Publicado por Redação em Notícias, Igreja e Sociedade - 07/05/2018 às 15:24:28

A Igreja e a missão de proteger e cuidar das crianças e adolescentes

2018-05-criancas-673-800x568.jpg

Uma característica importante da nossa fé é crermos num Deus que quer se dar a conhecer, que se revela através da criação e faz os seres humanos à sua imagem e semelhança. 
É um Deus que se relaciona e quer a nossa participação no seu projeto e, mais do que isso, quer que sejamos um/a com todos/as e com Ele. A presença de Jesus Cristo entre nós revela de forma mais clara esse desejo de Deus “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti” (João 17.21).

Parte desse projeto é defendermos e assegurarmos as condições para a vida! Com a presença de Jesus, muitos/as não conseguiram perceber ou entender a maravilha de suas palavras e de suas ações, dos valores do reino e da necessidade de estabelecermos essa relação profunda com Deus, com a sua criação e com a promoção da vida. 

Quando os/as discípulos/as não conseguem entender que todos/as nós somos iguais diante de Deus em dignidade e valor, Jesus chama a atenção para as crianças como sendo um modelo para nós (Mateus 15.1-5). Quando os/as adultos/as estão usando o Templo como ponto de comércio, Jesus lembra o salmo 8 “(…) nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?”, no sentido em que as crianças perceberam o milagre da presença do filho de Deus entre nós e O louvaram. 

Cuidar das crianças é cuidar do nosso modelo! Só podemos intervir no que conhecemos, então para que a Igreja participe do projeto de fortalecer, cuidar e proteger as crianças e adolescentes, precisa se preparar, orar, refletir e planejar uma ação efetiva com pessoas que estão em fase de desenvolvimento, mas são pessoas inteiras, alvo do amor de Deus e que têm direito de adorar, cultuar e conhecer a Deus. 

CLAVES - Uma metodologia para o trabalho com as crianças e adolescentes 

Uma Organização cristã evangélica em Montevideo, Uruguai (Juventude Para Cristo), criou uma metodologia de prevenção de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes e promoção de bons tratos. Essa metodologia tem sido transferida para 21 países e vem sendo usada no Brasil há 12 anos.

A metodologia está voltada para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias e apoia o trabalho das comunidades de fé. São ferramentas lúdicas para que educadores e educadoras trabalhem com crianças, adolescentes e famílias, trilhando um caminho que envolve a participação como um elemento fundamental à educação. 

Alguns conceitos-chaves que permeiam esta metodologia são: Cosmovisão e Antropologia Cristã, Missão Integral, Direitos das Crianças e Adolescentes, Protagonismo, Resiliência, Prevenção, Justiça de Gênero e Geracional e Aprendizagem através de um Processo Lúdico.

Com foco na prevenção, o manual traz a proposta de uma série de oficinas com roteiros para crianças com idade de 4-7 anos, de 8-11 anos e adolescentes de 12 anos em diante com sugestões de jogos, músicas e atividades que visam ao fortalecimento dos fatores de proteção da criança e adolescente. Temas como conhecimento e cuidado do corpo, educação da sexualidade (vinculada ao afeto, cuidado, comunicação, prazer, transcendência, reprodução, liberdade e responsabilidade), vivenciar o corpo como meio de comunicação, segredos que não podem ser guardados e ensaio de saídas para situações difíceis são tratados nessas oficinas.

É uma proposta de trabalho com grupos de 10 a 15 participantes e com uma frequência em geral de uma vez por semana durante três a quatro meses.

Atualmente, em português, existe na Editora Esperança, o material das metodologias: Brincando nos fortalecemos para enfrentar situações difíceis e Bons Tratos em Família.
O programa CLAVES BRASIL oferece cursos básicos de capacitação para implementação dessas metodologias para educadores/as que trabalham de forma direta com as crianças, adolescentes, famílias e comunidades. 

 

Esta formação para educadores/as pode ser encontrada no site: www.clavesbrasil.com.br
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de maio de 2018

 


Posts relacionados

Notícias, Opinião, Artigo, por José Geraldo Magalhães Jr.

A importância da Bíblia

O dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado.

Áudio, Multimídia, Igreja e Sociedade, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Confira o Giro de Notícias Especial sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Este ano, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o tema estabelecido pela ONU será Poluição do Ar. O Expositor Cristão na edição impressa de junho, já abordou sobre o assunto. Na edição especial do Giro de Notícias do Expositor Cristão, temos uma mensagem especial da coordenadora da Pastoral do Agricultor e Meio Ambiente da 2ª Região Eclesiástica, Pastora Namir Gleber Ferreira.

Notícias, Notícia, Igreja e Sociedade, Atualidade, Conscientização, Missão, por José Geraldo Magalhães Jr.

Presidenta da Diaconia assina Termo de Convênio do Projeto Algodão em Sergipe

A Presidenta da Diaconia, Pastora Joana D'Arc Meireles, assinou hoje pela manhã, 12, no Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado no município de Nossa Senhora da Glória, Alto Sertão Sergipano