Search

Diretor-geral confirma evolução da situação econômico-financeira da Rede Metodista de Educação

2016_04_robson_Consad

V?rios segmentos da Igreja est?o em fase de prepara??o dos relat?rios para o 20? Conc?lio Geral. O Conselho Superior de Administra??o das Institui?es Metodistas (Consad), que ? tamb?m a inst?ncia nomeada pela Assembleia Geral para dirigir as institui?es subordinadas ? Administra??o Superior da Igreja, destaca a evolu??o da situa??o econ?mico-financeira nos ?ltimos quatro anos.

A receita de ensino, segundo o relat?rio do Consad, que chegou a pouco mais de R$ 521 milh?es em 2011, ultrapassou os R$ 641 milh?es at? o final do ano passado. O valor real da d?vida n?o foi divulgado. ?Ainda estamos em fase de auditoria para publica??o dos balan?os de 2015, mas podemos afirmar que a d?vida banc?ria total equivale aproximadamente a duas vezes os resultados operacionais de 2015?, garante o diretor-geral da Rede, Robson Ramos de Aguiar.

Segundo Aguiar, medidas est?o sendo tomadas para equilibrar o financeiro sem ser preciso vender nenhum bem. ?Nos ?ltimos anos, foi realizado um amplo diagn?stico da situa??o, o que apontou necessidades profundas de reorganiza??o, explicitou desafios financeiros antes desconhecidos da Igreja e apontou as possibilidades para o enfrentamento da situa??o. Vender algum patrim?nio est? fora de cogita??o. Voltamos a afirmar que a Educa??o ? parte da miss?o metodista?, disse.

V?rias medidas est?o sendo tomadas pela gest?o da rede para otimiza??o de custos. ?J? est? em andamento a revis?o de todos os contratos com fornecedores/as e negocia?es para o alongamento de d?vida; a revis?o do portf?lio de cursos, a busca de parcerias e o desenvolvimento de novas formas de apoiar alunos/as a se matricularem e permanecerem matriculados/as. O objetivo principal ? garantir o equil?brio operacional e que novos aportes financeiros sejam sempre no sentido de fortalecer a sa?de institucional por meio da mudan?a do perfil da d?vida ou para investimentos em expans?o e qualifica??o da oferta?, destacou o diretor-geral.

Outras a?es, por exemplo, um programa de Trainees, que selecione jovens membros da Igreja Metodista para fun?es administrativas estrat?gicas nas institui?es educacionais metodistas, est? em fase de implementa??o, al?m da cria??o de um banco de doutores/as, membros da Igreja Metodista, para futuras necessidades na ?rea acad?mica das institui?es educacionais metodistas tamb?m est?o em andamento.

Cen?rio pol?tico e econ?mico

H? uma instabilidade muito grande no atual cen?rio pol?tico e econ?mico no pa?s, h? v?rios desafios em diversos setores da sociedade. Na ?rea educacional metodista, h? um esfor?o do Consad para garantir o equil?brio operacional para investir em projetos de aprendizagem, gerando oportunidades de intera??o, colabora??o e forma??o docente, al?m de melhorar os resultados alcan?ados nas avalia?es externas, tais como ENEM, ENADE e outros.

A principal mudan?a para melhorar a situa??o econ?mico-financeira da rede, segundo Aguiar, ? o ?acompanhamento di?rio do fluxo de caixa? ? instrumento que facilita a gest?o financeira de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obriga?es assumidas, quais os valores a receber e qual ser? o saldo dispon?vel naquele momento. Essa mudan?a ?permite avaliar diuturnamente como est? a caminhada e realizar os ajustes necess?rios antes dos per?odos de fechamento cont?bil. Essa transpar?ncia que o fluxo de caixa nos traz tem permitido verificar onde ? mais urgente realizar mudan?as e tomar decis?es sem nenhum vi?s subjetivo?, finalizou Aguiar.

Tamb?m est? em fase de desenvolvimento um painel de indicadores acad?micos que permitir? avaliar a situa??o de cada institui??o, o agir educacional, e comparar com as melhores pr?ticas do segmento, dentro e fora da rede.

S?o sete Institui?es de Educa??o Superior (IES) diretamente administradas como parte da Rede Metodista de Educa??o, incluindo duas universidades (Umesp e Unimep), dois centros universit?rios (IPA e Izabela Hendrix) e tr?s faculdades (Faculdade Metodista de Santa Maria ? Fames, Faculdade Metodista Granbery e Faculdade Metodista de Birigui).

No Brasil, existem 195 universidades, o que equivale a 8,2% do total de IES, que concentram 53,2% das matr?culas em cursos de gradua??o. As faculdades s?o 83,9% das IES brasileiras, por?m, nessa organiza??o acad?mica est?o matriculados/as apenas 28,6% dos/as estudantes.

Cen?rio educacional brasileiro

2016_04_CE_RobsonDe acordo com o relat?rio da organiza??o, o pa?s atravessou profundas mudan?as no cen?rio da Educa??o desde 2011. Na Educa??o B?sica, por exemplo, o n?mero de estudantes matriculados/as em escolas particulares e comunit?rias aumentou, chegando a 18,3% das matr?culas em 2014, com 9.090.781 de alunos/as.

Em 2008, as escolas particulares e comunit?rias tinham participa??o de 13,3% nas matr?culas. Em seis anos, a rede aumentou gradativamente sua participa??o, tendo atingido 16,5% em 2012. As matr?culas contemplam alunos/as registrados/as em creches, pr?-escolas, escolas de ensino fundamental e m?dio.

O documento do Consad aponta ainda que, ao todo, o Brasil alcan?ou quase 50 milh?es de alunos/as (49,8 milh?es) matriculados/as em institui?es de ensino b?sico e educa??o infantil em 2014. O n?mero total tem ca?do ao longo dos anos: em 2008, eram 53,2 milh?es e, em 2013, chegaram a 50 milh?es. A redu??o ? uma tend?ncia que j? vinha sendo esperada por analistas da ?rea e acontece em decorr?ncia da queda na taxa de natalidade no pa?s.

Em 2014, as Institui?es de Educa??o Superior privadas e comunit?rias chegaram ? participa??o de 74,9% (5.867.011) no total de matr?culas de gradua??o. O crescimento do n?mero de matr?culas foi de 7,1% de 2013 para 2014, sendo 1,5% na rede p?blica e 9,2% na rede privada.

O Consad aprovou, em 2014, o projeto de requalifica??o e posicionamento estrat?gico pa?ra os 14 col?gios sob a gest?o direta do Instituto Metodista de Servi?os Educacionais (Cogeime), o que foi homologado pela Coordena??o Geral de A??o Mission?ria (Cogeam) e pelo Col?gio Episcopal.

Voc? pode conferir a entrevista completa com o diretor-geral da Rede Metodista de Educa??o no site nacional da Igreja Metodista em www.metodista.org.br.

Escrito por: Jos? Geraldo Magalh?es

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas notícias
Categorias

Assine nossas notícias

A inscrição é gratuita!