Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Internacional | 30/10/2019 às 14:27:34


Consulta e Workshop entre comunicadores da América Latina e Caribe acontece em São Paulo


Entre os dias 7 e 10 de outubro, a Sede Nacional da Igreja Metodista, em são Paulo, acolheu os/as participantes da Consulta e Workshop en Comunicación Misional. O evento reuniu 20 representantes de vários países. A consulta faz parte das atividades do escritório regional de Ministérios Globais oferecidas pela Igreja Metodista Unida, dos Estados Unidos, como destacou o Rev. Luis Cardoso, um dos organizadores do evento.

“Tanto nós de Ministérios Globais como os/as companheiros/as da agência de comunicações Metodistas unidas entendemos que isso pode potencializar, integrar e melhorar mais a comunicação na Igreja Metodista na América Latina”, disse.

O Pastor Luis Cardoso destacou ainda a possibilidade de um segundo encontro com outros grupos com uma estrutura de comunicação menor do que a dos países que foram representados nessa primeira consulta. “Nesse grupo reunimos as igrejas que têm um pouco mais de estrutura de comunicação. Um segundo grupo vai se reunir em data a ser definida que são as igrejas sem estrutura de comunicação. Para essas vai ser mais intenso porque será de treinamento. Nossa esperança é que o trabalho das Igrejas na América Latina e Caribe possa ser conhecido internamente e no âmbito mundial. Esperamos que a consulta contribua para esse fim”, destacou o Pastor Luis.

Igreja na era digital
Os/as participantes puderam ouvir um pouco sobre as igrejas na era da comunicação digital, com a metodista e pesquisadora Dra. Magali Cunha. “Nós aprendemos desde os primórdios da igreja que temos que estar conectados/as com aquilo que temos disponível. O apóstolo Paulo fazia isso com as cartas. Hoje temos muitas outras possibilidades. Já tínhamos as mídias com as próprias cartas, depois vieram o e-mail e as redes sociais”, disse Magali.

A comunicóloga destacou também o site que será lançado em breve para checar exclusivamente conteúdos religiosos, tendo em vista a grande disseminação de conteúdos religiosos falsos. “Estou participando da criação de um coletivo que vai ser o primeiro coletivo de comunicação do Brasil para checar notícias falsas. Vai se chamar coletivo bereia. Bereia foi uma cidade que recebeu a pregação do apóstolo Paulo, mas antes de dizer sim foram checar se era verdade”, finalizou a pesquisadora.

Editor-chefe do Expositor Cristão, José Geraldo Magalhães, explicou sobre as coberturas em caso de catástrofes e a estrutura de comunicação da área nacional.Os/as participantes puderam compartilhar as atividades desenvolvidas na área de comunicação em seus respectivos países. A equipe de comunicação da área nacional compartilhou com o grupo as diversas atividades relacionadas à comunicação, além das plataformas utilizadas e projetos futuros que já estão em andamento. Na foto ao lado, o Editor-chefe do Expositor Cristão, José Geraldo Magalhães, explicou sobre as coberturas em caso de catástrofes e a estrutura de comunicação da área nacional.

Um dos mediadores do encontro e responsável pela comunicação hispânica da Igreja Metodista Unida, Rev. Gustavo Vásquez, enfatizou a importância da realização do evento. “É muito importante para os/as comunicadores/as metodistas porque não temos muitos espaços para compartilhar. Especialmente entre todas as regiões do continente. Quando falamos do contexto latino-americano, não levamos em conta os 65 milhões de latinos/as que vivem nos Estados Unidos. Desse total, temos pelo menos de 72 a 75 mil hispano-latinos/as que fazem parte da Igreja Metodista. Essa oportunidade de compartilhar nos ajuda a perceber para termos mais possibilidade e recursos com o intuito de trabalhar juntamente em favor do ministério metodista em todo o continente”, finalizou.

Global Mission Fellows
Três jovens que fazem parte de um programa da igreja metodista unida, voltado para pessoas com idade entre 20 e 30 anos, atuam em países diferentes. Um deles está no Brasil, o Domingos Francisco Fernando, que trabalha no projeto Sombra e Água Fresca em Belo Horizonte/MG. Ele explicou a importância do programa.

“O programa é muito importante porque mergulhamos em uma cultura fora do nosso contexto; claro que passamos também nossa experiência dentro da cultura, portanto tem sido um intercâmbio muito saudável”, disse Domingos.

Para quem deseja participar do projeto é só acessar o site www.umcmission.org/gmf para obter todos os detalhes. Ser fluente é importante para facilitar a comunicação, mas ser vocacionado para contribuir com a missão em qualquer parte do mundo é imprescindível. As inscrições estão abertas até dezembro. Os/as selecionados/as pelo programa passarão dois anos contribuindo com a missão em terras estrangeiras.

Red de Comunicacion Metodista 
Durante a consulta, os/as participantes reuniram-se em pequenos grupos para compartilhar as dificuldades e pontos fortes relacionados a comunicação em cada país. Um deles é o compromisso de pessoas que se dedicam à comunicação como um ministério, por outro lado a dificuldade para chegar informações das comunidades locais continua sendo um desafio.
Os/as comunicadores/as da América Latina e Caribe debateram ainda sobre como ajudar pessoas e instituições que são vítimas em casos de catástrofes naturais, as quais atingem diretamente as igrejas em vários países.

Para estreitar a comunicação entre os/as comunicadores/as das Igrejas Metodistas do Norte, Centro, América do Sul e Caribe, foi criada a página Red de Comunicacion Metodista no Facebook. A iniciativa vai facilitar a divulgação dos projetos missionários metodistas, além de concentrar informações relacionadas à missão da igreja metodista de vários países em uma única página. A Consulta e Workshop foi finalizada com momentos de comunhão e a elaboração de uma Declaração de Missão em Comunicação dos Ministérios Globais, que está disponível em nosso site. 

Veja abaixo a matéria publicada no dia do evento e o Álbum de Fotos

Publicado originalmente na edição de NOVEMBRO de 2019 do jornal Expositor Cristão 

*Reprodução parcial ou integral deste conteúdo autorizado desde que seja citado a fonte conforme abaixo:

[Nome do repórter], Expositor Cristão (Edição novembro de 2019)


Tags: redcom2019,