Publicado por José Geraldo Magalhães em Última Edição, Atualidade, Capa, Boletins 21CG - 19/07/2022 às 19:39:05

EC de julho: 21ºConcílio Geral (Vol. 136 N. 7 2022)

Um Concílio Geral em três fases. Sim, a primeira sessão foi realizada dia 11 de dezembro de 2021 na modalidade on-line com pauta única – prorrogação de mandatos até julho deste ano. As demais sessões presenciais foram realizadas em Sorocaba/SP, nos dias 3 a 10 de julho. E a terceira fase será em outubro, também na modalidade on-line, quando os delegados e as delegadas se reunirão por dois dias para discutirem e debaterem a respeito das propostas que ficaram sobre a mesa. 

Diante das tensões pré-conciliares devido à primeira sessão e às cobranças por parte de metodistas e sociedade civil por causa da Recuperação Judicial da Rede Metodista de Educação, ao ouvir vários/as representantes das delegações, muitas pessoas estavam municiadas ou protegidas para que o Concílio tivesse mais discussões que soluções. 

A Palavra Episcopal desta edição, o depoimento do presidente do Colégio Episcopal e a fala de vários delegados e delegadas mostraram que o agir e mover de Deus surpreendeu a todos/as quebrando barreiras para que o perdão fosse liberado acompanhado de ações concretas. Foi exatamente a partir desse agir de Deus que o conclave começou a caminhar em uma direção missionária, por exemplo, a emancipação de parte da Rema e os Campos Missionários da Remne para alcançar a autonomia no próximo Concílio Geral. 

Sobre as eleições para os colegiados que atuam no interregno do Concílio Geral – Colégio Episcopal, Cogeam, CGCJ e Conselho Fiscal –, lamentavelmente houve apenas uma presbítera (re)eleita no conclave, onde havia seis mulheres candidatas ao episcopado, sendo eleitas em seus respectivos Concílios Regionais. 

Acreditamos que foi um tempo necessário para a Igreja repensar e reavaliar sua caminhada pastoral, educacional e missionária. Tempo de perdão! Tempo de reconciliação consigo mesma e com o próximo. Que nos próximos anos, essa possa ser a realidade de todos/as nós!

Que Deus te abençoe!
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER O DOWNLOAD E LER A VERSAO EM PDF


Posts relacionados

Atualidade, Editorial, Capa, por José Geraldo Magalhães

EC de setembro: Igreja no lixão

São mais de cem voluntários e voluntárias que deixam suas denominações e vão, em nome de Jesus, fazer missão. São membros de várias igrejas, entre elas, a Metodista, a Segunda Igreja Batista e Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Um verdadeiro testemunho cristão que mereceu a capa desta edição.

Editorial, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de junho: Igreja como lugar de cuidado

Em boa parte dos estados brasileiros, a Igreja está com as portas fechadas devido à pandemia da Covid-19. As celebrações estão sendo realizadas on-line para continuar com o cuidado de seus membros.