
Vivemos tempos de desafios para o cristianismo como um todo, uma Europa que para os soci?logos da religi?o tem vivido um p?s-cristianismo. Pensando nos Estados Unidos, por exemplo, uma na??o em que a maioria ? crist? e que pode ser comparada com outras na?es onde o cristianismo tamb?m ? maioria, como aqui no Brasil. A Sociedade B?blica Americana (SBA) e o instituto de pesquisa Barna divulgaram dados alarmantes sobre a leitura da b?blia. Apesar de os os/as crist?os/?s possu?rem a b?blia em casa, em muitos casos at? mais que uma vers?o, praticam muito pouco sua leitura. Divulgada no final de 2013, essa foi a ?ltima pesquisa da SBA sobre esse tema.
O estudo, apesar de ter tr?s anos, ainda serve como um alerta global para as na?es de maioria crist?. Entre os/as entrevistados/as, 66% concordaram que ?a B?blia ensina tudo o que uma pessoa precisa saber para viver uma vida significativa?, mesmo assim, 57% dizem que a leem menos de cinco vezes por ano. E o mais revelador: 58% dos/as crist?os/?s dizem que n?o querem seguir todos os ensinamentos da B?blia.?Embora 88% dos lares possuam mais de um exemplar da B?blia, em apenas 13% deles ela ? lida diariamente. Somente 43% das pessoas dizem que ler a B?blia as faz sentir ?mais perto de Deus?; 34% dizem que isso as faz ?sentir em paz?. O livro de Salmos ? apontado como a leitura predileta para 16%.?O que era uma das claras marcas da reforma protestante, liderada, entre outros, por Martinho Lutero, a ideia de que as escrituras deveriam estar na l?ngua do povo e que com a ajuda da imprensa todos pudessem ter facilidade de t?-la, tornou-se um desafio. Agora, n?o ? mais a busca pelo acesso ?s escrituras, mas a busca pelo envolvimento, a vontade maior dos/as crist?os/?s de conhecerem e aprenderem mais sobre as escrituras sagradas.
?Vejo a Escola Dominical como uma ferramenta fundamental para a implanta??o do discipulado?
Educa??o Crist?
Nesta vertente, a Escola Dominical se torna uma das ferramentas fundamentais no incentivo ? pr?tica da leitura e do conhecimento b?blico. Mesmo que muitos/as l?deres n?o acreditem mais nessa marca de trabalho, um verdadeiro discipulado s? pode ser vivido ? luz da palavra de Deus. Assim sendo, a indaga??o que fa?o ? por que ent?o n?o valorizarmos mais a Escola Dominical, que encontra na sua base o estudo e o aprendizado da palavra de Deus??Pensando um pouco em heran?a, precisamos lembrar que a Igreja Metodista ? o ber?o da Escola Dominical, onde encontramos registros hist?ricos do ano de 1769. ?Hannah Ball, uma jovem de 26 anos de idade, criou a primeira escola dominical. O testemunho de Jo?o Wesley ao trabalho de Hannah ? eloquente. Em muitas de suas cartas ele valoriza o trabalho por ela desenvolvido. Onze anos mais tarde, em Gloucester, um jornalista metodista, Robert Raikes, criou a primeira escola dominical para os meninos de rua, ensinando-lhes, al?m da B?blia, aritm?tica e ingl?s. Podemos dizer que ele ? o ?pai? da educa??o popular! Equivocadamente tornou-se conhecido como o criador da Escola Dominical, pois s? anos mais tarde as pesquisas revelaram a jovem Hannah Ball? – trecho de uma das publica?es do historiador Jo?o Wesley Dornelas (1932-2012).?Como pastor de uma igreja metodista, vejo a Escola Dominical como uma ferramenta fundamental para a implanta??o do discipulado em nossas igrejas, sendo que discipulado e ensino (Escola Dominical) s?o bases e precisam andar juntas.?Que possamos lutar em nossas igrejas locais a fim de fortalecer a escola dominical juntamente com as bases do discipulado para que assim consigamos mudar a realidade de que ter uma B?blia n?o ? a mesma coisa do que conhecer a B?blia, ou de que se dizer crist?o/? ou disc?pulo/a de Jesus ? verdadeiramente ser crist?o/? e disc?pulo/a de Jesus.