Publicado por Redação em Editorial, Opinião - 03/06/2016 às 16:50:54

De olho no passado e rumo ao futuro

Capa do Expositor Cristão de junho

Nesta edição tive a oportunidade de entrevistar o historiador Dr. Justo L. González quando ele participou da 65ª Semana Wesleyana na Fateo. Comecei com a pergunta: “Por que o senhor decidiu estudar a história da Igreja se na adolescência não gostava de história?”. Ele respondeu dizendo que odiava história, mas também contou como se deu essa paixão. Foi a melhor entrevista que já fiz!

 

Em nossa conversa, ele disse que a história nos mostra que a Igreja Cristã passa por várias transformações. Ao pesquisar alguns exemplares do jornal Expositor Cristão para esta edição, pude perceber como isso também aconteceu na Igreja Metodista ao longo dos anos. Procuramos destacar algumas dessas decisões desde a autonomia, em 2 de setembro de 1930, até 2016. Confesso que foi um trabalho árduo para encontrar fotos dos/a bispos/a eleitos/a, principalmente em décadas passadas.

 

O resultado foi que precisamos usar o espaço em quatro páginas do jornal para elencar as principais decisões e menscionar os/a bispos/a eleitos/a nesses 86 anos de missão em terras brasileiras. Enfatizamos os períodos conciliares e alguns anos que também foram importantes ou marcaram a vida da Igreja Metodista. O Dr. Justo González me disse que “às vezes é preciso voltar ao passado para pensar no futuro”. Faz sentido. Quando analisamos o passado, percebemos as incongruências e erros cometidos.

 

Claro que algumas decisões podem ter ficado esquecidas ou deixamos de mencionar porque se tratava de uma linha do tempo. Não realizamos esse trabalho sozinho. No Anuário Litúrgico de 2007, o professor Dr. José Carlos de Souza já havia realizado parte dessa pesquisa, o que, de certa forma, nos facilitou bastante.

 

Nesta edição, anunciamos a novidade da plataforma do jornal, o EC Online – que será a plataforma oficial para a cobertura do 20º Concílio Geral que acontece no mês de julho, em Teresópolis/RJ. Esperamos avançar com essa nova fase e, a longo prazo, queremos disponibilizar todo o acervo do Expositor Cristão nessa plataforma. Afinal, são 130 anos e temos muitas histórias para contar!

 

Pr. José Geraldo Magalhães | Editor-chefe

 

Posts relacionados

Editorial, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de outubro aborda tema da inclusão

Em 25 de setembro foi lançado o primeiro livro da Bíblia Sagrada na Língua Brasileira de Sinais – Libras. A partir de agora, os mais de 10 milhões de brasileiros/as com deficiência auditiva poderão ter acesso ao evangelho de João em Libras. O lançamento foi on-line, pelos canais do DOT Brasil no YouTube e no Facebook. 

Capa, Editorial, por Redação

EC de agosto

Esta edição está marcada por atos de ajuda e solidariedade de metodistas que abençoaram sete parceiros ministeriais em todo o Brasil.

Capa, Editorial, Opinião, Metodismo, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC agosto 2019

Quando se fala em missão, lembra-se das palavras de Jesus no texto mais conheci- do como o Ide. Embora a palavra missões, ou missão, não se encontre na Bíblia, ela está no coração de cada metodista.

Opinião, Episcopal, Liderança, por José Geraldo Magalhães Jr.

Palavra Episcopal: Santuários no Brasil

Todo novo dia é também um novo ano. Sob que perspectiva? Sob a de que um novo ano se faz do somatório de sequência de um novo dia. Os dias fazem os anos, portanto são constantes oportunidades de prosseguimento e/ou de recomeço. Por conseguinte, cada novo amanhecer será sempre sinal do amor de Deus por nós, que se renova a cada dia. Sendo assim, diariamente podemos esperar (esperança) que a humanidade seja alcançada pelas boas-novas de salvação. Confira a Palvra Episcopal da Bispa Marisa de Freitas Ferreira.