Publicado em Notícias, Eventos | 04/09/2018 às 15:47:19


Setembro amarelo: o desafio das igrejas diante do suicídio

A Igreja Metodista lançou hoje em seu site nacional uma série de posts com a intenção de mobilizar as comunidades de fé a falarem sobre o grande problema do suicídio no país e no mundo. No dia 10 de setembro é lembrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, e por isso a igreja apoia a mobilização nacional promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). Segundo o relatório atualizado da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. O ato de interromper a própria vida também é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

A campanha disponível no site nacional da Igreja Metodista traz uma série de posts que pontuam uma frase objetiva: eu estou aqui para conversar com você. O CVV reforça a importância de promover conversas sobre esse tema.

“É preciso perder o medo de se aproximar das pessoas e oferecer ajuda. A pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. Se um amigo se aproximar e perguntar “tem algo que eu possa fazer para te ajudar?”, a pessoa pode sentir abertura para desabafar. Nessa hora, ter alguém para ouvi-la pode fazer toda a diferença. E qualquer um pode ser esse “ombro amigo”, que ouve sem fazer críticas ou dar conselhos. Quem decide ajudar não deve se preocupar com o que vai falar. O importante é estar preparado para ouvir.” – Falando abertamente sobre suicídio – CVV

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina)ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. 

Para acessar as imagens divulgadas pela igreja acesse o site nacional da Metodista no Brasil.

Mobilize sua igreja

Ajude a iluminar prédios públicos, colocar faixas, mobilizar passeatas, passeios de bicicleta ou motocicleta, distribuição de folhetos, uso de camiseta ou fita amarela, enfim, o que sua imaginação, habilidade e acesso permitir. 

No site oficial da campanha você encontra a logomarca ou a arte de algum material pronto para usar e lembre-se de enviar fotos ou vídeos da ação para divulgarem na nossa fanpage do projeto. 

Você também pode apoiar a campanha atualizando a sua foto de perfil no Facebook, com o aplicativo twbbon. Acesse aqui.

Ao publicar as imagens produzidas pela Igreja Metodista em suas redes sociais, informe também os contatos do Centro de Valorização da Vida. Confira abaixo os dados:

CVV
LIGUE 188 ou 141 (nos estados Bahia, Maranhão, Pará e Paraná)
Você é atendido por um voluntário/a, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.

Se em sua cidade não há um posto de atendimento do CVV, você pode utilizar o atendimento por chat e e-mail disponível no link: https://www.cvv.org.br/ligue-141/

Redação EC
Com informações da Igreja Metodista, CVV e OMS


Tags: sem tags no momento!