conhecida como Didaqu?. O nome grego que se refere ? doutrina, ensinamento ou instru??o funcionou como um importante m?todo para a Catequese e a liturgia Crist?. O zelo, a seriedade, a prepara??o e o cuidado com a vida foram, durante muito tempo, um s?rio compromisso firmado por esses/as educadores/as que, mesmo no anonimato, retransmitiam de forma pr?tica ensinos de um Evangelho que capacita, transforma e liberta.
Nesse sentido, todos/as n?s somos desafiados/as a agir de forma ?ntegra e corajosa na continuidade desse ensinamento libertador que precisa ser reproduzido em nossas Escolas Dominicais, em nossos cultos e em nossa pr?tica de vida, com o testemunho que caracteriza a boa e maravilhosa not?cia do Evangelho de Cristo.