Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Opinião, Artigo - 27/08/2019 às 14:44:23

Artigo: O colo que ensina

Certa vez, Jesus ensinava (Marcos 10.13-16) em casa. Então, lhe trazem crianças para que as “tocasse” (10.13). Os discípulos, porém, as repreendem. “Repreender” é a mesma palavra usada pelo Mestre contra a tempestade (Marcos 4.39) e espíritos impuros (Marcos 1.25). Com ela corrige aos próprios discípulos em Marcos 8.30-33. Jesus se indigna com seus discípulos adultos, e não com as crianças. Crianças não são “encapetadas”. Adultos é que são problemáticos, e dão muito mais trabalho. Os adultos é que precisam de repreensão e de “receber o Reino como uma criança” (10.15).

Pensamos nas crianças pelo prisma da pureza. Na época de Jesus, porém, eram consideradas impuras. Crianças tocam em qualquer coisa que lhes interessa – até naquilo vedado pela Lei. Contaminavam-se a si e aos adultos. Na cabeça dos adultos só traziam problemas. Melhor deixá-las às margens. Se pudessem, entregariam a elas um tablet para distraí-las e deixar os adultos em paz.

A pureza que idealizamos nelas é fruto da nossa cultura. Crianças são sujeitos tão complexos quanto adultos. Há aquelas puras, inocentes. Outras, porém, aprendem a malícia do seu convívio. Há as muito alegres. Outras são feridas por tristeza e privação. Depressão infantil é real. A infância tem experiências positivas e outras traumáticas – abusos, abandono, humilhações. Quem lida com crianças sabe ser impossível idealizar esta faixa etária. O abstrato até pode ser “puro”. Mas não existem “crianças abstratas”.

Não falta nada ao real. O Salmo 122.1 expressa alegria em ir à casa de Deus. Já o Salmo 42.1 fala de “sede” pela presença divina e de tristeza pela ausência aos átrios do Senhor (Salmo 42.4). A vida é templo. Há espaço para o silêncio e a individualidade, mas também para alarido alegre e multidão. Deus acolhe quem chora e quem se rejubila. Isso expressa Graça. O Eterno tem algo especial para cada um/a de nós. Por que seria diferente com as crianças?

O Reino de Deus valoriza aqueles/as às margens social, política, econômica e espiritual. Todas as sociedades apresentam desequilíbrios. Muitos/as já estão de fora. Por isso, Jesus se posiciona junto aos/às mais vulneráveis. Justiça divina é assim: movimento em direção àqueles/as que não têm ninguém a seu favor. Cristo reequilibra relações, restaura o projeto de Deus e desfaz o caos gerado pelo pecado individual e social.

Surpreendente, toma as crianças ao colo e lhes impõe as mãos, sem medo de impureza alguma. É ato físico, mas também realidade e lição espirituais. O grego traduzido como “abençoava” (10.16) aparece somente aqui. Indica movimento de cima para baixo, com ênfase no destino da ação. Isto é: colo, imposição de mãos e oração enfatizam a criança como ‘pouso’ da bênção divina. Elas se movem na direção do Reino (10.14), e o Reino se move na direção delas (10.15) – um encontro! Não é porque são puras ou porque mereçam. É porque Deus as ama.

Crianças não trazem problemas para ninguém. O que fazem é aflorar nossos medos, angústias e conflitos. Cutucam os nossos monstros interiores. Destapam nossa fragilidade e expõem nossas incertezas e angústias mais profundas. Não é que não saibamos o que fazer com elas: não sabemos é o que fazer de nós mesmos/as! Com ação e palavras, Jesus abençoa a todos/as. O toque e bênção às crianças as legitima como seres plenos. A repreensão a nós, adultos/as, nos traz cura e nos reensina a viver.

Jesus pedagogo desvenda que só educamos e abençoamos de fato quando associamos ações às palavras que proferimos. “Educadores/as abstratos/as” são como os discípulos: falam, repreendem, censuram, cerceiam, vociferam, ralham, gritam, urram, se exasperam e batem, mas não ensinam. Para estes, tudo se resolverá por força de Lei ou dos braços. O ensino nos moldes do Reino requer apenas “abraçoar”: abraçar e abençoar na liberdade da Graça, pois isto cura adultos/as e crianças.

Feliz ao colo de Jesus! 

Pr. Carlos Guilherme F. S. Magajewski 
Igreja Metodista em Santo André/SP

/// Texto publicado originalmente na Revista Voz Missionária Set/Out 2019

Publicado REPLUBLICADO na edição de setembro do Expositor Cristão


Posts relacionados

Capa, Editorial, Opinião, Metodismo, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC agosto 2019

Quando se fala em missão, lembra-se das palavras de Jesus no texto mais conheci- do como o Ide. Embora a palavra missões, ou missão, não se encontre na Bíblia, ela está no coração de cada metodista.

Artigo, Episcopal, Opinião, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Momento, prática e vida: a plenitude da devoção na caminhada cristã

Temos uma tendência muito humana em medir a qualidade de nosso relacionamento com Deus com base em como nos sentimos com maior ou menor propensão a momentos devocionais com Ele.