Publicado em Notícias, Igreja e Sociedade | 04/01/2019 às 14:34:44


Pastora metodista é eleita presidente do Conselho Diretor da Diaconia

2019-01-conselho-diaconia-355-800x568.jpg

A Secretária para Vida e Missão da Igreja Metodista, Pastora Joana D’Arc Meireles, foi eleita como presidente do Conselho Diretor da Diaconia – uma organização social brasileira, de inspiração cristã e sem fins lucrativos que tem por objetivo a promoção da justiça e o desenvolvimento social. A Assembleia aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro, em Afogados da Ingazeira/PE, e decidiu quais representantes das igrejas membros da organização vão compor os Conselhos Diretor e Fiscal para o triênio de 2019-2021. A metodista Elisabeth Oliveira também foi eleita e ocupará o cargo de 1ª Suplente no Conselho Diretor. Elisabeth atua como representante leiga da Região Missionária do Nordeste (REMNE) na Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) da Igreja Metodista. 

Apesar de ter sido surpreen­dida pela indicação para a presidência, a Pastora Joana D’Arc alegrou-se com o desafio. “O mais impressionante foi presenciar a indicação unânime do meu nome. Fiquei emocionada de como se deu todo o processo e estou feliz”, afirmou, lembrando que essa é mais uma responsabilidade da Missão. “Diaconia é o serviço que transforma vidas no Nordeste brasileiro. Toda Missão é desafiante. Rogo a Deus saúde para dar conta dos compromissos que o cargo me impõe”, enfatizou. Segundo ela, o conselho e toda a equipe têm pessoas comprometidas com a missão e visão da Diaconia, o que certamente facilitará a gestão partilhada no próximo triê­nio. “É uma equipe muito boa, são profissionais que vestem a camisa, se apaixonam pela Diaconia, desde quem atende a recepção, a Maria José, até a coordenadora político-pedagógica são pessoas que respiram a Diaconia”, afirmou, referindo-se à Waneska Bonfim, que ocupa o cargo há quase três anos. Em entrevista, Waneska afirmou compartilhar essa visão de comprometimento com relação às pessoas que foram eleitas nessa Assembleia. “Para nós, da equipe técnica, tem sido um trabalho muito positivo com essa relação direta com o conselho, principalmente com essa eleição. Vemos muita sintonia com o trabalho que temos feito e reconhecemos esse resultado, especialmente com a disponibilidade e presença da Pastora Joana na continuidade do que nós temos feito”, explicou a coordenadora. 

Waneska também lembrou a importância do fortalecimento do diálogo com as Igrejas Metodistas, especialmente no ano de 2019, quando a organização trabalhará o tema “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão: cuidam do meio ambiente” (Conf. página 8).

História

A Igreja Metodista é uma das organizações membro da Diaconia, atuando com o grupo desde a sua fundação. Em sua gestão, já contou com um metodista como presidente anteriormente, o Bispo Emérito Paulo Ayres Mattos, que atuou no triênio de 2010-2012, sendo reeleito para o período de 2013-2015. A Assembleia Geral ordinária da Diaconia, que se reúne a cada três anos, acolheu discussões e deliberou sobre a eleição tanto do Conselho Diretor quanto do Conselho Fiscal. Além disso, o grupo trabalhou na aprovação de relatórios dos conselhos, da coordenação político-pedagógica, orçamento e estatuto da organização para o próximo período.

Os documentos abordam questões de soberania e segurança alimentar, nutricional e hídrica, ações relacionadas ao meio ambiente e ao clima, direitos das juventudes e justiça de gênero. Além disso, trabalha os diálogos entre Igrejas para defesa de direitos. Essas preocupações já foram apresentadas pela Diaconia em seu último relatório, que trouxe o plano de ação para o triênio 2017-2019.

Sara de Paula
Publicado originalmente na edição de janeiro de 2019 do Jornal Expositor Cristão impresso.


Conselho Diretor

Presidente: Pastora Joana D'Arc Meireles - Igreja Metodista
Vice-presidente: Pr. Airton Schroeder - IELB
1ª Secretária: Joselaide Vasconcelos - Igreja de Cristo
2º Secretário: Pr. Acácio Gonçalves - Igreja Presbiteriana do Brasil
1ª Tesoureira: Jaqueline Kuster - IECLB
2º Tesoureiro: Rinaldo César - Igreja Congregacional 
Vogal: Pastor José Benício Neto - Igreja Presbiteriana Independente 
1ª Suplente: Elisabeth Oliveira - Igreja Metodista 
2ª Suplente: Pr. Marcos Moura - Igreja Congregacional 

Conselho Fiscal 

1º Titular: Pr. João Batista - Igreja Presbiteriana Independente 
2º Titular: Heron Hilgemberg - IELB 
3º Titular: Pr. Jacson Irio Andrioli - Igreja Cristianismo Decidido 
1º Suplente: Pr. Márcio Moraes - Igreja de Cristo
2º Suplente: Pr. Izaías Torquato - Igreja Anglicana
3ª Suplente: Josefa Maria Silva – IECLB 

>>> Leia também: Entrevista com a Pastora Joana D´Arc, eleita para presidência da Diaconia


Tags: sem tags no momento!