Publicado por Redação em Metodismo - 06/06/2024 às 08:55:25
Visita ao Centro de Memória Metodista
"Está em estudo a transferência do acervo para o Edifício Ômega, visando a reabertura do espaço, fechado desde a pandemia, e da Biblioteca da FaTIM"
No dia 27/03/24 estive em São Bernardo do Campo (SP), fazendo uma visita ao Centro de Memória Metodista (CMM), no histórico Edifício Alfa, e ao Edifício Ômega, onde está a biblioteca da Fa- TIM. O Centro de Memória está fechado desde a pandemia e há uma preocupação no meio metodista sobre o seu estado atual.
O acervo no Edifício Alfa está razoavelmente bem protegido e conservado. Além da poeira sobre móveis, estantes e mostruários, aparentemente não há maiores danos ou riscos, como infiltrações ou ataque de cupins. Boa parte do acervo está organizado e guardado em pastas plásticas, devidamente identificadas. As instalações são antigas e algumas partes do acervo estão em mobiliário inadequado. Há ainda materiais a serem organizados; estes, sim, precisando de algum cuidado.
Quanto ao Edifício Ômega (prédio que era utilizado pela FaTEO), que também está fechado, as fortes chuvas do verão passado causaram alguns danos nas paredes próximas à biblioteca. Segundo fui informado, uma solução que estaria sendo estudada é adequar o piso térreo deste edifício para receber o acervo do Centro de Memória. Faria parte dessa solução o aluguel do anexo do Edifício Ômega, cuja arrecadação seria destinada à manutenção do prédio, do acervo e de um número mínimo de funcionários para retomar o funcionamento da biblioteca, do Centro de Memória e, possivelmente, da Sede Nacional.
Espero que estas minhas observações contribuam para o breve retorno do funcionamento do Centro da Memória Metodista, com acervo tão relevante, e da biblioteca da FaTIM.
Roberto Pimenta
Membro leigo da Igreja Metodista de Vila Isabel - RJ - 1ª RE