Publicado por Redação em Liderança, Metodismo, Notícia, Nacional - 28/05/2017 às 14:23:20

Últimas decisões do Colégio Episcopal

2017_06_ce_reuniao

O Colégio Episcopal (CE) da Igreja Metodista reuniu-se na Sede Nacional, em São Paulo, nos dias 9 a 11 de maio, em um ambiente de fraternidade e comunhão. O colegiado avaliou a caminhada missionária da igreja no início deste quinquênio (2017-2021) e deu vários encaminhamentos. No Giro de Notícias do Expositor Cristão, programa em podcast liberado todas as sextas-feiras, os Bispos Luiz Vergílio e José Carlos Peres deram um parecer sobre a reunião. Para ouvir acesse http://bit.ly/giroec23. Abaixo destacamos as principais decisões na última reunião do Colégio Episcopal.

Exame da ordem presbiteral

Estabeleceu a data de 26 de setembro para a realização do Exame de Ingresso na Ordem Presbiteral. O Exame deverá ser realizado às 13h.

Pastoral de inclusão

Por decisão do 20º Concílio Geral, o Colégio Episcopal criou a Pastoral de Inclusão, estabelecendo que ela trabalhará com: deficientes físicos, visuais e auditivos, grávidas, portadores/as de doenças crônicas e debilitantes, cadeirantes, portadores/as de doenças psiquiátricas, tais como esquizofrenia, autismo, entre outras. Foi escolhido como pessoa de referência desta pastoral o Rev. Enoque Rodrigo de Oliveira Leite, que exercerá seu ministério sob orientação da Secretária Executiva para Vida e Missão, Revda. Joana D’Arc Meireles.

Encontro nacional de pastoras e pastores

Foi realizada uma revisita no evento para acertar os últimos detalhes do encontro. Todos/as os/as palestrantes convidados/as estão confirmados/as e se preparando para que a Igreja viva um precioso tempo de avanço missionário, com as marcas da espiritualidade bíblica wesleyana.

Celebração dos 150 anos do metodismo no Brasil

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) celebrará este acontecimento no dia 4 de setembro, às 19h30min. O Colégio Episcopal participará do evento e convida a Igreja no estado e no país a participar também. Acontecerá uma exposição sobre os 150 anos do metodismo no salão principal da ALESP durante todo o dia. O Colégio Episcopal incentiva as regiões, os distritos e as igrejas locais para celebrarem a data que marca os 150 anos da presença permanente do metodismo no Brasil, não esquecendo as raízes já plantadas nas décadas anteriores.

Acolhimento da Rede Metodista de Educação

A Rede, através de seu Conselho e Direção-Geral, foi acolhida para um diálogo com o governo da Igreja. Foi um momento de prestação de contas da Rede e de integração do Colégio ao projeto de educação confessional e secular da igreja. Num tempo de grandes desafios, uma só visão missionária.

Acolhimento dos Bispos Eméritos e Honorários

Por meio da Mesa do Colégio Episcopal, os bispos eméritos e honorários foram acolhidos para um momento de partilha na busca de comunhão, como expressão da unidade do corpo de Cristo. Esse encontro terminou com um almoço com os demais bispos e bispas. Nem todos os eméritos e honorários puderam participar, por terem compromissos já agendados na mesma data.

Carta Pastoral de 2017

Aprovou-se a carta pastoral do ano: “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão alcançam as cidades”. Vivemos um tempo em que o clamor das cidades sobe aos céus e Deus nos envia para elas.

Parceria com a Igreja Metodista Unida em Moçambique

Colégio Episcopal abre processo para escolha de missionário ou missionária para trabalhar em Moçambique a partir de 2018. A Secretária Executiva para Vida e Missão desencadeará o processo de escolha de candidatos ou candidatas, para que se defina a pessoa mais capacitada para atender a esse desafio missionário.

Oferta missionária nacional

Bispos e bispas compartilharam sobre o envolvimento da Igreja no levantamento da Oferta Missionária Nacional. A expectativa é de que R$ 800 mil sejam alcançados e a Igreja avance no Norte e Nordeste.

Redação EC

Posts relacionados

Notícia, por José Geraldo Magalhães Jr.

Câmara Nacional de Expansão Missionária se reúne em São Paulo

Representantes da Câmara Nacional de Expansão Missionária da Igreja Metodista está reunido na Sede Nacional da organização, em São Paulo, incluindo o Bispo João Carlos Lopes, assessor da câmara, e a pessoa de referência do grupo na área nacional, Pastor Paulo de Tarso. Durante a reunião, os membros da câmara tiveram 15 minutos cada um para compartilhar as ações missionárias nas respctivas regiões. Também terá uma vídeo conferência para falar sobre mapas e outros dados atualizados do metodismo e presença evangélica no Brasil. A reunião está prevista para terminar amanhã, dia 20.